//FAQ – Perguntas e respostas sobre o funcionamento da UFV durante o período de suspensão das aulas

FAQ – Perguntas e respostas sobre o funcionamento da UFV durante o período de suspensão das aulas

Itens 3, 11, 32, 33 e 40 atualizados em 18/03/2020
Itens 17, 18, 36 e 41 atualizados e item 46 acrescentado em 19/03/2020
Itens 33 e 38 atualizados e itens 47, 48 e 49 acrescentados em 20/03/2020
Itens 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 21, 26, 27, 29, 32, 34, 36, 40, 41, 44 e 46 atualizados e itens 50 e 51 acrescentados em 23/03/2020
Itens 38 e 42 atualizados em 25/03/2020
Itens 13, 15, 21, 48 e 49 atualizados em 02/04/2020
Itens 52 a 55 acrescentados em 30/04/2020
Itens 2, 17, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30 e 31 atualizados em 26/02/2021
Itens 20, 21, 35, 36, 42, 43 e 44 atualizados em 25/03/2021
Itens 3, 4, 15, 16, 39, e 41 atualizados em 06/05/2021
Itens 29 atualizado em 10/05/2021
1 – Por que a UFV decidiu paralisar as aulas?

Para evitar aglomerações e minimizar a circulação do vírus SARS-CoV-2 (coronavírus) em seus três campi. A medida também visa amenizar o fluxo de pessoas nos municípios de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba, e não sobrecarregar os sistemas de saúde.
2 – Existe previsão de retorno para as aulas?

Não há como prever o retorno das aulas presenciais. As avaliações da conjuntura nacional e local da doença indicam que essa suspensão será prolongada. A UFV se compromete a avisar sobre o retorno das aulas presenciais com a devida antecedência para que todos possam se planejar.
3 – Como devo me comportar se achar que estou com a COVID-19?

Os membros da comunidade universitária que apresentarem febre, tosse seca, dor de garganta, diarreia, vômito, perda de olfato ou paladar devem procurar:

Na UFV – Campus Viçosa: o posto de atendimento da prefeitura, localizado na APAE ( na rua José dos Santos, n° 21, em frente ao Centro Educacional Dr. Januário) ou ainda os tele atendimentos dos planos de saúde. Casos mais graves com dificuldade respiratória, devem procurar os Hospitais São João Batista (adultos e idosos) ou São Sebastião (crianças e gestantes). 

Na UFV - Campus Rio Paranaíba as referências são o Hospital Municipal Dona Maria Conceição Santini Valério e as Unidades Básicas de Saúde, quais sejam:
UBS Novo Horizonte, situado à Avenida José Mendes da Rocha, 345, Bairro: Novo Horizonte. Telefone: (34) 3855-3370.
UBS Olhos D'água, situado à Rua Joaquim Rodrigues de Miranda, 10, Bairro: Olhos D'água. Telefone: (34) 3855-1255;
UBS São Francisco, situado à Avenida dos Cafeicultores, Bairro: São Francisco. Telefone: (34) 3855-1855;

Na UFV – Campus Florestal: A referência é a Unidade Básica de Saúde Rachid Saliba na Rua Ezequiel Fraga nº 368, Centro, Florestal.
4 – Há previsão de abertura dos Restaurantes Universitários nos três campi da UFV?

No momento, não. Os restaurantes universitários permanecerão fechados. Os estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que permaneceram nas cidades de Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal em março de 2020, por impossibilidade justificável de retorno às suas casas, estão recebendo o auxílio emergencial de alimentação Covid-19. Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, cujo retorno às atividades presenciais foi autorizado pelo Comitê Pós Pandemia e CEPE (e somente nesses casos), passam a receber esse auxílio automaticamente.
5 – Como se efetuará o atendimento ao público nas atividades acadêmicas e administrativas nos três campi da UFV?

Em todas as unidades administrativas e acadêmicas dos 3 campi, exceto aquelas relacionadas às áreas de saúde, de segurança ou de outras atividades consideradas essenciais pela UFV, o atendimento será feito por e-mail, a ser informado por cada unidade ou pela Central de Atendimento ao Público da UFV (secom@ufv.br).
6 – Como serão tratados os casos relacionados à troca de atestados e solicitação de licença para tratamento de saúde?

