PET Ciências Biológicas – UFV

Biologia em Foco

Viçosa, julho de 2009 * Nº58

    Vila Gianetti, 30*(31) 3899-2295*www.ufv.br/petbio*petbio@ufv.br

Prof. Lino Neto; Aline Mello; Carla Oliveira; Felipe Prado; Fernanda Martinelli;  Fabiana Freitas; Francisco Castanon; Guilherme Carvalho; 

Jansen de Souza; Juliana Benevenuto; Lucas Dornelas; Marcela Cristine; Tarcísio Duarte.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

 

 

 

 

Sugestão de Livro

Agosto - Rubem Fonseca

 

  Crônica

 

   

    Eventos

 

  Notícias

 

 

 

 

Outras edições

 

Todos os artigos

Lançado em 1990, “Agosto” de Rubem Fonseca é um romance policial cuja trama ocorre paralela e entrelaçada a fatos históricos de Agosto de 1954. Episódios do agitado contexto histórico da época se fundem com um caso policial de homicídio de um grande empresário, tendo o comissário Alberto Mattos como protagonista.

A forma como o autor tece a trama prende o leitor do inicio ao fim, sendo difícil a separação entre ficção e realidade. Personagens reais como Getúlio Vargas, seu irmão Benjamim, a filha Alzira, o tenente Gregório Fortunato, ministros (Tancredo Neves, os militares Zenóbio de Castro e Mascarenhas de Moraes), o brigadeiro Eduardo Gomes, ganham voz e ato no livro, criando um cenário íntimo dos bastidores do poder e da crise política que levaria Getúlio Vargas ao suicídio.

  Fonte: http://www.sebodome ssias.com. br/

Além de narrar um célebre momento da História brasileira, “Agosto” também permite ao leitor conhecer as tensões políticas entre partidos opostos, a violência, a corrupção e a ação de uma imprensa sensacionalista que estão presentes por detrás de um governo. E a derrota da honestidade, associada ao comissário Mattos, mostra a continuidade da corrupção em todas as esferas da vida e a passividade com que aceitamos isso, sem nos perguntarmos o que esse acontecimento histórico significou.

 

 Juliana Benevenuto