Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário de Tese

                              

 

SEMINÁRIOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

 

 

TÍTULO: Análise da Expressão Gênica Induzida por Phakopsora pachyrhizi em soja (Glycine max).

Salvador Lima BRITO JÚNIOR

Orientador: Prof. Dr. Aluízio Borem.

Conselheiros: Dr. Ricardo Vilela Abddelnoor e Dr.a Franscismar Corrêa Marcelino

 

Ferrugem asiática da soja, uma doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, tem provocado sério danos econômicos à sojicultura brasileira e mundial. A obtenção de linhagens de soja resistentes ao fungo tem sido um desafio, e atualmente as medidas de controle da doença são baseadas no manejo da cultura e aplicação de fungicidas.

Com o objetivo de avançar o conhecimento sobre o mecanismo molecular de defesa da planta frente a ferrugem asiática da soja, este trabalho teve como objetivo avaliar, através da técnica de PCR em tempo real, a expressão de genes que supostamente estão envolvidos no mecanismo de defesa.            

Dois genótipos foram selecionados para a condução do experimento, PI 230970, que possui o alelo Rpp2 e desenvolve lesões do tipo RB, quando em presença de P.pachyrizi, e Embrapa-48, suscetível, desenvolvendo lesões tipo TAN. O experimento foi conduzido em sala climatizada (FITOTRON) e para a análise de expressão gênica foram extraídos RNAs de folhas da soja.             Dentre os genes avaliados, quitinase apresentou alta expressão no genótipo resistente (PI 230970), atuando possivelmente como uma primeira barreira de defesa da planta. No genótipo suscetível a expressão deste gene não foi tão intensa.

Foi observado um aumento na expressão de genes relacionados a espécies reativas de oxigênio, produção de fitoalexinas bem como genes envolvidos na liberação de elicitores. Esses genes podem estar atuando no mecanismo de defesa contra P.pachyrizi no genótipo resistente, porem sua expressão também no genótipo suscetível pode estar relacionado a uma maior colonização do patógeno no tecido hospedeiro.

A identificação de uma rota de defesa pode possibilitar o estudo mais aprofundado da mesma, com o objetivo de identificar genes mais específicos no processo de defesa celular e apontar novas alternativas para obtenção de cultivares resistente.