Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós Graduação em Genética e Melhoramento

Seminário de Tese                             

 

 

INDUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA DA EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA EM MACAÚBA (Acrocomia aculeata)

 

Prelecionista: Elisa Ferreira Moura

Orientador: Sérgio Yoshimitsu Motoike (DFT)

Conselheiros: Marília Contin Ventrella (DBV)

                            Wagner Campos Otoni (DBV)

    Cláudio Horst Bruckner (DFT)

 

 

RESUMO

 

            Com a crescente demanda de energia pelos países, e o incontestável esgotamento das reservas mundiais de petróleo, torna-se essencial a busca por novas fontes de energia que, de preferência, sejam renováveis. O biodiesel, que representa uma fonte de energia renovável e biodegradável, tem menor emissão de gases poluentes e causadores do efeito estufa e a sua produção pode gerar muitos empregos na agricultura. Dentre as espécies oleaginosas que poderiam ser usadas na produção de biodiesel, a macaúba (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd. ex Martius) se destaca por ser uma palmeira altamente produtiva e adaptada a regiões semi-áridas, podendo ser recomendada para os agricultores dessas regiões (Arkcoll, 1990). A macaúba só não é mais produtiva que o dendê (Elaeis guineensis), mas, quando se considera que o dendê, ao contrário da macaúba, já vem sendo melhorado geneticamente há décadas, o potencial produtivo da macaúba se torna ainda maior, pois esta planta ainda se encontra em seu estado silvestre. Para contribuir com o processo de domesticação da macaúba, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver protocolos para obtenção da embriogênese somática nesta espécie. O desenvolvimento deste protocolo permitirá futuramente, a clonagem de plantas elites, diretamente das populações silvestres.

            A embriogênese somática em macaúba foi obtida a partir do cultivo de embriões zigóticos maduros, em meio de cultivo Y3 (Euweens, 1978), acrescido de picloram ou 2,4-D, com e sem TDZ, na ausência de luz. Após 60 dias de cultivo em meio de regeneração, contendo carvão ativado, as massas pró-embriogênicas regeneraram estruturas globulares semelhantes a embriões (EGSE). Essas estruturas apresentavam células pequenas de citoplasma denso, alta relação núcleo/citoplasma e núcleos com nucléolos evidentes. Após 120 dias de cultivo em meio contendo picloram e carvão ativado, estruturas globulares formaram embriões somáticos. Estes embriões possuíam protoderme característica, cordões de procâmbio e meristema apical. Estes embriões germinaram em meio de cultura Y3, na ausência de reguladores de crescimento. Contudo, muitos embriões não apresentaram desenvolvimento completo da parte aérea. Quando inoculados no meio original de indução, estes embriões somáticos apresentaram embriogênese secundária, originando novos embriões somáticos por brotação.

            Estudo anatômico do processo da indução da embriogênese somática em embriões zigóticos de macaúba evidenciou o surgimento de muitos pró-embriões de origem unicelular no meristema fundamental. Esses pró-embriões se originaram preferencialmente na região distal do embrião, que corresponde à região cotiledonar. Alguns pró-embriões de origem unicelular chegam as fases mais avançadas, como a fase globular. Os pró-embriões começaram a se formar entre o 10º e o 20º dia, e aos 40 dias já chegavam a fase de embrião globular. Entre 30 e 40 dias, houve a formação de massas meristemáticas originadas do crescimento das células procambiais. Essas massas sofrem fragmentação e geram as EGSEs, que se formam a partir da massa pró-embriogênica. Algumas das estruturas formadas a partir da massa meristemática sofrem “epidermização”, levando à formação de embriões somáticos de origem multicelular.

 

 

Arkcoll, D New crops from Brazil, In: Janick J, Simon EJ Advances in new crops p. 367-371 Timber press, Portland, OR, 1990.

Eeuwens CJ. Mineral requirements for growth and callus initiation of tissue explants excised from mature coconut palms (Cocus nucifera) and cultured in vitro. Physiologia Plantarum 36:23-28, 1978.

 

 

 

____________________________                           __________________________

         Sérgio Yoshimitsu Motoike                                           Elisa Ferreira Moura

                     Orientador                                                             Estudante-DS