CARACTERÍSTICAS DE POPULAÇÕES LOCAIS DE MILHO NA REGIÃO DE VIÇOSA

AGUIAR, Bárbara de Melo; MIRANDA, Glauco Vieira; LIMA, Júlien da Silva; FALUBA, Joyce de Souza; MENDES, Flávia Ferreira; SOARES, Marcelo Oliveira; SOUZA, Elaine Aparecida; SOUZA, Leandro Vagno; VAZ DE MELO, Aurélio; GUIMÃRAES, Lauro José Moreira; FIDELIS, Rodrigo Ribeiro

XII Simpósio de Iniciação Científica: Desafio Brasil: Prioridade na Pesquisa e Desenvolvimento Social. Resumos. 26 a 28 de novembro de 2002.

O objetivo foi caracterizar cultivares de polinização aberta de milhos crioulos coletados em propriedades de pequenos produtores da região de Viçosa. Essas populações são oriundas do cultivo de ano após ano com sementes da própria lavoura, que como conseqüência, podem apresentar resistência ao ataque de caruncho quando armazenadas em paiol, resistência às doenças, alta qualidade fisiológica de sementes, estabilidade produtiva e eficiência no uso de nutrientes. Foram feitas visitas nas propriedades agrícolas, sendo recolhidas espigas de 15 populações locais de milho. Nessas foram avaliadas as características nas sementes: cores da coroa, do endosperma e do pericarpo, tipo, tamanho, número e direção das fileiras na espiga e avaliadas na espiga: a forma e o comprimento. As cores da coroa e do endosperma variaram de amarelo a amarelo-alaranjado com presença das cores branco-amarelado e vermelho. O pericarpo apresentou-se incolor para todas as populações. Todas as populações possuíram o tipo de grãos semi-dentado e dentado. O tamanho da semente foi pouco alongada, considerado médio. O número de fileiras das sementes nas espigas variou de 14 a 16, com direção reta. As formas das espigas foram cônicas-cilíndricas e cilíndricas. A média do comprimento de espiga foi de 16.6cm, com uma das populações alcançando 21,6cm. Conclui-se que a preferência dos agricultores é pelas populações com sementes semi-dentadas ou dentadas, amarelas, pouco alongadas e espigas compridas com fileiras retas e que existe alta variabilidade genética intraespecífica.