Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

                              

 

 

 

 

Seminário – Tema Livre

                             

Prelecionista: Marcelo Jangarelli

Orientador: Prof. Ricardo Frederico Euclydes – DZO/UFV

Data: 19/06/2008

 

Mapeamento de QTL (quantitative trait loci) em Programas de Melhoramento Genético de Aves

 

A avicultura vem se tornando altamente tecnificada nas últimas décadas, destacando-se no cenário agropecuário brasileiro, alcançando elevados índices de desempenho, na produtividade de carne e ovos. A exportação de frango no primeiro trimestre de 2008 superou as expectativas, atingindo uma receita de US$ 1,5 bilhões, 59% superior em analogia ao primeiro trimestre de 2007 (www.abef.com.br). A avicultura de postura também mostra um expressivo crescimento nos últimos anos, entretanto, inferior ao acréscimo observado em frango de corte, justificado pelo baixo consumo ovos/habitante/ano no Brasil (menor que 100), em comparação a outros países como o Japão e o México, que supera 300 ovos/habitante/ano (www.apa.com.br).

                O melhoramento tradicional, baseado na genética quantitativa e na seleção fenotípica do animal ou na estimativa do valor genético aditivo derivado do fenótipo, tem assegurado um progresso contínuo no ganho genético para a maioria das características de relevância econômica em aves (Dekkers, 1999). Contudo, associadas a essas melhorias, surgiram algumas respostas correlacionadas indesejáveis, como o aumento de doenças metabólicas, queda na resposta vacinal, redução na fertilidade, na qualidade da carne e na resistência a doenças infecciosas em aves de corte, bem como o aumento da incidência de osteoporose e problemas na qualidade da casca do ovo em poedeiras (Burt, 2002).

                Com o desenvolvimento da biotecnologia, a genética molecular poderá ser utilizada como complemento em programas de melhoramento, através da seleção assistida por marcadores (MAS – Marker Assisted Selection), otimizando estas características e outras de interesse econômico, sem prejudicar os ganhos até então obtidos nas características produtivas. Com o uso de ferramentas moleculares é possível identificar genes que controlam características quantitativas de importância econômica, auxiliando e acelerando programas de melhoramento animal, em especial, para caracteres difíceis de serem mensurados, de elevado custo de avaliação, de baixa herdabilidade ou limitados pelo sexo (Ledur et al., 2004).

                Diferentes metodologias derivadas do desenvolvimento nos anos 80 de tecnologias do DNA recombinante e da PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) permitem a identificação de vários tipos de marcadores moleculares distribuídos ao longo do genoma, possibilitando a identificação de locos associados a características quantitativas e, consequentemente, a utilização dessas marcas na seleção assistida por marcadores.

O genoma do frango possui diversos marcadores já mapeados, em diferentes populações. Estudos de mapeamento no genoma avícola relatam a existência de QTL (quantitative trait loci) associados ao desempenho produtivo, resistência a doenças, qualidade de carcaça e do ovo. Todavia, para a utilização desses resultados na MAS, há necessidade de validação dos QTLs em outras populações experimentais e comerciais, objetivando confirmar as suas localizações e seus efeitos sobre as características (Nones, 2004). Além disso, as pesquisas devem empregar uma quantidade adequada de marcadores e de indivíduos, utilizando análises estatísticas adequadas para possibilitar a construção de mapas genéticos e um maior número de QTL mapeado.

 

Referências Bibliográficas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS EXPORTADORES DE FRANGO. Estatísticas. Disponível em: www.abef.com.br . Acesso: 22/05/2008.

ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE AVICULTURA. Estatísticas. Disponível em: www.apa.com.br . Acesso: 22/05/2008.

BURT, D.W. 2002. Applications of biotechnology in the poultry industry. World’s Poultry Science Journal, v. 58, n. 1, p.  5-13.

DEKKERS, J.C.M. 1999. Breeding in the 21th century: application of molecular technology. Proc. Assoc. Advmt. Anim. Breed. Genet. , v. 13, p. 1-16.

LEDUR, M. C.; NONES, K.; ALVES, H. J.; BERTANI, G.R. 2004. A importância do conhecimento do genoma para a produção de aves. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Campo Grande, Anais do Simpósio. p. 379-389.

NONES, K. Mapeamento de QTLs no cromossoma 1 de Gallus gallus que influenciam características de desempenho e carcaça. 2004. 110 p. Tese (Doutorado em Agronomia). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba.

 

 

        ____________________________                     ____________________________

         Prelecionista: Marcelo Jangarelli                 Orientador: Prof. Ricardo F. Euclydes