PET Ciências Biológicas – UFV

Biologia em Foco

Viçosa, outubro de 2008 * Nº56

    Vila Gianetti, 30*(31) 3899-2295*www.ufv.br/petbio*petbio@ufv.br

Prof. Lino Neto; Prof. Lucio Campos; Carla Oliveira;  Étori Aguiar; Felipe Prado; Fernanda Martinelli;  Francisco Castanon; Guilherme Carvalho; Jansen de Souza; Juliana Benevenuto; Lucas Dornelas; Lucas Lopes; Marcela Cristine; Marcelo Vaz; Tarcísio Duarte; Tatiana Rigamonte; Vitor Fernandes.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

 

 

Destaque

 

 Arte e Qualidade de vida

 

  Crônica

 

   

   Eventos

 

  Notícias

 

 

 

 

 Outras edições

 

 

 

 

 Seção do leitor

 Todos os artigos

 

Vivemos num mundo extremamente dinâmico e acelerado. Atrasos constantes, prazos a cumprir, reuniões, celular tocando (às vezes vários), trânsito cada vez mais caótico, notícias de catástrofes na TV. Tudo isso, somado a diversos outros fatores decorrentes da vida moderna, tem feito com que as pessoas tenham menos tempo para cuidar de si mesmas. Momentos de diversão, para relaxar, são cada vez mais raros e isto acarreta um problema grave: o aumento da quantidade de pessoas estressadas, mal humoradas e ranzinzas. O que prejudica não só para a pessoa que está estressada, mas para todos a seu redor.

Uma vez que  reverter essa situação (que advém de um longo processo histórico)  na  qual se  encontra  a  humanidade  é  tarefa

Fonte:http://www.liberal.com.br

extremamente árdua, tem-se que encontrar soluções para amenizar estes efeitos da vida moderna. Dessa forma, temos na arte uma grande aliada nessa luta pela melhor qualidade de vida.

Ir a um bom teatro, assistir a um filme ou um a espetáculo de dança são excelentes opções para descansar o corpo e a mente depois de um dia, ou uma semana dura nas salas de aula, no estágio ou no trabalho. Por exemplo, pesquisas mostram que o riso tem poder de diminuir níveis de hormônios relacionados ao estresse, os quais agem de forma a suprimir o sistema imunológico. Até o soluço e a tosse que podem surgir de uma boa gargalhada são importantes, pois limpam as vias respiratórias desalojando tampões de muco.

Muito mais que consumir, praticar a arte é altamente eficaz para melhorar qualidade de vida. O teatro, por exemplo, faz com que seus praticantes obtenham cada vez mais consciência de seus corpos, de seus limites, além de trabalhar a questão da inibição, a postura frente ao público, e de proporcionar uma intensa integração entre pessoas, o que é extremamente válido numa sociedade cada vez mais individualista. Inúmeras empresas têm investido na cultura de seus empregados (obviamente visando mais lucros), bancando cursos de teatro, dança e expressão corporal. Uma evidência deste fato é que em João Pessoa (PB), o proprietário de um restaurante matriculou seus funcionários num curso de teatro, afim de que perdessem a inibição e houvesse maior integração entre eles, o que melhorou consideravelmente o ambiente de trabalho.

Estes são só alguns dos exemplos de como a arte contribui para uma melhoria na qualidade de vida. Por isso, é preciso que as pessoas se permitam realizar este tipo de atividade. Sair da rotina das obrigações e da “bitola” das agendas e computadores. Para que isto ocorra é necessária uma valorização maciça da cultura nacional, tanto em âmbito privado quanto público. É de suma importância tornar a arte e a cultura acessíveis a todas as camadas sociais, principalmente num país como o Brasil, onde somente uma elite usufrui dos teatros, cinemas e bons espetáculos.

Este é um dos caminhos que podemos seguir para tornar palatável toda esta carga de informações, compromissos e todo o caos em meio ao qual vivemos. Caminho muito prazeroso e fácil de trilhar, bastando apenas um pouco de vontade política e de incentivo para tal. Portanto, vivenciar a arte em todos os seus aspectos independente do gosto de cada indivíduo, é extremamente saudável e deve ser apreciado por todos e sem moderação!
 

 

 Tarcísio Souza Duarte

 

 

Referências:

 

- Teatro para timidez e horta para qualidade de vida. Disponível em: http://www.estado.com.br/suplementos.

- www.enfermagemcomentada.blogspot.com