Disciplinas da Área de Biologia Geral

 

 

GRUPOS

0 - Biofísica

1 - Biologia Celular

2 - Histologia e Embriologia

3 - Ecologia

4 - Genética e Evolução

5 - Imunologia

6 - Biologia Geral

9 - Outras

 

DISCIPLINAS

 

BIO100

Formação Profissional e Áreas de Atuação do Biólogo 3(2-2) I.

A estrutura do Curso de Ciências Biológicas na UFV: Licenciatura/Bacharelado. Áreas de atuação e mercado de trabalho do Biólogo.  O ensino e a pesquisa no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.

 

BIO111

Biologia Celular 3(2-2) I e II.

Organização geral das células e vírus. Métodos de estudo  da  célula. Composição  química  da  célula. Membranas biológicas e digestão intracelular. Mitocôndria. Célula vegetal. Citoesqueleto e movimentos celulares. Núcleo. Ciclo celular. Retículo endoplasmático e complexo de Golgi. Diferenciação celular.

 

BIO120

Citologia e Histologia 3(2-2) I.

Célula procariota e eucariota. Métodos de estudo da célula. Membrana plasmática. Sistema de endomembranas. Formação e armazenamento de energia. Movimentos celulares. Núcleo. Ribossomos e síntese protéica. Tipos básicos de tecidos. Tecidos epiteliais. Tecidos conjuntivos. Sangue. Cartilagem e osso. Tecido muscular. Tecido nervoso.

 

BIO130

Ciências do Ambiente 2(2-0) II.

O que é ecologia? Evolução biológica. Manutenção do indivíduo. Populações biológicas. Competição intraespecífica e teoria da seleção r e K. Interações entre populações. Sucessão ecológica. Estabilidade do ecossistema. Ecologia aplicada. Projetos em equipe: previsão de impactos ambientais diretos e indiretos e maneiras de minimizá-los.

 

BIO131

Ecologia Básica 3(3-0) I e II.

Ecologia:histórico e definições. Noções básicas de evolução. Condições e recursos. Nicho ecológico. Ecologia de populações. Interações entre populações. Ecologia de comunidades. Conservação e biodiversidade.

BIO132

Biologia Ambiental 3(3-0) I.

Ecologia como ciência. O contexto evolutivo da  ecologia. Nicho ecológico. Ecologia de populações. Biologia das interações entre populações. Sucessão ecológica como modelo integrador. Teoria de manejo para casa. Projeto: aplicação dos conceitos ecológicos.

 

BIO133

Biologia de Campo 3(2-2) I.

Procedimentos do pesquisador no campo. Caracterização do pensamento biológico. Formas de vida. A questão da escala na biologia. História natural de vegetais. História natural de animais.

 

BIO200

Biofísica 4(3-2) I e II. BIO111*.

A biofísica e os seres vivos. A água e sua importância biológica. Bioenergética. Transporte e distribuição de solutos. Intercâmbio gasoso. Equilíbrio ácido-básico. Interação matéria-energia nos sistemas biológicos.

 

BIO220

Histologia e Embriologia 4(3-2) II. BIO111.

Introdução à Histologia e Embriologia. Tecidos epiteliais. Tecidos conjuntivos. Tecidos cartilaginosos. Tecido ósseo. Tecido sangüíneo e hemocitopoese. Tecidos musculares. Tecido nervoso. Gametogênese. Reprodução sexual e desenvolvimento embrionário. Clivagem. Blástula e implantação. Gastrulação e Neurulação. Fechamento do embrião. Anexos embrionários.

 

BIO240

Genética 4(4-0) I e II. BIO111.

Genética e sua importância. Células e cromossomos. Mitose e meiose. Gametogênese e fertilização. Herança monofatorial. Dois ou mais pares de alelos. Interação gênica. Probabilidade e teste de proporções genéticas. Determinação do sexo. Herança relacionada ao sexo. Ligação gênica e mapas cromossômicos. Bases químicas da herança. Mutação. Alelismo múltiplo. Alterações cromossômicas estruturais. Variações numéricas dos cromossomos. Herança citoplasmática. Genética de populações. Genética quantitativa.

 

BIO241

Laboratório de Genética Básica 2(0-4) I e II. BIO240*.

Objetivos. Importância genética da mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster). Experimentos com Drosophila. O trabalho de Mendel. Condução do experimento 1. Interação gênica. O uso da estatística qui-quadrado para teste de proporções. Condução do experimento 2. Herança ligada ao sexo. Condução do experimento 3. Ligação gênica. Condução do experimento 4. Genética de populações.

 

BIO242

Citogenética Básica 2(1-2) II. BIO111 e BIO240.

 

Considerações gerais sobre a citogenética. Os cromossomas metafásicos e o ciclo mitótico. Organização molecular da cromatina. Heterocromatina e bandeamento cromossômico. Os ciclos endomitóticos e os cromossomas politênicos. Cromossomas sexuais. Meiose e mapa gênico. Citogenética de vírus, procariontes e eucariontes inferiores. Variação e evolução cromossômica: variação numérica. Variação e evolução cromossômica: variação estrutural. A evolução cariotípica.

