/Esporte e Lazer

Esporte e Lazer

A UFV oferece, em seus três campi, ampla área verde, espaços para convivência, quadras esportivas, ginásio, piscina e auditórios para eventos musicais, teatro e dança. Algumas atividades esportivas competitivas e recreativas são oferecidas para os estudantes. Essas alternativas são oferecidas por órgãos, entidades e pelo Departamento de Educação Física da Universidade.

Divisão de Esporte e Lazer (DLZ)

Órgão responsável, no âmbito da Instituição, em gerir, organizar, incentivar e apoiar o desenvolvimento das atividades físicas, esportivas e de lazer, visando atender, prioritariamente, aos seus três segmentos: professores, servidores técnico-administrativos e estudantes. A atuação tem sido realizada por meio de ações próprias e diferenciadas, incluindo os três segmentos. 

Departamento de Educação Física (DES)

Também oferece a possibilidade  de prática esportiva, em várias modalidades, não só para os seus estudantes, mas também para os demais alunos da UFV campus Viçosa. 

Associação Atlética Acadêmica (Luve)

Um dos principais e mais tradicionais trabalhos desenvolvidos através da DLZ é a Liga Universitária Viçosense de Esportes (LUVE). Ela é responsável pelas atividades esportivas em caráter competitivo que envolvem a UFV. Atualmente a instituição conta com mais de 300 atletas, 50 membros das comissões técnicas e 10 diretores, todos estudantes de graduação e pós-graduação. A dica é que você, novo estudante da UFV, procure a Associação Atlética Acadêmica de seu respectivo curso para escolher a sua modalidade esportiva e iniciar suas atividades. 

Educação Física Consultoria, Assessoria e Prestação de Serviços (Eficap)

É formada exclusivamente por estudantes do Curso de Educação Física da UFV. Oportuniza aos alunos uma complementação prática à sua formação teórica, contribuindo para a capacitação em projetos, gestão e empreendedorismo. Atualmente, atua na consultoria e assessoria em organização de eventos esportivos, assessoria e prestação de serviços em colônias de férias, arbitragem de futsal e futebol society, além de realizar cursos para os graduandos(as) de Educação Física e demais acadêmicos. 

Os estudantes podem também participar e/ou assistir a apresentações do Conjunto de Sopros, do Coral da UFV, do coral Nossa Voz e do grupo de Teatro Universitário. Além disso existe também o Cineclube Carcará, que exibe e discute filmes.

MúsicaA Oficina de Criatividade é responsável pelo suporte físico e técnico às atividades musicais no campus Viçosa. Ela está localizada na casa 2 da Vila Giannetti. Atualmente, a Universidade mantém os corais UFV, Nossa Voz e Infantil, que desenvolvem trabalhos em encontros diversos durante a semana. Há também o Conjunto de Sopros, que ensaia no espaço que oferece oficinas de canto e instrumentos não só à comunidade universitária, mas também à população de viçosa. Para participar, você deve passar por uma seleção.

Artes visuais: Pinacoteca (ao lado da Caixa Econômica Federal): 3899-2498 e 3899-1368. 

Teatro: Há também oficinas de Teatro, que acontecem no Auditório do Departamento de Economia Doméstica (DED), que deverão ser reativadas em breve. Mais informações: 3899-2452

Cinema: O Cineclube Carcará exibe filmes e vídeos fora do circuito comercial de exibição em Viçosa, valorizando produções de várias cinematografias espalhadas ao redor do mundo através de mostras temáticas. São mais de quatro décadas dedicadas à essa atividade, feita de forma voluntária por pessoas que tem o interesse de fomentar a Cultura, em especial o Cinema. 

Projetos Culturais: O campus Viçosa oferece apresentações culturais, por meio de seus projetos. Para saber das datas e locais, acompanhe as notícias nos site da UFV.

Conheça os projetos:

UFV in Concert: apresentações de orquestras, realizadas no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino ou no espaço aberto das Quatro Pilastras.

Quinta Cultural: acontece duas vezes ao mês, na Estaçãozinha do campus.

Meio-dia e Música: duas apresentações mensais, principalmente no auditório do Departamento  de Engenharia Florestal (DEF).

Pra ver a banda Passar: apresentação mensal na Estaçãozinha do campus.