Arquivos de Dados

Leitura de Arquivos Ferramentas Download Analises de Variância Agrupamentos Correlações
Testes Estatisticos Multivariadas Qualidade Regressões Sobrevivência Univariadas Livro

 
Comando Defasar

Na análise de dados de pesquisas em que se estudam autocorrelações de erros, o comando DEFASAR é de grande utilidade. Sua função é gerar nova variável que represente uma outra presente no arquivo base de dados com um número de defasagens em relação às observações.

 

A B

.

A B

3 1

.

3 1 *

2 2

.

2 2 *

4 3

.

4 3 1

1 4

DEFASAR C = B, 2

1 4 2

6 5

(II) (III) (IV) (V)

6 5 3

2 6

.

2 6 4

1 7

.

1 7 5

2 8

.

2 8 6

(I)

.

(VI)

 

Em que (I) representa um arquivo base de dados para análises estatísticas, (II) é o nome do comando, (III) é o nome da variável resultante da defasagem, (IV) representa a variável a ser usada para a defasagem, (V) representa o número de observações que serão defasadas para geração da variável C e (VI) é o novo arquivo de dados para análises estatísticas. O asterisco (*) representa valores perdidos.

Considerações

1) A variável resultante da defasagem pode ser tanto uma nova variável quanto uma já existente. No segundo caso os valores originais serão destruídos.

2) A variável a ser usada para a defasagem pode ser qualquer uma do arquivo.

3) O parâmetro que representa o número de observações a serem defasadas deve ser uma constante entre 1 e 9. Entretanto, se for necessário defasagem maior, pode-se usar dois comandos DEFASAR.

DEFASAR        C = B, 6

DEFASAR        D = C, 6

Neste exemplo a variável "D" representa