PET Ciências Biológicas – UFV

Biologia em Foco

Viçosa, maio de 2008 * Nº54

    Vila Gianetti, 30*(31) 3899-2295*www.ufv.br/petbio*petbio@ufv.br

Prof. Lino Neto; Prof. Lucio Campos; Carla Oliveira;  Étori Aguiar; Felipe Prado; Fernanda Martinelli;  Francisco Castanon; Guilherme Carvalho; Jansen de Souza; Juliana Benevenuto; Lucas Dornelas; Lucas Lopes; Marcela Cristine; Marcelo Vaz; Tarcísio Duarte; Tatiana Rigamonte; Vitor Fernandes.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Sugestões

 

 

  Notícia

 

Chuvas – estudo revela importância das bactérias

 

  Crônica

 

 

 

 

 

 

    

 

  Eventos

 

  Notícias

 

 

 

 

 Outras edições

 

 

 

 

 Seção do leitor

 Todos os artigos

 

Fonte: http://meninalori.wordpress.com

Segundo novo estudo realizado pela Universidade do Estado de Luisiana nos Estados Unidos, divulgado na revista Science, os microrganismos são os principais responsáveis pela formação de chuvas na Terra.

Em torno de bactérias são formados os cristais de gelo nas nuvens. Por esse motivo, elas funcionam como nucleadores de gelo. Apesar nas baixas  temperaturas  nas  grandes

altitudes onde as nuvens se encontram, os cristais de gelo não se formam espontaneamente a temperaturas acima de -40° C e geralmente precisam de um núcleo sólido para se formar. A presença de nucleadores de gelo biológicos como as bactérias possibilita a formação dos cristais a uma temperatura de -2° C.

O papel desempenhado pelas bactérias nesse processo foi descrito há aproximadamente 40 anos, mas a distribuição dessas na atmosfera era desconhecida. Na análise realizada pelos pesquisadores, de todas as amostras de precipitação de diferentes lugares e climas (como chuva do estado de Luisiana, neve caída nos Estados Unidos, na França e na Antártida) foi constatada a presença das bactérias, sendo em menor número nas regiões frias e secas.

Parte das bactérias presentes na atmosfera são oriundas da vegetação, como é o caso das bactérias fitoparasitas.

Para os cientistas, compreender o papel dos nucleadores de gelo biológicos nos ciclos de precipitação possibilita melhorar os modelos de previsão climática, além de entender os mecanismos de disseminação atmosférica dos patógenos de plantas e outros microrganismos.

 

 

 

Guilherme Mendes de Almeida Carvalho

 

 

Referências:

 

- Brent C. Christner, Cindy E. Morris, Christine M. Foreman, Rongman Cai, David C. Sand; Ubiquity of Biological Ice Nucleators in Snowfall; Disponível em: www.nature.com. Acessado em: 2 de março de 2008.

 

- Contreras, Alonso de; Cientistas demonstram que bactérias são responsáveis por chuva no mundo todo; Disponível em: http://g1.globo.com. Acessado: 2 de março de 2008.