BACHARELADO EM AGRONEGÓCIO - DER/UFV

Importância do curso

O Bacharelado em Agronegócio é um curso inovador que responde à necessidade de profissionais que visam a atender a um amplo campo de trabalho que emerge das transformações econômicas e sociais, ainda mais marcantes no século XXI.
Essas principais mudanças podem ser assim resumidas:

  1. O corte analítico agricultura/indústria perde a importância, à medida que as variáveis de decisão da produção na agricultura - preço principalmente, tornam-se cada vez mais dependentes da indústria. A unidade analítica passa a ser o complexo agroindustrial, composto pela indústria de insumos, pela agricultura propriamente dita e pela indústria de processamento, formando um trio com decisões extremamente dependentes umas das outras.
  2. A dinâmica do complexo agroindustrial é dada, principalmente, por dois elementos - desenvolvimento de produtos cada vez mais diferenciados, destinados a mercados cada vez mais específicos (nichos de mercados), e pressões oriundas do mercado internacional, devido à globalização de mercados.
  3. Os novos produtos de consumo, cada vez mais dependentes de matéria-prima de qualidade específica, têm propiciado incremento das relações contratuais ou até mesmo integração vertical, em parcela cada vez mais expressiva da agricultura. Para os agricultores que comercializam mediante contratos, a questão são as variáveis de mercado, mas as regras estabelecidas nos contratos.
  4. A globalização dos mercados tem feito com que as tecnologias e os processos produtivos se tornem muito semelhantes nos mais diversos pontos do planeta, evidentemente respeitadas as diferenças nas dotações dos fatores. Essas técnicas têm proporcionado, em geral, ganhos expressivos em escala, o que favorece a concentração dos mercados tanto em nível de produção agrícola propriamente dita quanto de indústria de processamento.

Essas relações podem ser assim resumidas:

GLOBALIZAÇÃO

MUDANÇA DOS HÁBITOS DE GERAÇÃO DE PREÇOS

NÃO INTEGRAÇÃO DO GOVERNO NO PROCESSO PRODUTIVO COMO FINANCIADOR

AUMENTA A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO EM ALAVANCAR A COMPETIÇÃO

Assim, é necessária uma grade estratégica e flexível que permita dar conta dessas realidades diferenciadas e complexas e possibilite aos alunos, também, segundo suas diferentes capacidades, interesses e oportunidades, construir seus planos de estudo, selecionando e combinando conteúdos entre um amplo leque de disciplinas, fazendo possível obter perfis profissionais que atendam melhor aos diferentes tipos de entidades do sistema agroindustrial.

Perfil do profissional

O profissional em Agronegócio será capacitado para atuar no aumento da eficiência e da competitividade das empresas ou instituições que atuam no mercado agroindustrial. Deverá ter habilidade de caracterizar e interpretar as diversas cadeias agroindustriais e as organizações sociais envolvidas; teorizar as questões relacionadas ao agronegócio e as organizações envolvidas, enfocando-as na dupla dimensão: econômica e social; apoiar e reforçar iniciativas e arranjos produtivos e comerciais no plano da promoção humana e da transformação das estruturas sociais, no foco do aumento da eficiência produtiva e da sustentabilidade econômica; formar competências para as atividades de ensino sobre o agronegócio, a gestão, o fomento da participação e da autogestão democrática de empreendimentos coletivos e privados; bem como estimular a pesquisa e prestar assessoria aos agentes das cadeias do agronegócio, associações e outras organizações da sociedade civil. O curso é enriquecido com uma variedade de atividades complementares como estágios, visitas técnicas, seminários e visando a formação de indivíduos que se caracterizam pela capacidade de inovação, criatividade, capacidade crítica de análise, motivação e habilidade para identificar e/ou resolver problemas, estimulando a coordenação sistêmica do setor.

Mercado de Trabalho

O profissional com formação em Agronegócio está capacitado trabalhar em todos os elos da cadeia agroindustrial e ainda nos diversos postos de governo associados à produção agroindustrial e à produção de insumos relacionados.

Os futuros profissionais serão, conforme escolha, diretores-técnicos, superintendentes e supervisores de empresas do agronegócio, associações e organizações da sociedade civil, de órgãos pertencentes ou de apoio ao sistema associativo, assessores, consultores, formadores de opinião, educadores, facilitadores de políticas públicas, pesquisadores.

Especificamente, o Bacharel em Agronegócio deverá ser capaz de:

  • Realizar diagnósticos das cadeias agroindustriais e avaliar suas relações com ambiente em que se inserem;
  • Aconselhar e assistir as diretorias e administradores dos diversos segmentos das cadeias agroindustriais na determinação e no alcance de objetivos, políticas, e outros controles básicos requeridos para o efetivo desenvolvimento do setor;
  • Manter um estudo permanente sobre o desenvolvimento do agronegócio, econômico, político, industrial e tecnológico e suas tendências.
  • Fornecer à diretoria e administradores previsões e planos necessários para assegurar que todas as fases das operações sejam planejadas e equipadas adequadamente, visando a atender às necessidades das empresas e dos consumidores e garantir todas as potencialidades de longo prazo dos empreendimentos.
  • Analisar e gerir objetivos operacionais, organizacionais e financeiros.
  • Interpretar e administrar políticas estabelecidas pela diretoria e administradores e assegurar sua interpretação uniforme.
  • Supervisionar as equipes de trabalho no desempenho de suas atribuições e na maneira pela qual elas procuram atingir seus objetivos.
  • Manter os diretores e administradores regularmente informados do progresso e dos resultados das operações, em conformidade com os objetivos estabelecidos, dos programas, dos orçamentos e de todos os fatores internos e externos que os influenciam.
  • Assegurar que a estrutura da organização, em todos os níveis, seja a mais eficiente para os tipos de operações desenvolvidas; formular planos para mudanças na estrutura da organização exigidas para o ajustamento dos objetivos de médio e longo prazos.
  • Assessorar e capacitar para a elaboração de projetos e programas de desenvolvimento organizacional, com vistas à promoção da melhor coordenação das cadeias agroindustriais.
  • Realizar e orientar o planejamento estratégico bem como a avaliação institucional e de suas políticas.
  • Manter contatos apropriados e desenvolver as articulações organizacionais necessárias com órgãos governamentais, organizações da indústria, sindicatos e outras organizações sociais parceiras e/ou que influenciam no alcance dos objetivos das cadeias agroindustriais e das organizações associadas.
  • Ser capaz de identificar tendências e oportunidades no agronegócio, assim como áreas carentes de pesquisas científicas.