Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário de Tema Livre                              

 

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E MOBILIZAÇÃO DE RESERVAS EM SEMENTES

DE SOJA SOB CONDIÇÕES DE ESTRESSES ABIÓTICOS

 

Prelecionista: Welison Andrade Pereira

 Orientador: Aluízio Borém

 

 

A soja é uma leguminosa dotada de significativos valores nutricionais e industriais. Tipicamente, cultivares comerciais apresentam teores médios de óleo em torno dos 22% e composição protéica podendo chegar a 40%, possuindo um excelente balanço de aminoácidos essenciais, além de sais minerais, fibras e glicídios (Vieira et al., 1999). Todas estas propriedades elevam os seus valores nutritivos para a alimentação humana e de matéria-prima para fabricação industrial de vários produtos, tornando, consequentemente, grande a demanda por esta leguminosa no mercado mundial.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, com a safra 2005/06 superior aos 53,4 milhões de toneladas de grãos. Para a próxima safra estima-se crescimento de 0,9% na produção. Este ganho deve ocorrer apesar da redução na área plantada, ou seja, com as condições climáticas favoráveis aliadas ao cultivo em áreas mais produtivas, a produtividade deverá ser incrementada (Conab, 2006).

Existem vários fatores que impedem que as variedades expressem seu potencial produtivo. No Brasil, na safra 2003/04, a chegada da ferrugem asiática às lavouras levou prejuízo a muitos sojicultores. Em 2004/05, o fator responsável pela queda foi a acentuada seca sofrida por estados grandes produtores, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, sendo que este último Estado ainda sofreu com o excesso de chuvas no período da colheita (Conab, 2005). Assim, preocupação com o controle de fatores que limitam a produtividade da cultura ganha atenção por parte dos agricultores, estudiosos e melhoristas.

Estresses abióticos como o hídrico e o salino são responsáveis por perdas em produtividade. A indisponibilidade de água no solo é considerada fator crítico para a germinação e vigor das plântulas de soja (afetando o estande), uma vez que períodos de estiagem são freqüentes na época de semeadura. Solos salinos, por sua vez, apresentam condições desfavoráveis para germinação de sementes e crescimento das plantas, desencadeando uma série de eventos indiretos, limitando a produção.

O estudo do comportamento celular e bioquímico sob diferentes condições de estresses abióticos pode elucidar pontos de relevância na compreensão do que ocorre no processo de germinação. Para a produção atingir o seu potencial superior é necessária a utilização de tecnologia apropriada à produção, que passa pelo conhecimento da qualidade da semente sob influência das condições do meio.

Recentemente, têm sido realizados estudos acerca da utilização e mobilização de reservas das sementes na germinação (Benzioni et al., 2006; Soltani et al., 2006). Quando afetadas por estresse, é plausível presumir que alterações na utilização e mobilização de reservas sejam observadas.

O objetivo deste seminário é, portanto, discutir alguns aspectos dos estresses abióticos (hídrico e salino) e sua interação com a germinação e emergência em soja.

 

 

Benzioni, A.; Boven, M.V.; Ramamoorthy, S.; Mills, D. Compositional changes in seed and embryo axis of jojoba (Simmondsia chinensis) during germination and seedling emergence. Industrial Crops and Products, 23 (2006) 297-303.

 

Conab. lev. de grãos 2006/07 Nov.06.; <http://www.conab.gov.br>, Acesso em : 14/11/2006.

 

Soltani, A.; Gholipoor, M.; Zeinali, E. Seed reserve utilization and seedling growth of wheat as affected by drought and salinity. Environmental and Experimental Botany, 55 (2006) 195-200.

 

Vieira, R.C.; Cabral, L.C.; De Paula, A.C.O. Composição centesimal e conteúdo de aminoácidos graxos e minerais de seis cultivares de soja destinadas à alimentação humana. Pesq. agrop. bras., 34 (1999) 1277-83.