ENCERRADO O II CONCURSO DE PRODUTIVIDADE DE MILHO DA EMATER

JORNAL FOLHA DA MATA, Sábado, 20 de março de 1999

       O II Concurso de Produtividade de Milho encerrou-se no último dia 12, sexta-feira, com uma solenidade realizada na propriedade da agricultora Maria Nazaré, o Sítio Itaguaçu, na localidade do mesmo nome, zona rural de Viçosa. O concurso foi coordenado pela EMATER de Viçosa, promotora do evento em parceria com a Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, UFV e CENTREINAR.

Falando na abertura do encontro,  engenheiro agrônomo Sérgio Moreira Martins, gerente regional da EMATER, destacou a importância do aumento da produção e da produtividade de milho para a região, que são objetivos dos concursos de produtividade em parceria com os órgãos envolvidos. A seguir, o também engenheiro agrônomo, Gil Tiago de Souza, um dos coordenadores do concurso, apresentou o curto de produção para um hectare de milho por meio de acompanhamento de lavoura, apresentando a margem de lucro da lavoura conduzida com tecnologia, com o seguinte resultado: o primeiro concurso (safra 96/97) deu uma margem de renda de 702,56 reais e, o atual, de 776,75 reais por hectare. A produção da safra passada, que teve 10 participantes, foi de 5.600 kg/ha, com uma produção média de 6.a700 kg/ha. Gil disse ainda
que todos os participantes do primeiro e segundo concursos realizaram uma excursão técnica a Patos de Minas, no ano passado, onde tiveram a oportunidade de conhecerem a cultura de milho realizada no sistema plantio direto que, além de várias vantagens, diminui significativamente o custo de produção.
        Continuando a solenidade, o coordenador técnico do CENTRENAR, professor Tetuo Hara parabenizou os participantes e colocou o órgão à disposição dos produtores e técnicos e deu uma rápida explicação sobre comercialização e qualidade do produto. O professor da UFV, João Carlos Galvão, que teve uma participação bastante ativa realizando palestras para os produtores de milho em 1998, fez um breve comentário sobre o plantio direto. Ainda esteve presente, entre outras autoridades, o coordenador de cursos do CENTREINAR, Geraldo Magela Campos Souza.

Encerrando o encontro, o secretário Municipal de Agricultura, Luciano Piovesan, fez o lançamento do III Concurso Municipal de Produtividade de Milho.

Vencedores

      Pela segunda vez consecutiva, a vencedora do concurso foi a senhora Maria Nazaré Fialho Fodrigues, com uma produtividade de 9.955 kg/ha, recebendo como prêmio um pulverizador costal, 10 horas de trator oferecidas pela Prefeitura Municipal de Viçosa, e um equipamento de protação individual oferecido pela EMATER-MG. O segundo colocado, Odilon Rodrigues, com uma produtividade de 7.827 kg/ha, recebeu um saco de milho de Riberal Sementes e 10 horas de trator (PMV). Em terceiro lugar ficou o produtor Antônio Fernandes Esteves, com produtividade de 7.503, que recebeu como prêmio10 horas de trator. Ainda apresentaram boa produtividade os produtores Geraldo Rodrigues, José Francisco da Silva, Laércio Geraldo Rodrigues, João Jacinto da Silva, João Gualberto da Silva e Antônio da Silva.