Os servidores que solicitarem licença para tratamento de saúde devem encaminhar o atestado de afastamento para o e-mail: saudeocupacional@ufv.br no prazo de até quinze dias contados da data da sua emissão. O atestado de afastamento original deverá ser apresentado no momento da perícia oficial a ser agendada em época oportuna. Esta medida será mantida enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.
7 – Como os servidores devem proceder para solicitar o trabalho remoto domiciliar e qual o papel da chefia imediata na liberação e controle?

O trabalho remoto foi autorizado, a partir do dia 23/03/2020, para todos os servidores da UFV, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão, conforme disposto na Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020.
Ficou a cargo das chefias imediatas a elaboração e distribuição de plano de trabalho remoto aos servidores, bem como do acompanhamento e controle do trabalho remoto. O servidor poderá ser convocado pela chefia imediata no caso de necessidades especiais de trabalho que requeiram a sua presença. Para o controle da frequência deverá ser informado o código de serviço externo (115).
Os servidores que, em razão da natureza das atividades desempenhadas, não puderem executar suas atribuições remotamente, e que não se enquadrem em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão, terão sua frequência abonada. Nesse caso, deverá ser justificado e informado o código relacionado a “outros motivos não previstos” (135).
8 - Na impossibilidade da execução do trabalho remoto domiciliar, qual o tratamento a ser dado aos servidores enquadrados no grupo de risco?

Com a publicação da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020, ficou autorizado por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03/2020, a adoção do regime de jornada em trabalho remoto para todos os servidores desta Universidade, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão.
9 - Os servidores enquadrados no grupo de risco exclusivamente por terem 60 anos ou mais de idade, sem as doenças crônicas características do grupo de risco, que atuam nas áreas de saúde, segurança ou de outras atividades consideradas essenciais pela UFV poderão ser autorizados para a execução de trabalho remoto domiciliar?

Não, considerando o impedimento apresentado no § 4º, alínea a, Inciso I, do Artigo 4o da IN nº 21, de 16/03/2020, e no parágrafo único do artigo 1º da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020.
10 - Os servidores que possuem dependentes no grupo de risco poderão solicitar o trabalho remoto?

Com a publicação da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020, ficou autorizado por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03/2020, a adoção do regime de jornada em trabalho remoto para todos os servidores da UFV, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão.
11 - Os servidores com filhos em idade escolar, em razão de suspensão das aulas nas escolas e creches, poderão solicitar a execução de suas atividades remotamente mediados com a chefia imediata?

Com a publicação da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020, ficou autorizado por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03/2020, a adoção do regime de jornada em trabalho remoto para todos os servidores da UFV, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão.
12 - Como proceder para oficializar o afastamento das atividades do servidor em retorno de viagem internacional?

Com a publicação da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020, ficou autorizado por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03/2020, a adoção do regime de jornada em trabalho remoto para todos os servidores da UFV, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão.
13 – Qual tratamento será dado ao contrato dos professores substitutos durante a suspensão das aulas?

Os contratos renovados até o mês de março de 2020 serão mantidos e o professor deverá executar outras atividades acadêmicas. Os contratos com vencimento no mês de abril de 2020 serão renovados até o dia 30 de abril. Nesse intervalo, considerando a projeção do cenário para os próximos meses, será avaliada a continuidade ou não dos contratos, considerando a época de seu vencimento. Os novos contratos serão efetivados somente após o término da suspensão das aulas.
14 - Os setores poderão adotar outras medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade em relação à jornada de trabalho?

Como medida de enfrentamento da emergência e de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a administração superior da UFV, através da Portaria nº 0201/2020-RTR, de 21/03/2020, autorizou por tempo indeterminado, a partir do dia 23/03/2020, a adoção do regime de jornada em trabalho remoto para todos os seus servidores, excetuado aqueles em atividade nas áreas de segurança, saúde ou de outras consideradas essenciais pelo órgão.
15 – Como ficarão os estudantes moradores das Residências Estudantis? E o acesso as moradias para retirada de pertences?

