ROTINAS DO MANUAL DE INSTRUÇÃO DE PROCESSOS ACADÊMICOS
- MIPA -


1 - AFASTAMENTO PARA APERFEIÇOAMENTO DE DOCENTES E TÉCNICOS DA ÁREA ACADÊMICA
1.7 Acompanhamento das Atividades de Aperfeiçoamento

INTERESSADO PASSO PROCEDIMENTO
DOCENTE OU TÉCNICO 01 Remete à PPG, obrigatoriamente, durante o período de afastamento, ao fim de cada semestre letivo, os seguintes documentos:
a) histórico escolar (enquanto estiver cursando disciplinas) ou comprovante de matrícula (quando não estiver cursando disciplinas);
b) relatório acadêmico (formulário 2);
c) avaliação de desempenho (formulário 3) preenchida e remetida pelo orientador;
d) plano definitivo de estudos(formulário 1) no prazo máximo de um ano, a partir do início do curso.
Obs.: o não-cumprimento desta obrigação ou a não-aprovação, com parecer fundamentado, do respectivo Colegiado, determinará o encaminhamento do processo ao CEPE, para que delibere sobre a suspensão da licença concedida (parágrafo único, do Art. 57, do Regimento de Admissão, Promoção e Aperfeiçoamento do Pessoal Docente).
PPG 02 Recebe a documentação, anexa-a  ao processo de autorização do afastamento, remetendo-o, com ofício, à chefia do Departamento ou da Unidade Acadêmica.
COLEGIADO  DO DEPARTAMENTO OU DA UNIDADE ACADÊMICA 03 Analisa o processo. Emite o parecer sobre os Relatórios Semestrais. Remete o processo ao Centro de Ciências pertinente, se for docente/técnico lotado em departamento. Se for docente/técnico lotado em Unidade Acadêmica, remete o processo à Pró-Reitoria de Ensino.
DIRETOR DE CENTRO DE CIÊNCIAS OU PRÓ-REITOR DE ENSINO 04 Recebe e analisa o processo, e encaminha-o:
4.1  -  à PPG em caso de aprovação dos relatórios semestrais (segue passo 10);
4.2 - ao Conselho Departamental, tratando-se da não aprovação dos relatórios semestrais (docente/técnico lotado em departamento). A seguir, o processo é encaminhado à PPG (segue passo 05).
Observação:  No caso de docente/técnico lotado em Unidade Acadêmica, e se tratando da não aprovação dos relatórios semestrais, o Pró-Reitor de Ensino analisa o processo, emite parecer e o encaminha à PPG (segue passo 05). 
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 05 Recebe,  analisa o processo, emite parecer  e o envia à Reitoria.
REITORIA 06 Recebe o processo e o envia à SOC, para inclusão na pauta do CEPE.
SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS 07 Inclui o processo na pauta do CEPE.
COORDENAÇÃO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 08 Recebe e analisa o processo. Determina as providências para o caso.
SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS 09 Remete o processo à PPG.
PPG 10 Recebe e arquiva, temporariamente, o processo.