Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário de Tese

                              

 

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE GENÉTICA EM GERMOPLASMA DE CAJUEIRO (Anacardium spp.)

 

O gênero Anacardium é endêmico dos neotrópicos e compreende de 10 a 20 espécies reconhecidas pela taxonomia formal, distribuídas em dois centros de diversidade: Amazônia e Planalto Central do Brasil. Anacardium occidentale é a única espécie de importância econômica, sendo cultivada em toda a faixa intertropical do mundo.

            Neste trabalho foram avaliados 91 acessos de Anacardium do BAG do Cajueiro (Embrapa Agroindústria Tropical) e 45 indivíduos de uma população subespontânea, localizada no município de São João da Barra - RJ, totalizado 136 genótipos ou acessos. As avaliações envolveram dados morfométricos relativos à inflorescência, pseudofruto, castanha e porte da planta, assim como dados moleculares de marcadores ISSR (Inter Simple Sequence Reapet).

            Análises discriminantes, baseadas em componentes principais e função discriminante de Anderson, foram aplicadas aos dados morfométricos, considerando dois critérios de agrupamento a priori: a) espécie ou ecótipo e b) origem geográfica, espécie e/ou ecótipo dos indivíduos. A diversidade entre acessos foi avaliada também pelos métodos de dispersão gráfica, baseado em componentes principais, e agrupamento por Tocher. Enquanto as populações foram agrupadas pelo método UPGMA, baseado nas distâncias de Mahalanobis. Os resultados indicaram que análises discriminantes foram eficientes na caracterização dos grupos de Anacardium avaliados, sejam eles espécies, ecótipos ou populações de origens geográficas distintas. A utilização de funções discriminantes de Anderson, em comparação com a técnica baseada em componentes principais, possibilitou uma melhor discriminação dos grupos, além de permitir a classificação de acessos desconhecidos ou cujas informações foram consideradas duvidosas. O padrão de agrupamento exibido pelas populações analisadas refletiu adequadamente o grau de relacionamento esperado entre elas, considerando as evidências biológicas e históricas disponíveis. Por outro lado, o agrupamento dos acessos pelo método de otimização de Tocher produziu resultados muito diferente dos grupos estabelecidos a priori, nas análises discriminantes.

            Os dados moleculares foram submetidos a análises discriminantes baseadas no método não paramétrico de k vizinhos mais próximos, considerando os mesmos critérios de classificação a priori estabelecidos anteriormente. Também foram realizadas a projeção das distâncias entre acessos no espaço tridimensional, análise de variância molecular (AMOVA) e a análise de agrupamento das populações, considerando a origem geográfica, ecótipo e/ou espécie dos acessos. De acordo com os resultados, a análise discriminante mostrou-se adequada apenas na classificação de acessos de diferentes populações de A. occidentale, uma vez que os acessos avaliados de A. othonianum e A. humile não constituíram grupos com relativa homogeneidade, condição também evidenciada pela projeção gráfica das distâncias. A AMOVA indicou que 27,5% da variação acessada foi devido a diferenças entre as populações investigadas, enquanto o restante foi devido a diferenças entre acessos dentro das populações. Os valores estimados de  entre pares de populações demonstraram que, à exceção do par ‘othonianum’ x ‘humile’, todas as populações foram estatisticamente diferentes entre si, mas a população ‘Rio de Janeiro’ foi a que a apresentou a maior divergência média.

 

Referências Bibliográficas

Cruz, C.D. 2001. Programa GENES: versão Windows; aplicativo computacional em genética e estatística. Viçosa, UFV, 648p.

Cruz, C.D.; Carneiro, P.C.S. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético – volume 2. Viçosa-MG: UFV, 2003, 585p.

Mitchell, J.D.; Mori, S.A. The cashew and its relatives (Anacardium: Anacardiaceae). Memoirs Of The New York Botanical Garden, v. 42, 1987, 76p.

Paiva, J.R.; Crisóstomo, J.R.; Barros, L.M. Recursos genéticos de cajueiro: Coleta, Conservação e Utilização. Fortaleza: Embrapa Agroindústria Tropical. Documentos, 65. 2003, 43p.

 

Luiz Aberto Pessoni                                         Cosme Damião Cruz

(Doutorando)                                                               (Orientador)