Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário de Tema Livre                             

 

 

 

 

Metagenoma: explorando a diversidade genética

 

 

Prelecionista: Janaina Aparecida Teixeira

Orientadora: Profª Elza Fernandes de Araújo

Co-orientadores: Profa Marisa Vieira de Queiroz

                            Profa Flávia Maria Lopes Passos

 

 

O número total de células procarióticas na Terra tem sido estimado em torno de 4 a 6x1030 (Whitman et al., 1998). Avaliações indicam que mais de 99% dos microrganismos presentes em muitos ambientes naturais não são cultiváveis (Streit e Schmitz, 2004). Recentemente, várias metodologias moleculares têm sido desenvolvidas para contornar as limitações associadas com as técnicas de cultivo. A Metagenômica é uma análise genômica de comunidades microbianas que independe de cultivo (Schloss e Handelsman, 2003). A análise metagenômica envolve o isolamento de fragmentos de DNA de uma amostra do ambiente, clonagem em um vetor adequado, construção de bibliotecas genômicas e análise das seqüências obtidas. A análise com base nas seqüências é utilizada para estudos filogenéticos, distribuição e redundância de funções na comunidade, ligação gênica, organização do genoma e transferência horizontal. Para avaliação da expressão gênica, das seqüências de DNA isoladas diretamente do ambiente é utilizado um gene repórter e hospedeiro apropriado. A metagenômica não se restringe somente a microrganismos, podendo ser uma ferramenta para estudos paleontológicos de DNA ancestrais (Paleogenômica) (Tringe, e Rubin, 2004). Em um contexto mais amplo a metagenômica possibilita desde a identificação de uma espécie em particular até o entendimento da comunidade como um todo, podendo ser utilizada em estudos da ecologia microbiana permitindo a bioprospecção de novas espécies, genes e moléculas com ampla aplicação na biologia e biotecnologia.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Schloss, P.D. e Handelsman, J. (2003) Biotechnological prospects from metagenomics. Curr Opin Biotechnol. 14(3), p.303-310.

Streit, W.R. e Schmitz, R.A. (2004) Metagenomics-the key to the uncultured microbes. Curr Opin Microbiol. 7(5), p.492-498.

Tringe, S. G. e Rubin, E. M. (2004) Metagenomics: DNA sequencing of environmental samples. Nat. Rev. Genet. 6, p.805 – 814.

Whitman, W.B. et al. (1998) Prokaryotes: the unseen majority. Proc Natl Acad Sci U S A, 95(12) p. 6578-6583.