Teses Premiadas - DER/UFV
PRÊMIO SCHUH
Instituído em 1972, tem como patrono o Dr. G. E. Schuh, ex-professor do DER, nos anos 60, durante a vigência do Projeto Purdue, ex-assessor da Fundação Ford no Brasil, ex-presidente da Associação Americana de Economistas Agrícolas, grande incentivador da profissão de economista agrícola e autor de renomadas obras especializadas. Destina-se a premiar a melhor dissertação de Mestrado em Economia Rural produzida nos centros brasileiros de pós-graduação. Além do diploma, o agraciado recebe o equivalente a US$ 100,00.

1972
JOBER ROCHA - Análise econômica da engorda de bovinos em confinamento, através da superfície de resposta Ulveling-Fletcher. Orientador: Teotônio Dias Teixeira.

1973
MAURÍCIO VIEIRA DE CARVALHO - Estudo empírico do subemprego de mão-de-obra rural no Estado do Espírito Santo. Orientador: Euter Paniago.

1979
JOSÉ EUCLIDES ALHADAS CAVALCANTI - Análise harmônica aplicada às quantidades e aos preços de produtos agrícolas selecionados no Estado de São Paulo. Orientador: Mário M. Amin.

1980
JACKSONVILLIAM NAGORNNI - Análise da eficiência técnica e da substituição de fatores na agricultura de baixa renda da Zona da Mata de Minas Gerais. Orientador: Túlio Barbosa.

1983
ROBERTO SERPA DIAS - Elasticidades de substituição e de demanda de fatores na agricultura brasileira. Orientador: Sérgio Alberto Brandt.

1985
FRANCIMAR DE ARAÚJO MAMED - Custos e benefícios sociais da política de auto-suficiência em borracha natural no Brasil. Orientador: João Eustáquio de Lima.

1993
MARILZA MACHADO FERREIRA - Retorno aos investimentos em pesquisa e assistência técnica na cultura do café em Minas Gerais. Orientador: Carlos Augusto de Magalhães.

2003
RUBICLEIS GOMES DA SILVA - Valoração do Parque Ambiental "Chico Mendes", Rio Branco-AC: uma aplicação probabilística do método referendum com bidding games. Orientador: João Eustáquio de Lima.

2009
GIL BRACARENSE LEITE - Alocação de custos de projetos entre os usuários de água em uma bacia hidrográfica. Orientador: Wilson da Cruz Vieira.


Menção Honrosa

1991
PATRÍZIA RAGGI ABDALLAH - Agricultura e propagação inflacionária. Orientador: Erly Cardoso Teixeira.

1995
LUIZ EDUARDO DE VASCONCELOS ROCHA - Determinantes da taxa de câmbio real e seu efeito sobre os preços agrícolas. Orientador: Erly Cardoso Teixeira.

1996
MÔNICA DE MOURA PIRES - Perspectivas de expansão da produção de grãos em Minas Gerais no contexto de liberalização de mercados. Orientador: Antônio Carvalho Campos.

2005
THIAGO DE MELO TEIXEIRA DA COSTA - Viabilidade da utilização de derivativos agropecuários em carteiras de investimentos de Fundos de Pensão no Brasil. Orientador: Carlos Antônio Moreira Leite.