Em março de 2020 a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) identificou os estudantes que permaneceriam na cidade de Viçosa e os motivos pelos quais não retornariam para os seus locais de origem. Nos casos justificados a UFV concedeu auxílio emergencial moradia Covid-19, em virtude do fechamento das Moradias Estudantis, e auxílio emergencial alimentação Covid-19, em função da paralisação dos serviços nos Restaurantes Universitários. Estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, moradores das moradias estudantis, cujo retorno às atividades presenciais foi autorizado pelo Comitê Pós Pandemia e CEPE (e exclusivamente nesses casos), passam a receber, automaticamente, esses auxílios emergenciais.

No momento, os agendamentos para acesso às moradias estudantis estão suspensos em função das reformas nas moradias, evitando-se riscos de acidentes com os estudantes e servidores que os acompanham, mas serão retomadas tão logo seja possível. Para tal, o interessado, assim que for liberado o acesso, deverá enviar e-mail para a DAE (dae@ufv.br), solicitando o agendamento. A previsão de finalização das obras é de 6 meses para o Novo e 3 meses para as demais moradias.
16 – Como ficará a situação dos Auxílios Financeiros para estudantes em vulnerabilidade?

Os estudantes que recebiam o Auxílio Moradia e Auxílio Creche no início da pandemia, continuam e continuarão recebendo normalmente. Destaca-se que esses estudantes necessitam apresentar os comprovantes de pagamento de aluguel e/ou creche, conforme acordado em termo assinado pelo estudante no momento da concessão dos auxílios.

Os estudantes que estão recebendo os auxílios emergenciais moradia e alimentação Covid-19 desde maio de 2020, continuarão a receber, até a reabertura das moradias estudantis e dos restaurantes universitários. O Projeto Alunos Conectados do MEC foi estendido até dezembro de 2021 e novos editais poderão ser abertos. Novos editais de auxílios para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica poderão ser abertos, a depender do lastro orçamentário.
17 – As aulas presenciais poderão ser substituídas por atividades a distância?

Sim, em todos os níveis de ensino (médio, técnico, graduação e pós-graduação stricto sensu). Por meio de Resoluções do CEPE foram oferecidos períodos remotos mediados por TDICs.
18 –As aulas presenciais da pós-graduação stricto sensu também estão suspensas?

Sim, estão suspensas conforme o Ato nº 17/2020/CEPE.
19 – Os cursos a distância de curta duração e lato sensu serão suspensos?

Não. No entanto as atividades presenciais, quando for o caso, estão suspensas.
20 – As atividades dos Projetos de Extensão e Cultura serão mantidas?

A continuidade das atividades fica a critério dos respectivos coordenadores, em consonância com as medidas preventivas estabelecidas pela UFV e pelo Ministério da Saúde.
21 - As bolsas dos Projetos de Extensão e Cultura serão mantidas?

Tendo em vista a incerteza sobre o prazo para retorno das atividades acadêmicas e em sintonia com a Portaria 0201/2020-RTR e com o Decreto 5439/2020 da Prefeitura Municipal de Viçosa, todas as bolsas de Extensão e Cultura foram suspensas, a partir de 01 de abril de 2020 e após análise da viabilidade de execução dos projetos pelos coordenadores e bolsistas, com alteração no plano de trabalho os pagamentos foram retornados em Agosto de 2020 até a finalização do período previsto no edital.
22 – O período das bolsas dos Projetos de Extensão e Cultura será estendido?

Não, o período das bolsas continua por 9 meses. Apenas os projetos que forem suspensos terão direito a completude da bolsa equivalente ao período de suspensão.
23 – Como fica a situação das bolsas de iniciação científica e da pós-graduação?

As bolsas são concedidas pelas agências de fomento e continuam em vigência. Quaisquer alterações serão comunicadas pelas próprias agências.
24 – As bolsas de Monitoria/Tutoria serão mantidas?

Os pagamentos das bolsas de Monitoria I e II estão ocorrendo normalmente. As atividades de tutoria em disciplinas de graduação estão momentaneamente suspensas.
25 – Os processos seletivos de Monitoria/Tutoria serão mantidos?

Sim, estando a cargo dos Departamentos/Institutos. Todos os processos seletivos acontecem de forma remota.
26 - As bolsas e atividades dos Projetos de Pesquisa em Ensino (Funarben, UFVCredi) serão mantidas?

