UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

Seminário de tese

 

TÍTULO

 

CRIOPRESERVAÇÃO DE GERMOPLASMA DE CANA-DE-AÇÚCAR

 

PRELECIONISTA: Cristiane Gamarano de Melo

ORIENTADOR: Prof. Márcio Henrique Pereira Barbosa – DFT/UFV

CONSELHEIROS: Prof. Sérgio Yoshimitsu Motoike – DFT/UFV

                                  Prof. Marília Contin Ventrella – DBV/UFV

 

RESUMO

 

A cana-de-açúcar é uma das mais importantes espécies cultivadas. No Brasil possui elevada importância econômica, ambiental e social. O melhoramento de genético da cana de açúcar tem contribuído para o aumento na produção (CONAB, 2008). Entretanto, para se obter sucesso no programa de melhoramento, como a obtenção de novas variedades com alto rendimento e resistentes a pragas e doenças, é necessário que a variabilidade dos recursos genéticos desejáveis da determinada espécie esteja disponível para sua utilização. Com isso, as coleções de germoplasma passam a ter papel fundamental nos programas de melhoramento (Silva et al., 1997). O germoplasma da cana-de-açúcar é conservado in vivo, em condições de campo, em decorrência da forma de propagação da cana-de-açúcar, que é vegetativa. Contudo, as coleções são grandes e acabam absorvendo recursos e ocupando grandes áreas. Outro problema destas coleções é a vulnerabilidade, pois as plantas ficam expostas ao ataque de patógenos, intempéries climáticas e vandalismo, podendo até ser perdidas por falhas na identificação (Withers & Engelmann, 1998). Uma tecnica alternativa para a conservação de germoplasma é a criopreservação, que é definida como conservação de material biológico em nitrogênio líquido a -196°C. A esta temperatura (-196ºC), o metabolismo celular é eficientemente paralisado e o material pode ser conservado em estado de suspensão metabólica, em condições livres de riscos de contaminação, por patógenos e/ou de variações genéticas, por longo período de tempo (Santos, 2000). A criopreservação consiste de várias etapas como encapsulamento, pré-cultivo, secagem, congelamento, descongelamento e regeneração. O objetivo do primeiro capítulo foi determinar o tempo de exposição dos ápices caulinares encapsulados a câmara de fluxo laminar para se atingir os teores de umidade de 30, 20 e 10%. O segundo capítulo objetivou determinar a melhor combinação, concentração de sacarose x tempo de pré-cultivo que resultasse na melhor indução de tolerância a secagem. O objetivo do terceiro capítulo foi obter a melhor combinação concentração de sacarose x tempo de pré-cultivo x tempo de secagem x método de descongelamento que resultasse no maior índice de sobrevivência dos explantes criopreservados. No primeiro capítulo verificou-se que o tempo necessário de exposição à câmara de fluxo para se atingir os teores de umidade de 30, 20 e 10% era de 5.7, 7.45 e 10.45 horas respectivamente. No segundo capítulo, a melhor tolerância à secagem foi obtida quando a concentração de 0,3 M foi adotada independentemente do tempo de pré-cultivo. No capítulo 3, não foi obtido nenhum índice de sobrevivência quando os explantes foram criopreservados. A técnica precisa de refinamentos para que o sucesso na criopreservação de germoplasma de cana-de-açúcar seja obtido.

 

REFERÊNCIAS:

 

CONAB. COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO, Acompanhamento da Safra Brasileira Cana-de-Açúcar Safra 2008, primeiro levantamento, abril/2008. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conabweb/download/safra/cana.pdf> acesso em 29/06/2008.

SANTOS, I.R.I. Criopreservação: Potencial e perspectivas para a conservação de germoplasma vegetal. Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, 12:70- 84, 2000.

 

SILVA, S. O.; SHEPHERD, K.; DANTAS, J. L. L.; SOUZA, A. S.; CARNEIRO, M. S. (1997) Germoplasma. In: ALVES, E. J. (Org.). A cultura da banana: aspectos técnicos, socioeconômicos e agroindustriais. Brasília: Embrapa-CNPMF, 61-84, 1997.

 

WITHERS, L.A. e ENGELMANN, F. In vitro conservation of plant genetic resources. In: ALTMAN, A. (ed) Agricultural Biotechnology. New York, Marcel Dekker, 57-88, 1998.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-----------------------------------                                       ------------------------------------------

Cristiane Gamarano de Melo                                         Márcio Henrique Pereira Barbosa

             Estudante                                                                              Orientador