Arquivos de Dados

Leitura de Arquivos Ferramentas Download Analises de Variância Agrupamentos Correlações
Testes Estatisticos Multivariadas Qualidade Regressões Sobrevivência Univariadas Livro


Conversão de padrões de dados

No processamento de uma análise qualquer, é necessário, em primeiro lugar, informar o nome do arquivo onde foram digitados os dados, segundo as exigências do sistema. O SAEG é capaz de reconhecer arquivos no padrão ASCII, que deverão possuir a extensão .TXT e arquivos criados por programas do tipo Excel, Lotus ou Dbase.

Texto Formatado e Texto Não-formatado

Caso seu arquivo de dados contenha uma linha por observação e o número de variáveis é menor que 50, você pode digitar, no mesmo arquivo, os nomes das variáveis antecedendo os dados. Neste caso você poderá ativar a opção de conversão chamada "Texto Não-formatado" ou " Texto com Separadores "

   Esta opção também pode ser usada quando se possui mais de 50 variáveis e mais de uma linha de dados por observação. Neste caso você deverá tomar muito cuidado na construção do arquivo de dados, observando sempre a mesma quantidade de linha para cada observação. 
  

Quando se possui mais de uma linha por observação e mais de 50 variáveis, é aconselhável a construção de um arquivo, contendo os endereços das variáveis antes dos dados. Se este for seu caso, a opção de conversão a ser ativada é a "Texto Formatado".

Este arquivo deverá conter as informações a seguir:(1) Nome da variável, (2) Número da linha, (3) posição de início dos valores de dados, (4) posição final dos valores e (5) Número de decimais.

Título

O título, mesmo não sendo obrigatório seu preenchimento, é fortemente aconselhado que seja preenchido. Todas páginas a serem impressas pelo SAEG conterão, em seu cabeçalho, o título fornecido pelo usuário.

Número de Linhas por Observação

Muitas vezes não é possível colocar todas variáveis em uma mesma linha. Neste caso você deverá usar uma ou mais linhas para descrever uma única observação. É importante se precaver para que todas as observações sejam compostas do mesmo número de linhas.

Estando definido o arquivo que contém os dados a serem processados, o passo seguinte é a conversão do padrão de armazenamento deste arquivo para o padrão exigido pelo SAEG.

O procedimento "Texto Formatado" ou "Texto Não-formatado" converterá seu arquivo de dados para o padrão binário (SAEG), o que aumentará grandemente a velocidade de leitura quando qualquer procedimento estatístico for solicitado.

Padrão Excel, Dbase e Lotus

Quando se usa a planilha eletrônica EXCEL ou LOTUS para gravar os dados obtidos num experimento, deve-se observar os seguintes pontos: (a) Os nomes devem, obrigatoriamente, estar na primeira linha e não devem ser centralizados, (b) Os dados devem ser digitados a partir da segunda linha, usando o ponto decimal no lugar de vírgula e (c) As colunas geradas por fórmulas não são lidas. Quando for o caso, transforme as colunas em dados.

Estando definido o arquivo que contém os dados a serem processados, o passo seguinte é a conversão do padrão de armazenamento deste arquivo para o padrão exigido pelo SAEG.