Sim, os Projetos de Pesquisa em Ensino foram mantidos com adaptações metodológicas adequadas ao contexto da pandemia.
27 - Os programas PET, PIBID e Residência Pedagógica serão mantidos?

As atividades dos programas PET, PIBID e Residência Pedagógica foram mantidos com adaptações metodológicas adequadas ao contexto da pandemia.
28 – Os estágios supervisionados das licenciaturas serão mantidos?

Sim, de acordo com as orientações das Comissões Coordenadoras dos Cursos.
29 - Quais as alterações relacionadas aos novos estágios?

A realização de estágios não-presenciais deve ser a primeira opção dos estudantes. Os pedidos de estágios supervisionados devem ser analisados pelas Coordenações dos Cursos e, se aprovados, encaminhados para registro. Todos os estágios devem observar incondicionalmente os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. Casos que suscitem dúvidas sobre risco de contaminação dos estagiários no exercício da atividade, devem ser submetidos à análise do Comitê Pós-pandemia, antes do pedido de registro do TCE - Termo de Compromisso de Estágio. Não estão sendo autorizados estágios de estudantes de outras instituições, exceto quando exista interesse institucional da UFV.
30 – Quando as aulas retornarem haverá um novo período para acerto de matrícula?

(suprimido)
31 – As análises dos processos na Câmara de Acompanhamento Acadêmico serão mantidas?

Sim, todos os processos que envolvam solicitações acadêmicas estão com seu fluxo regular mantido.
32 - As atividades de pesquisa precisam ser suspensas?

Recomenda-se o trabalho remoto domiciliar. Em casos de extrema necessidade, como por exemplo cuidar de organismos vivos, o acesso às instalações da universidade poderá ocorrer a critério dos coordenadores dos grupos de pesquisa.
33 – As bancas de qualificação e defesa de dissertação/tese devem ser suspensas?

Sim, na forma presencial. Conforme a portaria nº 36 da Capes, de 19 de março de 2020, os prazos para defesas de dissertação ou tese na forma presencial estão suspensos por 60 dias. Durante esse período, as defesas podem ocorrer utilizando tecnologias de comunicação à distância, desde que todos os membros tenham condições de participar dessa forma. Os exames de qualificação deverão adotar o mesmo procedimento no âmbito da UFV.
Não está autorizada a participação presencial de servidores da UFV em bancas externas.
34 - Os estudantes estrangeiros poderão iniciar suas atividades na UFV?

Não. Em casos excepcionais, o estudante deverá se autoisolar por 14 dias e custear as próprias despesas.
35 – Os lançamentos de livros da Editora UFV serão mantidos?

Estamos trabalhando para disponibilizar livros impressos e e-books. Entretanto todos os lançamentos só ocorrerão quando as atividades voltarem a normalidade.
36 - A Divisão Gráfica Universitária manterá a produção de material gráfico?

Com a onda roxa só o setor de impressão e acabamento que estão funcionando. A gráfica está com previsão de finalizar a impressão de 2 livros em março, após terá seu fechamento total.
37 – A Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI) disponibilizará atendimento não presencial?

As situações serão analisadas caso a caso. O estudante deve efetuar sua solicitação encaminhando um email para upi@ufv.br.
38 – Como será o funcionamento das Bibliotecas (BBT) para atendimento ao público?

A partir do dia 19/03/2020 as Bibliotecas dos 3 campi da UFV suspenderam o atendimento presencial ao público por tempo indeterminado. Esta medida está em consonância com a orientação do Comitê Operativo de Emergência da UFV e tem o objetivo de auxiliar no contingenciamento da Covid-19. Durante esse período, não haverá cobrança de multas referentes aos empréstimos de livros, e as renovações poderão ser realizadas via sistema Pergamum com a extensão do prazo de devolução. Mais informações podem ser obtidas por meio dos e-mails bcentral@ufv.br (Viçosa), bibliotecaufvcrp@ufv.br (Rio Paranaíba) e bibliotecaufvcaf@ufv.br (Florestal).
39 – Como funcionará a Divisão de Esporte e Lazer?

