Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário Tese

                              

 

MAPEAMENTO DE CARACTERÍSTICAS OLIGOGÊNICAS UTILIZANDO FUNÇÕES DE VEROSSIMILHANÇA – POPULAÇÕES DE RETROCRUZAMENTO E F2.

 

PRELECIONISTA: Rodrigo Barros Rocha.

ORIENTADORA: Prof. Elza Fernandes de Araújo.

CO-ORIENTADORES: Prof. Cosme Damião Cruz.

                                                   Prof. Everaldo Gonçalves de Barros.

 

DATA: 30/03/2007

RESUMO

 

A busca por métodos que permitam melhor interpretar a informação genética produzida durante a recombinação dos gametas continua sendo um dos principais objetivos do mapeamento e identificação de QTL´s em plantas. Germoplasma proveniente de programas de melhoramento vegetal é a principal matéria prima que o pesquisador deve explorar para a realização de estudos nesta área. Características de expressão governada por fatores de maior efeito têm-se mostrado importantes para a condução dos programas de melhoramento de várias culturas, com destaque para a resposta de plantas às doenças. A natureza discreta da resposta associada à segregação e a interação epistática de múltiplos genes resulta em uma herança que não deveria ser interpretada pelos métodos tradicionais de mapeamento. O objetivo deste trabalho é o de apresentar um método adicional para mapeamento e detecção de locos controladores da expressão de características oligogênicas. Este método baseia-se em uma alteração na metodologia tradicional de mapeamento visando prever novas possibilidades de segregação entre marcadores moleculares e os locos controladores de características oligogênicas utilizando funções de máxima verossimilhança. Este estudo está organizado em 2 capítulos. O objetivo do primeiro capítulo é o de apresentar as funções de verossimilhança para populações de retrocruzamento e comparar os resultados com outros tradicionalmente utilizados para detecção de QTL´s. O objetivo do segundo capítulo é o de extrapolar o desenvolvimento das funções para populações F2 extensivamente utilizadas no melhoramento de várias culturas de segregação mais complexa. Como principais vantagens deste método destacam-se: Maior poder de teste comparado com outros comparados neste trabalho, não necessita de informação prévia de ordenamento dos marcadores, não é influenciado pela ocorrência de dois ou mais QTL´s em mesmo grupo de ligação, permite caracterizar o padrão de herança de uma característica evitando o erro de interpretar de maneira contínua uma distribuição que sabidamente pode ser alojada em classes e agrega as propriedades dos estimadores de verossimilhança. O conhecimento “a priori” do padrão de segregação e o maior número de operações matemáticas são as principais desvantagens desta metodologia.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS

 

CRUZ, C. D. Programa para análises de dados moleculares e quantitativos – GQMOL. Viçosa: UFV, 2007.(Software em desenvolvimento).

 

Dekkers, J.C.M., and F. Hospital. Utilization of molecular genetics in genetic improvement of plants and animals. Nature Reviews: Genetics 3, 22-32, 2002.

 

LI J., Development of multiple interval mapping for mapping QTL in ordinal traits. Raleigh, North Carolina, North Carolina State University, 2004. 124p.