BIO243

Genética de Populações 3(3-0) II. BIO240.

Probabilidade na genética. Acasalamentos ao acaso e constituição genética da população. Acasalamentos não ao acaso e constituição genética da população. Processos sistemáticos de mudança nas frequências alélicas. Processo dispersivo de mudança nas frequências alélicas.

 

BIO244

Genética Humana 3(3-0) II. BIO111.

Aspectos gerais da genética humana. As leis de Mendel na genética humana. Herança e sexo. Herança de caracteres complexos. Citogenética humana. Mutação gênica. Análises gênica de populações. Origem e evolução humana. Genética da imunidade e do câncer. Tecnologia genética e benefício humano.

 

BIO250

Imunologia 3(2-2) II. MBI100.

Infecção e patogenicidade. Mecanismos de resistência constitucional do hospedeiro. Introdução aos mecanismos de resistência indutível. Tecidos imunologicamente ativos. Resposta imunitária. Antígenos. Imunoglobulinas. Teorias sobre a síntese de anticorpos. Reação antígeno-anticorpo. Sistema do complemento. Aloantígenos. Hipersensibilidade. Imunidade antiinfecciosa. Tolerância imunológica. Imunossupressão. Doenças auto-imunes. Imunoprofilaxia. Imunologia dos transplantes.

 

BIO251

Virologia Geral e Molecular 4(2-4) I.

 

Natureza dos vírus. Métodos de estudo dos vírus. Cultivo de células animais. Multiplicação e genética de vírus de genoma DNA e genoma RNA. Efeitos dos vírus nas células do hospedeiro.

 

BIO300

Impactos Biológicos da Poluição Ambiental 4(4-0) II.

Fluxo de energia e matéria na biosfera. Formas de poluição. Poluição e descontaminação de águas. Contaminação ambiental por metais pesados. A poluição do ar e suas consequências sobre os seres vivos. Radiobiologia.

 

BIO311

Biologia Molecular I 3(3-0) II. BIO111 e (BQI100 ou BQI103 ou BQI201).

Introdução. Estrutura e propriedades dos ácidos nucléicos. Biossíntese de ácidos nucléicos. Código genético. Biossíntese de proteínas. Mutação, reparo e recombinação no material genético. Regulação da biossíntese de proteínas. Noções básicas de engenharia genética.

 

BIO312

Biologia Molecular II 4(2-4) I. BIO311.

Organização do genoma de vírus. Organização do genoma de procariontes. Organização do genoma de cloroplastos e mitocôndrias. Organização do genoma de eucariontes. Controle da expressão gênica.

 

 

 

BIO330

Ecologia Geral 4(3-2) II. BIO340*.

O que é ecologia? Organismos e ambiente. Condições, recursos e nicho ecológico. Demografia e histórias de vida. Crescimento e regulação populacional. Interações ecológicas. Fluxo de energia. Ciclagem de nutrientes. Estrutura de comunidades e sua regulação. Desenvolvimento e estabilidade de ecossistemas. Ecologia geográfica. Conservação e biodiversidade. Ecologia humana.

 

BIO331

Biodiversidade 4(3-2) II. BIO330.

Conceito de biodiversidade. Medidas de biodiversidade. Padrões de diversidade. Conservação e manejo.

 

BIO333

Ecologia de Campo 4(2-4) I. BIO330. Oferecida no período de verão

Projetos dirigidos e individuais em ecologia. A natureza e a lógica da ciência. Qual a sua pergunta? Construção de hipóteses explicativas e da hipótese nula. Como testar hipóteses? Significância estatística e significado biológico. Contexto teórico: discussão dos tópicos relacionados às perguntas dos alunos. Metodologia ecológica. Análise de dados ecológicos. Formas de redação e apresentação científicas.

 

BIO334

Ecologia de Populações 4(3-2) I. BIO330.

História de vida no contexto evolutivo. Dinâmica populacional. Demografia aplicada. Populações distribuídas no espaço. Dinâmica de metapopulações

 

BIO340

Evolução Orgânica 4(4-0) II. BIO240.

A teoria sintética da evolução e seu desenvolvimento. As fontes da variabilidade. A organização da variabilidade genética nas populações. Diferenciação das populações. Isolamento reprodutivo e origem das espécies. As grandes linhas da evolução. Evolução do homem.

 

BIO342

Genética Quantitativa 4(4-0) I. BIO240 e INF260.

Caráter quantitativo e qualitativo. Estrutura genética de uma população. Princípios de genética quantitativa. Componentes de variância. Covariância entre parentes. Modelos biométricos. Métodos de melhoramento e predição de ganhos. Endogamia e heterose.

 

BIO343

Genética do Comportamento 4(4-0) I. BIO240 ou BIO244.

Histórico da genética do comportamento. Leis de mendel e expansão das leis de mendel. Genes do comportamento. Métodos de análises. Genética e aprendizagem. Bases genéticas e comportamentais da sexualidade. Genética do consumo alimentar. Fatores genéticos que influenciam distúrbios comportamentais e psíquicos. Genética da personalidade e do envelhecimento. Genética e comportamento animal. Genética do comportamento e o processo de domesticação animal. Comportamento maternal e reprodutivo de animais domésticos.

