Arquivos de Dados

Leitura de Arquivos Ferramentas Download Analises de Variância Agrupamentos Correlações
Testes Estatisticos Multivariadas Qualidade Regressões Sobrevivência Univariadas Livro


Alteração dos dados

Muitas vezes as variáveis originais precisam sofrer algumas modificações para que possam ser usadas nas análises estatísticas. Estas modificações, que podem ser efetuadas por meio dos procedimentos "Comandos-Isolados e Comandos-Arquivo", são as seguintes:

1) CALCULAR – Geração de novas variáveis ou o recálculo de uma variável já existente por meio de expressões aritméticas envolvendo variáveis lidas ou já transformadas por outros comandos.

2) SE – Criação de novas variáveis por meio de expressões aritméticas, desde que as condições lógicas definidas sejam satisfeitas. É um CALCULAR condicional.

3) RECODIFICAR - Alteração de valores ou intervalos de valores de dados de variáveis.

4) CONTAR – Criação de novas variáveis pela contagem de ocorrência de valores de dados definidos em outras variáveis.

5) DEFASAR – Criação de novas variáveis com defasagem de observação a partir de variáveis existentes.

6) SELECIONAR - Usado para a definição de condições lógicas que deverão ser satisfeitas por determinada observação, a fim de que sejam incluídas na base de dados para análises estatísticas, ou seja, seleciona sub-amostras definitivas para as análises.

7) IGNORAR - Usado para a definição de valores de dados perdidos, que deverão ser ignorados nas análises estatísticas.

8) FUNÇÃO - Usado para criação de novas variáveis baseadas em uma única expressão aritmética, definida a partir do comando CALCULAR com parâmetros especiais.

9) COMANDOS ESPECIAIS – Conjunto de comandos com objetivo de facilitar a digitação, quando se trata de comandos CALCULAR, apresentados de forma repetitiva.