PET Ciências Biológicas – UFV

Biologia em Foco

Viçosa, julho de 2009 * Nº58

    Vila Gianetti, 30*(31) 3899-2295*www.ufv.br/petbio*petbio@ufv.br

Prof. Lino Neto; Aline Mello; Carla Oliveira; Felipe Prado; Fernanda Martinelli;  Fabiana Freitas; Francisco Castanon; Guilherme Carvalho; 

Jansen de Souza; Juliana Benevenuto; Lucas Dornelas; Marcela Cristine; Tarcísio Duarte.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Artigos

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

 

 

 

 

Alquimia alimentar

 

  Crônica

 

   

    Eventos

 

  Notícias

 

 

 

 

Outras edições

 

Todos os artigos

 

Sem alimentação correta a medicina é inútil, com alimentação correta a medicina é desnecessária.

(lema Ayurveda*)

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.

O conceito de alimentação anteriormente apresentado é amplamente divulgado e reconhecido como verdadeiro já há bastante tempo, porém só recentemente, nas sociedades ocidentais a alimentação vem recebendo a devida a importância. Os estudos feitos sobre a nutrição humana têm demonstrado a necessidade

 Fonte: http://entranaciencia.blogspot.com

de hábitos alimentares corretos na manutenção da saúde.

Devido a essa multiplicidade de estudos iniciados diversas escolas de alimentação surgiram. Algumas se preocupam preocupam principalmente com a quantidade de nutrientes, fazendo minuciosas análises químicas e dividindo-os em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais, etc.

Entretanto as escolas de alimentação mais recentes se preocupam principalmente com a qualidade nutricional, ou seja, com o valor funcional dos alimentos nas refeições. Elas não se preocupam somente com proteínas, carboidratos e calorias, mas classificam os alimentos pela sua função, visando um modo de alimentação que não somente leve ao suprimento das necessidades biológicas como fornecimento de energia, suplementação vitamínica e estrutural, mas também se preocupa com a saciedade e com os gostos pessoais do indivíduo.

Assim com diversas escolas nutricionais, tabelas alimentares, receitas e dietas, o ato de comer bem ganhou ares de alquimia. No entanto os nutricionistas afirmam que alguns conselhos das nossas avós continuam valendo para uma boa refeição.

• As cores dos alimentos apontam para os nutrientes que estão presentes neles. Logo, quanto mais colorido, maiores quantidades de nutrientes estarão presentes no prato.

• Mastigar bem evita trabalho desnecessário aos outros órgãos do sistema digestório e favorece uma boa absorção dos alimentos.

• Refeições pequenas e mais numerosas garantem mais saúde e menos excessos. Um grande número de profissionais recomenda um intervalo de três horas entre cada pequena refeição, priorizando o café da manhã, o almoço e a janta como refeições um pouco maiores.

• Frutas são elementos indispensáveis à alimentação, pelo menos três porções diárias de frutas diferentes são recomendadas.

Outra boa atitude é procurar aconselhamento profissional para um acompanhamento nutricional, dessa forma evitaremos muitas doenças e fortaleceremos a nossa saúde com alimentos que podem ser verdadeiros remédios, porém muito mais saborosos.

*Ayurveda – Escola de medicina originária da Índia, que prega alimentos, exercícios e massagens como remédios para a manutenção da saúde física e mental.

 

 Jansen Macedo de Souza

 

Referências:

 

-   Alimentação – Disponível em : http://pt.wikipedia.org/wiki/Alimenta%C3%A7%C3%A3o, acessado em 28 de Junho de 2009

 

- Os Nutrientes – Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/Nutrientes.html – acessado em 28 de junho de 2009

 

- 10 alimentos saudáveis – Disponível em: http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-10-alimentos-saudaveis.html – acessado em 28 de junho de 2009

 

- A medicina Ayurvedica ou Ayurveda. Disponível em: http://www.ayurveda.com.br /ayurveda/home/default.asp?titulo=Ayurveda&staticpage=Yes – acessado em 28 de junho de 2009