Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

                              

 

 

 

 

 

Seminário de Tese

 

 

Expressão gênica em folículos e tecido ovariano durante o ciclo estral em suínos

 

 

Prelecionista: Priscila Vendramini Silva                                        Data: 03/07/08

Orientador: Simone Eliza Facioni Guimarães

Co-orientadores: Marta Fonseca Martins Guimarães

José Domingos Guimarães.

 

 

Dentre as características reprodutivas, o tamanho de leitegada é um componente importante na redução de custos e na produtividade da atividade suinícola. Entretanto, os ganhos genéticos obtidos para essa característica não têm sido satisfatórios, pois apesar da variabilidade genética existente, trata-se de uma característica complexa, de baixa herdabilidade, com expressão limitada pelo sexo e medida somente após a maturidade sexual.

A taxa de ovulação é um dos principais componentes que determinam o tamanho da leitegada sendo definida como o número de oócitos liberados por ciclo estral. Com o objetivo de aumentar o potencial reprodutivo de fêmeas suínas, em especial a taxa de ovulação, torna-se necessário maior entendimento dos mecanismos de controle do desenvolvimento folicular e de atresia. Durante o ciclo estral uma rede de eventos hormonais e fatores de crescimento celular atuam de maneira autócrina e parácrina para regular o desenvolvimento folicular. Esses eventos são caracterizados por grande dinamismo na expressão gênica e no acúmulo de transcritos gerados.

No presente estudo avaliou-se a expressão dos genes IGF-I, EGF, IGFBP (-1 a -5) e genes da cascata de apoptose celular (caspase-3 e p53) em células foliculares e em tecido ovariano de fêmeas suínas nos dias 0, 6, 12 e 18 do ciclo estral por meio da técnica de PCR quantitativo em tempo real (qPCR). O RNA total das células foliculares e do tecido ovariano foi extraído separadamente, e um mix das duas amostras foi utilizado como molde para a síntese da primeira fita de cDNA. As reações de qPCR foram realizadas utilizando o gene GAPDH como controle endógeno. Os resultados de expressão gênica foram interpretados por meio de análise de regressão linear considerando os dados de expressão de cada gene como variável dependente e os dias do ciclo estral como variáveis independentes (0, 6, 12 e 18). Todos os genes analisados foram expressos nas células foliculares e no tecido ovariano, o mRNA do IGFBP2 apresentou perfil de expressão linear decrescendo durante o ciclo estral, o mRNA do IGFBP3 apresentou perfil de expressão quadrático, e para os demais genes estudados não foi verificado efeito da expressão gênica em função dos dias do ciclo estral. A técnica de qPCR mostrou-se de grande importância biotecnológica possibilitando a detecção de transcritos de baixa abundância e maior entendimento da dinâmica folicular ovariana. Entretanto, estudos devem ser ampliados para outros genes relacionados, assim como genes de outras vias metabólicas para melhor entendimento dos estádios fisiológicos envolvidos na foliculogênese em suínos.

 

Bibliografia Consultada

 

SPICER, L.J e ECHTERNKAMP, S.E. The ovarian insulin and insulin-like growth factor system with an emphasis on Domestic animals. Domestic Animal Endocrinology.  v. 12, p. 223-245, 1995.

TILLY, J.L. Apoptosis and ovarian function. Rev Reprod. v. 1, p. 162-172, 1996.

ZHOU, J., ADESANYA, O.O., VATZIAS, G., HAMMOND, J.M., BONDY, C.A. Selective Expression of Insulin-Like Growth Factor System Components during Porcine Ovary Follicular Selection. Endocrinology. v. 137, p. 4893-4901, 1996.

 

 

 

_______________________                      ____________________

Prof. Simone E. F. Guimarães                   Priscila Vendramini Silva

             (orientadora)                                                 (mestranda)