3 o percentual de mistura obrigatória de biodiesel ao
óleo diesel comercializado, a partir do dia 1º de julho de 2008, fase
conhecida como B3.
Alterações nos motores não serão necessárias já que
nestas proporções, o biodiesel não interfere em nada na potência da máquina.
Sob a perspectiva econômica, esta mudança favorece a
agregação de valor às matérias-primas oleaginosas, bem como o
desenvolvimento das indústrias nacionais de biodiesel, possibilitando a
redução da importação de diesel de petróleo.
Em termos ambientais, a ampliação do uso do biodiesel
reduzirá a participação do óleo diesel na matriz energética e significará a
diminuição da emissão de poluentes pelos veículos automotores.
Antecipando a meta do governo, o Rio de Janeiro
tornou-se, em junho, a primeira cidade do país a ter uma frota de 3 mil
ônibus movida a 5% de biodiesel misturado a 95% de diesel circulando na
Região Metropolitana. Assim, ao atingir o índice obrigatório previsto para
2013, o Rio torna-se o primeiro estado do mundo a converter parte do
transporte de massa para o B5.
Marcela Cristine
Referências:
- Mais bio no diesel
Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=9021
Acesso: 26 de junho de 2008
- Programa Nacional de Produção e Uso
de Biodiesel
Disponível em: http://www.biodiesel.gov.br/
Acesso: 26 de junho de 2008
- Aumentará a parcela obrigatória do
biocombustível
Disponível em: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/3746
Acesso: 27 de junho de 2008
- Ônibus do Rio serão movidos a
Biodiesel
Disponível em: http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?segmento=&id_noticia=1144
Acesso: 27 de junho de 2008
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