Laboratório de Ecologia Quantitativa

Departamento de Biologia Geral - UFV

Resposta Funcional em Libellulidae


Introdução

O comportamento é, junto com aspectos ecomorfológicos, dos mais estudados e importantes aspectos da vida dos predadores. Larvas de Odonata são considerados predadores do tipo "senta-espera", utilizando da detecção visual e estímulos táteis para localizar suas presas. Este padrão geral tem se mostrado insuficiente para descrever a complexidade de situações e adaptações destas espécies. Na verdade, o comportamento de larvas de Odonata da família Libellulidae pode variar desde típicos "senta-espera" até o forrageio ativo.

Diferenças de grau de investimento em procura podem representar tanto uma plasticidade comportamental em resposta à disponibilidade de alimento como uma adaptação à coexistência com predadores (e.g. peixes).

O conhecimento da resposta funcional destas espécies pode ser importante para predizer o sucesso relativo destas espécies em determinados ambientes assim como avaliar que espécies podem ter maior impacto econômico em aquicultura.

   

 

A larva de Tramea binotata usualmente apresenta maior frequência de movimentos em arenas experimentais de predação do que outras espécies do PERD estudadas. Isto pode caracterizá-la como de forrageio ativo.

Tramea binotata

 

Objetivos

 Equipe

Paulo De Marco Júnior

Márcio Tadeu de Oliveira

Voltar à Página inicial


Esta HomePage foi preparada dia 07/07/97, tendo sua última atualização em 07/07/97

© Paulo De Marco Júnior, 1997 pdemarco@ufv.br