Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

                              

 

Seminário de Tese

 

DETECÇÃO DE LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS NO CROMOSSOMO 8 DE SUÍNOS

 

Prelecionista: Katiene Régia Silva Sousa

Orientadora: Simone E. Facioni Guimarães

 

Para a Seleção Assistida por Marcadores (MAS) obter sucesso em programas de melhoramento requer avanços no mapeamento de genes e identificação de polimorfismos, genotipagem por marcadores, detecção de QTL, avaliação genética e desenvolvimento de estratégias para utilizar a informação genética na seleção (DEKKERS e VAN DER WERF, 2007). Segundo Andersson et al. (1998), a seleção da população apropriada para mapeamento é uma das premissas necessárias para a formação dos mapas de ligação, logo é mais interessante utilizar população F2, obtida do intercruzamento de animais F1 quando se trata de marcadores de DNA codominantes, como é o caso dos microssatélites. Com base nos mapas de ligação e nos dados de populações F2, vários estudos têm reportado QTL influenciando características em suínos em uma variedade de cromossomos (MALEK et al., 2001). O estudo aqui descrito objetivou a detecção de QTL, localizados no cromossomo oito de uma população F2 produzida por intercruzamento entre populações geneticamente divergentes de suínos.

O experimento foi conduzido na Granja de Melhoramento de Suínos do Departamento de Zootecnia da UFV, em Viçosa, MG, no período de novembro de 1998 a julho de 2001, quando foram formadas duas famílias a partir do cruzamento de dois varrões da raça nativa Piau com 18 fêmeas de linhagem comercial (Landrace x Large White  x Pietrain) desenvolvida na UFV. A partir do intercruzamento da geração F1, foi obtida a geração F2. As características analisadas foram desempenho, carcaça, órgãos internos e vísceras, cortes de carcaça e qualidade de carne. Foram utilizadas amostras de DNA obtidas de sangue para amplificação dos fragmentos por PCR e genotipagem dos animais no seqüenciador ABI PRISM 310 para sete marcadores (SW2410, S0098, SW905, S0086, S0017, SW1085 e S0178) utilizando o programa GeneScan. O programa CERVUS (MARSHALL et al, 1998) foi utilizado para estimar as freqüências alélicas, conteúdo de informação polimórfica e heterozigosidade assim como a probabilidade de exclusão de paternidade. Para a construção do mapa de ligação e para o mapeamento de QTL utilizou-se respectivamente os programas CRIMAP (GREEN et al., 1990) e QTLExpress (SEATON et al., 2002) que emprega o método de regressão por intervalo de mapeamento descrito por Haley et al. (1994).

Os marcadores de microssatélites foram considerados adequados para estudos de características quantitativas (exceto S0086 e S0178 que não foram utilizados para a geração do mapa de ligação), quando foram analisados os valores de heterozigosidade observada (Ho), heterozigosidade esperada (He) e conteúdo de informação polimórfica (PIC). A avaliação dos locos amplificados no SSC8 forneceu valores das médias da Heterozigosidade observada (Ho) e esperada (He) e do Conteúdo de informação polimórfica (PIC) de 65,2%, de 65,0% e 0,60, respectivamente. O mapa de ligação ficou com a seguinte ordem dos marcadores: SW2410 (0 cM), S0098 (28 cM), SW905 (61cM), S0017 (113 cM) e SW1085 (148 cM). Foram detectados um QTL para espessura de toucinho (ETO) e um para rendimento de carcaça (RCAR) já descritos em outras populações. Para as características de cortes de carcaça, obteve-se QTL para peso do pernil limpo (PPL), peso da paleta limpa (PPAL), peso do filezinho (PF) e peso da banha rama (PBR). As informações dos QTL significativos encontrados servem como base de estudos futuros para identificação de genes a serem usados na seleção assistida por marcadores ou introgressão genética, assim como para o melhor entendimento do desenvolvimento fisiológico nos animais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ANDERSSON-EKLUND, L., MARKLUND, L., LUNDSTRÖM, K. Mapping quantitative trait loci for carcass and meat quality in a Wild Boar x Large White intercross. Journal of Animal Science. 1998. 76: 694-700.

DEKKERS, J. C. M. e VAN DER WERF, J. H. J. Capítulo 10: Strategies, limitations and opportunities for marker-assisted selection in livestock. In: Marker Assisted Selection. Current status and future perspectives in crops, livestock, forestry and fish. Roma: Food And Agriculture Organization Of The United Nations 2007. 494 p.

GREEN, P., FALLS, K. e CROOKS, S. Documentation for CRI-MAP, version 2.4 (3/26/90). Disponível em: <http://www.animalgenome.org/~hu/CRIMAPwkshp/crimap-doc.html>.  Acesso em: 26 de maio de 2007.

MALEK, M., DEKKERS, J. C. M., LEE, H. K., BAAS, T. J., PRUSA, K., HUFF-LONERGAN, E. e ROTHSCHILD, M. F. A molecular genome scan analysis to identify chromosomal regions influencing economic traits in the pig. II. Meat and muscle composition. Mammalian Genome. 2001. 12(8): 637-645.

MARSHALL, T.C., SLATE, J., KRUUK, L..E.B., PEMBERTON, J.M. Statistical confidence for likelihood- based paternity inference in natural populations. Molecular Ecology. 1998. 7: 639-655.

SEATON, G., HALEY, C. S., KNOTT, S. A., KEARSEY, M., VISSCHER, P. M. QTL express: mapping quantitative trait loci in simple and complex pedigrees. Bioinformatics. 2002.18 (2):339-340.

 

 

 

 

                                                                                                                                                                         

 

Katiene Régia Silva Sousa                                                                      Simone Eliza Facioni Guimarães

(prelecionista)