Todas as atividades presenciais de esporte e lazer nos três campi estão suspensas. As práticas esportivas coletivas estão proibidas dentro do campus em função da pandemia, além da ausência de alunos nos três campis. Contudo, ações de interação por veio virtual foram implementadas, como a disponibilização de um serviço de orientação de prática de atividade física no site https://www.dlz.ufv.br/duvidas-de-exercicio/ , em que profissionais de Educação Física respondem as perguntas encaminhadas para o e-mail:  duvidas.dlz@ufv.br. Campanhas por meio pela rádio Universitária foram disponibilizadas, além da promoção de Lives temáticas, bem com a finalização da plataforma virtual de exercícios domiciliares.
40 - Como será o funcionamento da Divisão de Saúde (DSA) no campus Viçosa?

Neste momento de pandemia do Coronavírus somente serão atendidos os casos que não puderem ser adiados. Em caso de necessidade, deve-se entrar em contato pelos telefones (31) 3612-1850, 3612-1851, 3612-1852 e 3612-1853 ou e-mail (dsa@ufv.br).
Destaca-se, ainda, que o atendimento a gestantes e puérperas será realizado mediante agendamento prévio.
41 – Como funcionará a Divisão Psicossocial do campus Viçosa?

Para informações e agendamentos de atendimento deve-se enviar e-mail para psicossocial@ufv.br, informando nome, número de matrícula da UFV, telefone e especialidade (psicologia ou psiquiatria) que deseja o atendimento. Estão sendo oferecidos atendimentos na modalidade online e presencial. É possível também obter informações pelo telefone 3612-1930.
O setor está aberto de 08:00 às 11:30 e de 14:00 às 17:30.
42 - É possível remarcar eventos que foram cancelados?

Sim. Os coordenadores podem solicitar ao Comitê Pós-Pandemia (reitoria@ufv.br) a aprovação do evento. Caso o evento seja aprovado, o referido Comitê irá expedir um Ofício de aprovação. Mediante ofício, o coordenador deverá entrar em contato com a Divisão de Eventos (DEV) em Viçosa para agendar uma nova data. Em Florestal e Rio Paranaíba, o coordenador deverá entrar em contato por e-mail com as Diretorias de Extensão e Cultura em Florestal (dxt@ufv.br) e Rio Paranaíba(virginiasantos@ufv.br).
43 – Para qual data posso agendar novos eventos?

Novos eventos dependem da aprovação do Comitê Pós-Pandemia que avaliará também a data solicitada.
44 – A Semana do Fazendeiro em Viçosa e a Semana do Produtor Rural em Florestal irão acontecer em 2021?

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura planeja executar a Semana do Fazendeiro em Viçosa no período de 13 a 16 de julho de 2021, a depender da condição epidemiológica da Pandemia. A Diretoria de Extensão e Cultura planeja executar a Semana do Produtor Rural, de forma virtual, no período de 29 a 31 de julho de 2021.
45 – Como Servidores Técnico-Administrativos e Docentes, assim como os estudantes, podem se informar sobre possíveis mudanças nas atividades da Universidade?

Toda e qualquer alteração nas decisões atuais e recomendações sobre as atividades acadêmicas e administrativas serão informadas no link https://www.ufv.br/coronavirus/ assim como nas mídias sociais da UFV.
46 – Quais medidas estão sendo adotadas pela UFV em relação aos servidores terceirizados que prestam serviços nos três campi da instituição?

A UFV está adotando todas as medidas possíveis, de acordo com a legislação vigente e com as orientações da Secretaria de Gestão, vinculada ao Ministério da Economia (SEGES/ME), para resguardar a saúde dos colaboradores e a manutenção das atividades essências para a Universidade nesse momento de suspensão das aulas. No Campus Viçosa a Divisão de Saúde da UFV dará suporte aos terceirizados que necessitarem de cuidados relacionados à doença.
Além disso, no dia 18/03/2020 foi realizado treinamento pelo Prof. Cláudio Mafra, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, para os servidores do contrato de limpeza no Campus Viçosa. Os temas trabalhados tem relação com os riscos de contaminação, as formas corretas de utilização dos produtos de limpeza e os cuidados necessários para a limpeza e desinfecção de superfícies, de maneira a reduzir os riscos de contágio. Em parceria com a Diretoria de Comunicação Institucional (DCI) as orientações estão sendo repassadas aos Campi de Florestal e Rio Paranaíba.
Também foi realizada reunião com todos os prepostos das empresas, onde foram repassados os cuidados básicos, as formas de prevenção e demais informações que deverão ser compartilhadas com os trabalhadores.
Mais informações podem ser acessadas no comunicado aos servidores terceirizados: Comunicado sobre os Serviços Terceirizados nos três campi da UFV
47 – A Praça de Esportes do Departamento de Educação Física no Campus Viçosa permanecerá aberta?

