13a Aula

CONCLUSÃO E REVISÃO

O prolongado período de crescimento dos investimentos (1770-1960) tem como principal explicação os paradigmas tecnológicos da mecânica e da eletromecânica, através de ganhos de produtividade associados à exploração de plantas de escala, rigidez e estanqueidade crescentes. Com o desenvolvimento da microeletrônica esse cenário mudará completamente ao possibilitar a flexibilização organizacional/produtiva.

Uma conclusão importante é que o progresso técnico microeletrônico gera uma dinâmica oposta à gerada pelas bases mecânica e eletromecânica ao intensificar o jobless growth. Mas se é o próprio progresso técnico que gera a crise, e a economia de mercado movida por interesses pessoais gera o progresso técnico, essa conclusão significa uma crise estrutural significativa e comprometedora do próprio sistema capitalista.

A consequência atual é que a maioria dos empregos gerados se encontram nos serviços pessoais, devido à necessidade de se aceitar qualquer tipo de trabalho para se sobreviver. Significa que ainda que o desemprego regrida, caem os salários médios, levando a uma acelerada piora na distribuição de renda na economia. De outro lado, percebe-se que se trata de uma solução não sustentável a longo prazo uma vez que são empregos de baixo dinamismo tecnológico, o que significa dizer que as sociedades neoliberais retornarão ao crescimento sem emprego.

O mundo desenvolvido caminha hoje, com o neoliberalismo, não para a agudização de sua crise econômica, e sim para a sistemática degradação de sua sociedade. As inúmeras barbáries existentes no terceiro mundo não deixam dúvidas de que todo esse processo ainda pode avançar por um longo tempo, e o seu resultado final, seja ele qual for, não será nada agradável. Significa dizer, em termos teóricos, que os ganhos de produtividade, concentrados pelos capitalista e analista simbólicos, devem ser imediatamente tributados e adequadamente distribuídos pela maioria da população.

Uma solução dessa natureza, que óbviamente segue uma perspectiva social-democrata, não inviabiliza o capitalismo. De certa forma, até o potencializa, ao inviabilizar a hipertrofia financeira coma transformação de todo o excedente gerado em consumo e investimento real.