/Graduação

Graduação

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) adota, assim como as demais universidades públicas federais, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de processo seletivo para o ingresso nos cursos de graduação.

Assim, para estudar na universidade, é necessário realizar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), e a partir das notas obtidas os candidatos podem se inscrever no Sisu e concorrer a vaga em algum dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Partes dessas vagas são reservadas, de acordo com a Lei de Cotas, para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias de baixa renda e autodeclarados negros, pardos ou indígenas.

Cursos Oferecidos

A UFV oferece cursos de graduação em seus três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. Os cursos abrangem as modalidade de Bacharelado, Licenciatura e Superior de Tecnologia, divididos nas áreas de: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Humanas, Letras e Artes.

Confira a lista de todos os cursos de graduação no site da Pró-Reitoria de Ensino e os vídeos dos cursos no Youtube.

Vagas Ociosas

A vagas ociosas são disponibilizadas por meio de editais, que compreendem oportunidades diversas: mudança de curso, transferência de outras instituições de ensino superior, portadores de diploma ou rematrícula. Os critérios de seleção são específicos e propostos pela Comissão Coordenadora, passam pela Câmara de Ensino e são aprovados pelo Conselho Técnico de Graduação. Acompanhe os editais pela página Processos Seletivos www.pse.ufv.br.