Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

                              

 

 

 

 

 

Seminário de Tese

 

Prelecionista: Ana Paula Gomes Pinto

Orientador: Paulo Sávio Lopes

Conselheiros: Simone Eliza Facioni Guimarães

                       Robledo de Almeida Torres

 

 

Detecção de Locos de Características Quantitativas (QTL) nos cromossomos Nove, Dez e Onze de suínos

 

                As técnicas de avaliação do DNA dos animais domésticos têm permitido compreender a relação biológica existente entre os genes e as características de interesse comercial e incorporar as informações obtidas aos programas industriais de melhoramento. Nesse sentido, polimorfismos de DNA podem ser usados como marcadores genéticos, possibilitando a identificação de regiões do genoma que influenciam a variação fenotípica de características quantitativas, sendo estas regiões denominadas Locos de Características Quantitativas (QTL).

                Objetivou-se com este estudo detectar QTL para características de desempenho, carcaça, cortes de carcaça e qualidade de carne nos cromossomos nove, dez e onze de suínos. Para tanto, utilizou-se amostras de DNA de suínos pertencentes a uma população F2, composta por 714 animais, oriunda do cruzamento entre dois machos da raça nativa brasileira Piau e 18 fêmeas Landrace X Large White X Pietrain. A formação da população e a obtenção dos dados fenotípicos foram realizados na Granja de Melhoramento de Suínos e as análises genotípicas, no Laboratório de Biotecnologia Animal (LABTEC), ambos pertencentes ao Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (DZO-UFV).

                Foram avaliados um total de 13 locos microssatélites distribuídos nos três cromossomos, sendo seis localizados no cromossomo nove, três no cromossomo dez e quatro no cromossomo onze. Os locos foram amplificados individualmente por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR - Polymerase Chain Reaction), empregando-se primers marcados com fluoróforos. Os genótipos dos animais foram obtidos a partir de análise de fragmentos em Seqüenciador Automático ABI Prism 310 e analisados a partir do software Genescan (Applied Biosystems). As freqüências alélicas, a Heterozigosidade Observada (HO) e Esperada (HE) e o Conteúdo de Informação Polimórfica (PIC) foram obtidos a partir do software CERVUS 3.0 (Marshall et al., 1998).  A construção do mapa de ligação foi realizada a partir do software CRIMAP versão 2.4 (Green et al., 1990), adotando a função de Kosambi para converter as frações de recombinação em distância de mapa (centiMorgans - cM). O mapa de ligação contendo as distâncias entre os marcadores na presente população, os genótipos para os diversos marcadores e os dados fenotípicos foram então submetidos ao software QTL EXPRESS (http://ww.qtl.cap.ed.ac.uk) para análise de QTL. Os limiares de significância cromossômica (a=0,05 e a=0,01) foram determinados a partir de testes de 10.000 permutações. Os efeitos aditivos e de dominância e o intervalo de confiança foram estimados de acordo com Pérez-Enciso et al. (2000).

                Os valores referentes ao número de alelos por loco na população estudada variaram de três a sete e diferiram daqueles indicados pelo USDA-MARC (http://www.thearkdb.org). As médias de HE, HO e PIC para os locos utilizados nos cromossomos nove, dez e onze foram, respectivamente, 0,67, 0,63 e 0,58; 0,50, 0,52 e 0,47; 0,82, 0,72 e 0,68.

                Não houve alteração na ordem dos marcadores em relação ao mapa do USDA-MARC (Rohrer et al., 1996). No entanto, os mapas médios entre sexo dos cromossomos nove e dez obtidos no presente estudo possuem comprimentos superiores, respectivamente, 1,22% e 2,25% aos mapas do USDA-MARC (Rohrer et al., 1996).

                Foram detectados QTL para peso de carré (P < 0,01), peso de lombo (P< 0,05) e comprimento total do intestino delgado (P < 0,05) no cromossomo nove e QTL para peso de fígado (P < 0,01), maior espessura de toucinho na região da copa, na linha dorso-lombar (P < 0,05) e índice de vermelho (P < 0,05) no cromossomo dez. As informações dos QTL significativos encontrados servem para estudos futuros como o mapeamento fino e identificação de genes que ajudam no melhor entendimento da fisiologia e características de produção de suínos.

 

Referências bibliográficas

 

1- GREEN, P., FALLS, K. e CROOKS, S. Documentation for CRI-MAP, version 2.4 (3/26/90). Disponível em: <http://www.animalgenome.org/~hu/CRIMAPwkshp/crimap-doc.html>.  Acesso em: 26 de maio de 2007.

2- MARSHALL, T.C., SLATE, J., KRUUK, L..E.B., PEMBERTON, J.M. 1998. Statistical confidence for likelihood- based paternity inference in natural populations. Molecular Ecology. 7: 639-655.

3- PÉREZ-ENCISO, M.; CLOP, A.; NOGUERA, J. L.; ÓVILO, C.; COLL, A.; FOLCH, J. M.; BABOT, D.; ESTANY, J.; OLIVER, I. D. e SÁNCHEZ, A. 2000. A QTL on pig chromssome 4 affects fatty acid metabolism: Evidence from Iberian by landrace intercross. J. Anim. Sci. 78: 2525-2531.

4- ROHRER, G. A., ALEXANDER, L. J., HU, Z., SMITH, T. P. L., KEELE, J. W. E BEATTIE, C. W. 1996. A comprehensive Map of the Porcine Genome. Genome Research. 6: 371-391.

 

 

______________________________                      ____________________________

        Ana Paula Gomes Pinto                                                 Paulo Sávio Lopes