PESQUISADORES E EXTENCIONISTAS LATINO-AMERICANOS SÃO RECEBIDOS NA UNIVERSIDADE
JORNAL COMUNIDADE, Sexta-feira
, 11 de fevereiro de 2000.

        Um grupo de pesquisadores e extencionistas, procedentes de 10 países latino-americanos, esteve na UFV nos últimos dias 31 e 1º, de fevereiro, com o objetivo de conhecer os trabalhos com a cultura do milho, especialmente o que é realizado no Departamento de Fitotecnia (DFT). 
        Os visitantes estão participando do Curso de Manejo e Experimentação da Cultura do Miho (pós-graduação lato sensu), oferecido anualmente pelo Centro Internacional de Pesquisa em Milho e Trigo (CIMMYT),  sediado no México e coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa. Eles receberam informações sobre a UFV, incluindo os cursos de pós-graduação, e conheceram as atividades dos professores com a cultura do milho.
        Os pesquisadores e extencionistas foram recepcionados no Departamento de Fitotecnia pela pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Nilda de Fátima Ferreira Soares; pelo chefe do DFT, Antônio Alberto da Silva; e pelos organizadores da visita professores Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão.

TRADIÇAO UFV

   A UFV possui uma posição do destaque em sua atuação com a cultura do milho, avaliam os professores Glauco e João Carlos. A Instituição foi responsável pelo lançamento do primeiro híbrido de milho no Brasil em 1936/37. Existem registradas na Universidade 1.076 publicações envolvendo a cultura do milho nas diferentes áreas da ciência. Destas, 301 são teses 366 artigos publicados em periódicos e os demais em livros, capítulos de livros e apresentações em congressos, dentre outras. No ano de 1998, foram registradas 133 publicações relacionadas com o assunto. Atualmente estão registrados 141 projetos de pesquisa, envolvendo essa cultura. Durante sua estada na Universidade, os participantes do curso estiveram no Campo Experimental Diogo Alves de Melo, na Estação Experimental de Coimbra e na Horta Nova, pertencentes ao Departamento de Fitotecnia. Conheceram os experimentos de campo dos professores Glauco e João Carlos, coordenadores do Programa Milho do Departamento, e os trabalhos relacionados com  o manejo de plantas daninhas, coordenados pelos professores Antônio Alberto da Silva e Lino Roberto Ferreira.

A programação da visita contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Viçosa.