 

 

BIO411

Biologia Celular II 4(4-0) I. BIO111.

Organização estrutural, fluidez e transporte através das membranas biológicas. Mecanismos de endocitose e digestão intracelular. Metabolismo e genoma mitocondrial. Proliferação e papel dos peroxissomos em toxicologia e doenças. Aspectos moleculares e mecanismos de transporte intracelular. Organização estrutural e transporte no núcleo celular e divisão celular. Aspectos moleculares e estruturais da síntese de proteínas e lipídios. Organização estrutural e compartimentalização do complexo de Golgi e mecanismos de glicosilação.

 

BIO420

Histologia Animal 5(4-2) II. BIO220.

Introdução ao estudo histológico dos órgãos. Pele e anexos. Vasos e coração. Órgãos linfóides. Pulmão e vias respiratórias. Tubo digestivo. Glândulas anexas do tubo digestivo. Glândulas endócrinas. Rim e vias urinárias. Testículo, vias genitais masculinas e glândulas anexas. Ovário e vias genitais femininas.

 

BIO421

Biologia do Desenvolvimento 3(3-0) II. BIO311 e BIO420.

Introdução ao estudo da Biologia do desenvolvimento. Genes e desenvolvimento. Células germinativas e Aspectos Moleculares da Fecundação. Clivagem. Gastrulação. Mecanismos de diferenciação celular.

 

BIO461

Tópicos em Biologia I 1(1-0) I e II.

Disciplina profissionalizante, de conteúdo variável, escolhido a cada período de oferecimento, sobre áreas do conhecimento específicas do Departamento de Biologia Geral, não cobertas pelas disciplinas de conteúdo fixo oferecidas pela Universidade. O programa deverá ser, obrigatoriamente, analisado pela Comissão de Ensino e aprovado pelo Colegiado do Departamento de Biologia Geral, em tempo hábil, no semestre anterior àquele em que a disciplina será ministrada.

 

 

BIO462

Tópicos em Biologia II 2(2-0) I e II.

Disciplina profissionalizante, de conteúdo variável, escolhido a cada período de oferecimento, sobre áreas do conhecimento específicas do Departamento de Biologia Geral, não cobertas pelas disciplinas de conteúdo fixo oferecidas pela Universidade. O programa deverá ser, obrigatoriamente, analisado pela Comissão de Ensino e aprovado pelo Colegiado do Departamento de Biologia Geral, em tempo hábil, no semestre anterior àquele em que a disciplina será ministrada.

 

 

BIO463

Tópicos em Biologia III 3(3-0) I e II.

Disciplina profissionalizante, de conteúdo variável, escolhido a cada período de oferecimento, sobre áreas do conhecimento específicas do Departamento de Biologia Geral, não cobertas pelas disciplinas de conteúdo fixo oferecidas pela Universidade. O programa deverá ser, obrigatoriamente, analisado pela Comissão de Ensino e aprovado pelo Colegiado do Departamento de Biologia Geral, em tempo hábil, no semestre anterior àquele em que a disciplina será ministrada.

 

BIO490

Instrumentação para o Ensino de Ciências 2(0-4) I. EDU155.

Análise e discussão das propostas curriculares para o ensino de ciências no ensino fundamental. Seleção de estratégias de ensino coerentes com os objetivos propostos para o ensino de ciências. Utilização do laboratório de ciências nos estabelecimentos de ensino fundamental. Planejamento e desenvolvimento de atividades extra-classe. Utilização de instrumentos adequados para avaliação no ensino de ciências. Abordagens de conteúdos voltados para a transversalidade e a verticalidade. Elaboração de projetos de pesquisa relacionados ao ensino de ciências.

 

BIO491

Instrumentação para o Ensino de Biologia 2(0-4) I. EDU155 e BIO340 e BAN204.

Análise e discussão das propostas curriculares para o ensino de biologia no ensino médio. Seleção de estratégias de ensino coerentes com os objetivos propostos para o ensino de biologia. Utilização do laboratório de biologia nos estabelecimentos de ensino médio. Planejamento e desenvolvimento de atividades extra-classe. Utilização de instrumentos adequados para avaliação no ensino de biologia. Abordagens de conteúdos voltados para a interdisciplinaridade no ensino de biologia. Elaboração de projetos de pesquisa relacionados ao ensino de biologia.

 

BIO496

Estágio Supervisionado em Biologia Geral I 0(0-6) I e II.

A pesquisa em biologia. Ética da pesquisa em biologia. O pesquisador e os objetivos da pesquisa. Metodologia da investigação em biologia. O projeto de pesquisa..

 

BIO497

Estágio Supervisionado em Biologia Geral II 0(0-18) I e II. BIO496.

A disciplina visa ao treinamento do estudante a nível de iniciação científica, dando-lhe conhecimentos básicos em metodologia científica na área de pesquisa escolhida, em laboratórios ou no campo, sob a orientação de um professor pesquisador.