CARACTERÍSTICAS DO CULTIVAR UFVM 100 PARA PRODUÇÃO DE MILHO-VERDE EM CULTIVO ORGÂNICO.

LIMA, Júlien da Silva; SANTOS, Izabel Cristina; NUNES, Robert Mattos; MIRANDA, Glauco Vieira; SOUZA, Leandro Vagno; VAZ DE MELO, Aurélio; OLIVEIRA, Lucimar Rodrigues; AGUIAR, Bárbara de Melo.

XII Simpósio de Iniciação Científica: Desafio Brasil: Prioridade na Pesquisa e Desenvolvimento Social. Resumos. 26 a 28 de novembro de 2002.

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar as características do cultivar UFVM100 para produção de milho-verde. O cultivar de polinização aberta utilizado foi o UFVM100 desenvolvido pelo Programa Milho ®. A semeadura do cultivar foi realizada na Fazenda Experimental do Vale do Piranga, pertencente a EPAMIG/CTZM, sob altitude de 450 m, em março de 2002. A parcela experimental foi constituída de dezesseis linhas de cinco metros de comprimento, espaçadas de 0,90m. A densidade utilizada foi de cinco plantas por metro, totalizando a população de 55 mil plantas/ha. A adubação utilizada foi de 40 m3.ha-1 de composto orgânico no plantio. As características avaliadas foram pesos de espiga empalhada (PEE), peso de espiga desempalhada (PED), peso da espiga útil (PEU), comprimento de espiga (CE), comprimento útil da espiga (CUE), diâmetro de espiga (DE), nº de fileiras por espiga (NE), configuração das fileiras (CF), forma da espiga (FE). O PEE variou de 390 a 135g. O PED variou de 255 a 100g. O PEU variou de 245 a 90g. o CE avaliado variou de 20 a 15 cm. O CUE variou de 10 a 16 cm. O NF variou de 10 a 18 por espiga. Os valores de DE variaram de 3,58 a 5 cm. Nas características qualitativas os valores de CF variaram de reta a levemente recurvada e a FE de cônica a cilíndrica. Conclui-se, portanto, que o cultivar UFVM100 obteve bons resultados para as características avaliadas no primeiro ano sob cultivo orgânico, mostrou-se adaptado para a produção de milho verde sob cultivo orgânico e possui variabilidade genética para as características avaliadas.