Laboratório de Ecologia Quantitativa

Departamento de Biologia Geral - UFV

Taxocenose de Odonatas em Tanques de Piscicultura


Introdução

O processo de reprodução induzida de peixes em ambientes confinados caracteriza-se por duas distintas fases de manejo. Na primeira, chamada "primeira alevinagem", as larvas de peixe se desenvolvem em incubadoras em laboratório. A segunda fase, "segunda alevinagem", ocorre em viveiros onde ficam até completar seu desenvolvimento. Nesta fase, o controle de fatores bióticos e abióticos é difícil e gera problemas de ordem econômica à piscicultura atual.

Nos viveiros, os alevinos estão sujeitos a diversas condições desfavoráveis que podem levar a diminuição da produtividade. Contudo, a predação por artrópodes aquáticos, em especial por Odonata, é responsável por grande parte da mortalidade nesta fase.

A determinação da composição da taxocenose de Odonata presente em tanques e viveiros é de grande importância para avaliar quais espécies tem maior potencial de dano econômico à piscicultura. Alguns fatores bionômicos importantes seriam o tamanho corporal das larvas, a associação a plantas aquáticas ou sedimentos no fundo e tempo de desenvolvimento do estágio larval. Estes estudos podem, fornecer subsídios para elaboraçao de táticas de controle ou eliminação de interações negativas que estas possam ter com os alevinos.

Além disto, o conhecimento da eficiência destes predadores através de sua resposta funcional também permitirá avaliar que espécies podem ter maior impacto econômico em aquicultura.

   

 

Objetivos 

 Equipe

Paulo De Marco Júnior

Anderson Oliveira Latini

Márcia Pimenta Rachel

Ana Paula Reis

Voltar à Página inicial


Esta HomePage foi preparada dia 07/07/97, tendo sua última atualização em 09/07/97

© Paulo De Marco Júnior, 1997 pdemarco@ufv.br