Não, toda a estrutura física para a prática de esportes e lazer no Departamento de Educação Física do Campus Viçosa ficará fechada por tempo indeterminado como medida de contingenciamento da Covid-19.
48 – O Recanto das Cigarras no Campus Viçosa permanecerá aberto?

Não, desde 19/03/2020 o Recanto das Cigarras encontra-se fechado por tempo indeterminado como medida de contingenciamento da Covid-19, em consonância com o Decreto Complementar n° 5.435/2020 do município de Viçosa.
49 – O Hospital Veterinário do Campus Viçosa permanecerá aberto?

Não, o Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais da UFV estará fechado para atendimento ao público como medida preventiva definida pela UFV e pela Prefeitura Municipal de Viçosa para contingenciamento da Covid-19. Os animais internados continuarão a ser tratados, mas não haverá novas internações.  
50 - Como funcionará a impressão de capas para o sistema Sisprocesso?

A emissão e a entrega das capas de processos do sistema Sisprocesso serão realizadas na Central de Atendimento ao Público (antigo Banco Itaú), todas as terças e quintas, das 14h às 16h, seguindo os protocolos para prevenção da Covid-19. As solicitações de reimpressão devem ser encaminhadas ao e-mail secom@ufv.br e as novas solicitações efetuadas diretamente na ferramenta do Sisprocesso.
51 - Como fica o funcionamento das postagens/entregas de encomendas pelo Serviço de Correios da UFV?

O Serviço de Correios da UFV (Secom) funcionará de segunda à sexta, das 8h às 12h, e continuará recebendo normalmente as encomendas endereçadas à UFV. Porém, atenderá apenas as retiradas e os envios de encomendas que forem urgentes. Os interessados devem encaminhar a justificativa da urgência para o e-mail dci@ufv.br. Haverá uma triagem e, havendo de fato a necessidade do serviço, será agendado um horário para que a solicitação seja concluída. As entregas presenciais acontecerão de acordo com os protocolos de prevenção da Covid-19.
52 - O Simpósio de Integração acadêmica - SIA 2020 vai acontecer?

Sim. Após aprovação do novo calendário escolar da UFV pelo CEPE, a universidade irá definir a melhor data para a realização das atividades do SIA. Toda a comunidade será informada com a devida antecedência sobre a nova data de realização do SIA 2020.
53 - Muitos bolsistas e voluntários de ensino, extensão, iniciação científica, pesquisa e outros têm obrigatoriedade de apresentação de seus trabalhos no SIA para que possam retirar seus certificados e participar de novos Editais. Como fica essa situação?

Todos os setores da UFV estão trabalhando de forma integrada a fim de viabilizar a melhor forma para que toda a comunidade possa superar este momento. Assim, os estudantes e orientadores devem consultar os órgãos institucionais de gestão das bolsas e do voluntariado para tirarem dúvidas específicas de cada Programa. No caso das Bolsas de Ensino deve ser acessada a Pró-Reitoria de Ensino (pre@ufv.br); Bolsas de Extensão/Cultura a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (nape@ufv.br) e para bolsas de Iniciação científica/Pesquisa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ic.ppg@ufv.br).
54 - Se a atividade com bolsa, ou atividade voluntária, não for gerida por nenhuma das Pró-Reitorias da UFV, a quem posso recorrer?

Neste caso o estudante deve procurar diretamente o seu Orientador para se informar em que órgão ou setor foi feito o cadastro de suas atividades.
55 - Se as aulas do município de Viçosa retornarem, a Feira do Conhecimento vai acontecer?

A Feira do Conhecimento é atividade integrada ao SIA. Assim, será reagendada e incorporada no novo calendário do SIA 2020.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento ao Público/DCI através dos canais secom@ufv.br ou pelo Fale com a UFV.