Arquivos de Dados

Leitura de Arquivos Ferramentas Download Analises de Variância Agrupamentos Correlações
Testes Estatisticos Multivariadas Qualidade Regressões Sobrevivência Univariadas Livro


Testes de Média

 Este procedimento aplica os teste de Tukey, Duncan, Newman Keuls e Scott-Knott a médias de variáveis dependentes, calculadas para cada um dos níveis de uma variável independente.

Para executar este procedimento, é necessário fornecer ao SAEG a relação de variáveis dependentes, o nome da variável classificatória (tratamentos) o número de graus de liberdade do resíduo, o nível de significância e, naturalmente, especificar o teste a ser aplicado. Se foi processada uma análise de variância anteriormente, basta fornecer o nome do efeito a ter seus níveis comparados.

Sintaxe

No campo de "Parâmetros" deve ser digitada a relação de variáveis dependentes. Cada nome deve ser acompanhado, entre parênteses, do quadrado médio do resíduo de sua análise de variância. Esta relação poderá ser omitida se a análise de variância foi processada anteriormente, isto é, nesta mesma chamada do SAEG.

Variáveis produc(120.123) altura(1.32) ...

Este campo deverá ser preenchido com o nome da variável que identifica os efeitos principais (Tratamentos).

Digite o número de graus de liberdade do resíduo da Análise de Variância que apontou diferenças significativas entre os níveis do efeito principal (tratamentos). Este valor poderá ser também omitido se a análise de variância foi processada anteriormente (Na mesma chamada do SAEG).