Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

                               

 

SEMINÁRIO DE TESE

 

AVALIAÇÃO GENÉTICA DE LINHAGENS DE CODORNA DE CORTE

UTILIZANDO MODELOS DE REGRESSÃO ALEATÓRIA

 

Prelecionista: Cristina Moreira Bonafé

Orientador: Prof. Robledo de Almeida Torres

 

A coturnicultura é uma atividade que tem apresentado um grande potencial de expansão, pois demanda pouco espaço, menos mão-de-obra que a avicultura, baixo investimento inicial e baixo consumo de ração, além de serem aves de comportamento dócil, fácil manejo, bastante resistente a doenças e uma ótima fonte alternativa de proteína na alimentação humana.

As codornas vêm sendo muito utilizadas para estudos científicos, além do baixo custo de produção, essa espécie possui um reduzido intervalo de geração, até cinco gerações em um ano, o que representa um grande volume de dados em um curto espaço de tempo, podendo ser utilizadas como um simulador biológico. O Brasil se encontra em posição de destaque na produção avícola mundial, desta forma, o desenvolvimento de linhagens de codornas de corte competitivas com o mercado externo estaria perfeitamente de acordo com a capacidade científica dos pesquisadores nacionais. Para se obter material genético de qualidade, são necessários programas de melhoramento bem fundamentados e embasados em parâmetros genéticos acurados e precisos.

O uso de modelos de regressão aleatória (MRA) tem sido proposto como alternativa para modelar características de crescimento, que são medidas repetidas na vida dos animais, pois permitem a predição de valores genéticos para a curva de crescimento como um todo, para qualquer ponto desejado na escala de tempo utilizada e para funções da curva. Permitem ajustar uma trajetória aleatória para cada indivíduo como desvios de uma trajetória média da população, descrevendo os desvios genéticos a partir de regressões fixas, permitindo que cada animal tenha uma forma diferente da trajetória de seus desempenhos em termos genéticos (Mercadante et al., 2002).

Os dados utilizados neste estudo são provenientes de duas linhagens do Programa de Melhoramento Genético de Codornas da Universidade Federal de Viçosa, sendo compostos de 26.835 e 27.447 registros de pesos das linhagens UFV1 e UFV2, respectivamente, provenientes de 3.909 e 4.040 codornas de corte das linhagens UFV1 e UFV2, respectivamente, com o objetivo de comparar modelos de regressão aleatória para modelar a variância residual em estudos genéticos da curva de crescimento. As regressões fixas e aleatórias foram ajustadas por meio de polinômios de Legendre de ordens três e a variância residual foi ajustada por meio de classes homogêneas e heterogêneas, variando de um a sete. O modelo considerando homogeneidade de variância residual mostrou-se inadequado. De acordo com os critérios utilizados, a variância residual contendo sete classes heterogêneas proporcionou melhor ajuste para ambas as linhagens. A modelagem do resíduo interferiu nas estimativas das variâncias fenotípica, genética aditiva direta e ambiente permanente de animal, como também nas estimativas dos respectivos parâmetros genéticos. Além da alteração da classificação dos reprodutores, constataram-se, também, alterações significativas na magnitude dos valores genéticos preditos em função do ajuste da variância residual empregado.

A utilização de variâncias residuais heterogêneas em modelos de regressão aleatória para avaliar a curva de crescimento de codornas de corte, possibilita uma avaliação genética mais acurada.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, E.N. Avaliação genética e heterogeneidade de variância. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 39, 2002, Recife, PE, Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2002, (CD-ROM)

MEYER, K. Estimates of genetic covariance functions for growth of Angus cattle. Journal of Animal Breeding and Genetic, v.122, p.73-85, 2005b.

SARMENTO, J.L.R; TORRES, R.A.; SOUSA, W.H. et al. Parâmetros genéticos de características de crescimento de ovinos Santa Inês utilizando modelos de regressão aleatória com diferentes estruturas de variâncias residuais. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 42, 2005, Goiânia, GO, Anais... Goiânia:Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2005, (CD-ROM).

SARMENTO, J.L.R.; TORRES, R.A.; PEREIRA, C.S. et al. Avaliação genética de características de crescimento de ovinos Santa Inês utilizando modelos de regressão aleatória. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.58, n.1, p.68-77, 2006a.

 

 

 

 

 

_______________________________       _____________________________________

     CRISTINA MOREIRA BONAFÉ           PROF. ROBLEDO DE ALMEIDA TORRES

                 PRELECIONISTA                                              ORIENTADOR