PET Ciências Biológicas – UFV

Biologia em Foco

Viçosa, outubro de 2008 * Nº56

    Vila Gianetti, 30*(31) 3899-2295*www.ufv.br/petbio*petbio@ufv.br

Prof. Lino Neto; Prof. Lucio Campos; Carla Oliveira;  Étori Aguiar; Felipe Prado; Fernanda Martinelli;  Francisco Castanon; Guilherme Carvalho; Jansen de Souza; Juliana Benevenuto; Lucas Dornelas; Lucas Lopes; Marcela Cristine; Marcelo Vaz; Tarcísio Duarte; Tatiana Rigamonte; Vitor Fernandes.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Sugestões

 

 

Destaque

 

 

  Notícia

 

Agora são 3%

 

  Crônica

 

    

    Eventos

 

  Notícias

 

 

 

 

 Outras edições

 

 

 

 

 Seção do leitor

 Todos os artigos

 

   Fonte: www.agroclip.com.br/archives/129070.jpg

Os biocombustíveis são fontes de energia renovável derivadas de produtos agrícolas e outras fontes de matéria orgânica. Dentre os biocombustíveis tem-se o biodiesel, que é um combustível feito de óleos vegetais ou gordura animal usado em motores a diesel, tanto puro quanto misturado.
A política do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) tem como meta, aumentar  de 2  para

3 o percentual de mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel comercializado, a partir do dia 1º de julho de 2008, fase conhecida como B3.

Alterações nos motores não serão necessárias já que nestas proporções, o biodiesel não interfere em nada na potência da máquina.

Sob a perspectiva econômica, esta mudança favorece a agregação de valor às matérias-primas oleaginosas, bem como o desenvolvimento das indústrias nacionais de biodiesel, possibilitando a redução da importação de diesel de petróleo.

Em termos ambientais, a ampliação do uso do biodiesel reduzirá a participação do óleo diesel na matriz energética e significará a diminuição da emissão de poluentes pelos veículos automotores.

Antecipando a meta do governo, o Rio de Janeiro tornou-se, em junho, a primeira cidade do país a ter uma frota de 3 mil ônibus movida a 5% de biodiesel misturado a 95% de diesel circulando na Região Metropolitana. Assim, ao atingir o índice obrigatório previsto para 2013, o Rio torna-se o primeiro estado do mundo a converter parte do transporte de massa para o B5.

 

 

Marcela Cristine

 

 

Referências:

 

- Mais bio no diesel
Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data[id_materia_boletim]=9021
Acesso: 26 de junho de 2008
 

- Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Disponível em: http://www.biodiesel.gov.br/
Acesso: 26 de junho de 2008
 

- Aumentará a parcela obrigatória do biocombustível
Disponível em: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/3746
Acesso: 27 de junho de 2008
 

- Ônibus do Rio serão movidos a Biodiesel
Disponível em: http://www.conpet.gov.br/noticias/noticia.php?segmento=&id_noticia=1144
Acesso: 27 de junho de 2008