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Material destinado ao ensino e aprendizagem de genética básica Difusão: laboratórios de biometria e bioinformática da Universidade Federal de Viçosa Site: www.ufv.br/dbg/biodata.htm Rede social: https://www.facebook.com/gquant Email: cdcruz07@gmail.com Telefone: 0xx31 3899.2905/2906 |
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1.CARÁTER QUANTITATIVO (Resumo) 2. INTRODUÇÃO À GENÉTICA
DE POPULAÇÕES (Resumo) 3. COMPONENTES DE
VARIÂNCIA GENOTÍPICA (Resumo) 4. COMPONENTES DE
VARIÂNCIA (Resumo) 5. COVARIÂNCIA ENTRE PARENTES (Resumo) 6. DELINEAMENTOS GENÉTICOS (Resumo) 7.APLICAÇÃO DA GENÉTICA QUANTITATIVA NO MELHORAMENTO (Resumo) |
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Projeto: Genética Quantitativa
– Ensino e Aprendizagem
Executores: Universidade Federal de Viçosa –
Departamento de Biologia Geral – Laboratório de Bioinformática / BIOAGRO e Laboratório de Biometria /DBG.
Responsáveis:
Francyse Chagas - https://www.facebook.com/francyse.chagas
Cosme D. Cruz - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004095905810&fref=ts
Colaboradores
Daiana Salles Pontes - https://www.facebook.com/daiana.sallespontes?fref=ts
Gabi Nunes Silva - https://www.facebook.com/gabi.nunessilva?fref=ts
Gislayne Faria - https://www.facebook.com/gislayne.faria.7?fref=ts
Haroldo Silva Rodrigues - https://www.facebook.com/haroldo.s.rodrigues?fref=ts
Isabela de Castro Sant’Ana - https://www.facebook.com/isabela.santanna.9?fref=ts
Luiza da Matta - https://www.facebook.com/luh.damatta?fref=ts
Ricardo Cabral - https://www.facebook.com/ricky.cabral.3?fref=ts
Vinícius Quintão Carneiro - https://www.facebook.com/vinicius.quintao.56?fref=ts
Fábio Rodrigues - https://www.facebook.com/fabinho.rodrigues.5?fref=ts
Marciane Oliveira - https://www.facebook.com/marcianesilvaoliveira?fref=ts
Introdução:
A
Genética Quantitativa é a parte da genética que estuda os caracteres
quantitativos, enfatizando sua herança e os componentes determinantes de sua
variação. Caracteres quantitativos são, em geral, controlados por vários genes
e muito influenciados pelo ambiente, exibindo, dessa forma, variações contínuas
(às vezes descontínuas), ao passo que os caracteres qualitativos são de herança
monogênica (condicionados por um ou poucos genes) e têm pouca ou nenhuma
influência do ambiente.
Um dos grandes objetivos da ciência
biológica, com ênfase na área vegetal, é o aumento da produtividade agrícola ou
agroindustrial associada a melhoria na qualidade nutricional e
sanidade de grãos, frutos ou quaisquer órgãos destinados, principalmente, ao
consumo. Tais objetivos podem ser alcançados por meio de melhorias nas
condições ambientais ou por melhoria no potencial genético de indivíduos ou populações.Alterando-se as
condições ambientais e tecnológicas é possível aumentar a produtividade e
promover vários outros benefícios, pois permite-se que o indivíduo, planta ou
animal, aproveite de forma mais vantajosa as condições ambientais mais
favoráveis. Os mais diversos ramos de conhecimento contribuem para melhoria no
ambiente, tais como práticas culturais, controle de pragas e doenças,
irrigação, drenagem, adubações dentre outras.
Melhoria
no valor genético de plantas e animais também contribui para atingir as metas
desejadas. A maioria das espécies apresenta grande diversidade genética, sendo
possível selecionar e recombinar formas genéticas mais adaptadas, de melhor
qualidade e mais eficientes.
Em
muitas situações o melhoramento genético é o único meio se conseguir aumentos
na produtividade e qualidade e tem, em relação às técnicas de natureza
ambiental, a vantagem de promover alterações hereditárias, ou
seja de ser passível de transmitir as boas características, obtidas pelo
melhoramento, aos descendentes. Assim, em muitos casos as vantagens agronômicas
ou zootécnicas podem ser perpetuadas. Por outro lado, o melhoramento ambiental
normalmente é de alto custo, algumas vezes não é adotado amplamente por
problemas técnicos, pessoal e financeiro e só proporciona bons resultados se o
material genético disponível
é melhorado de forma que possa expressar todo seu potencial
dentro das condições adequadas do ambiente.
De
maneira geral, o pesquisador deve-se preocupar com o melhoramento ambiental e
genético em conjunto. Entretanto, neste site será
abordado apenas aspectos relativos à parte genética, dando-se ênfase aos
caracteres de maior importância econômica e agrícola, geralmente de natureza
quantitativa.
Experiência na área de
informática:
Os laboratórios de BIOINFORMÁTICA e de BIOMETRIA são pontos de
referências entre estudantes e pesquisadores da UFV e outras instituições no
que diz respeito à experiência no desenvolvimento de aplicativos computacionais
na área de genética. Estes programas têm sido fundamentais por serem de fácil
manuseio, objetivos e abrangentes, atendendo prontamente às exigências do
usuário. O programa GENES (CRUZ,
1998), inicialmente desenvolvido em 1987, de
distribuição gratuita, é hoje utilizado por inúmeros pesquisadores da
área de Genética e Melhoramento do País e do exterior. Vários procedimentos têm
sido implementados, estando disponível a versão para
Windows, totalmente compatível com softwares de planilhas eletrônica e os
editores de texto mais utilizados. Com o avanço da Genética molecular, o
programa GENES também foi ampliado e serviu de base para o aplicativo GQMOL (CRUZ, 2011).O programa GQMOL
destina-se à análise de dados de genética molecular, permitindo associar a
estes, variações manifestadas em características qualitativas/quantitativas.
Ainda, foi desenvolvido o
programa o GBOL, que tem por finalidade abordar os principais temas de Genética
Básica, fornecendo aos usuários conhecimentos fundamentais para o ensino
dinâmico e interativo de Genética. No GBOL há ilustrações, fotos, animações e situações simuladas e aleatorizadas que
permitem superar muitos dos entraves para o ensino e aprendizagem de temas de
Genética, tornando esta atividade simples, agradável e atraente para o usuário do GBOL. Acredita-se que seja
apresentada neste programa uma nova estratégia do ensino e para a aprendizagem
de Ciência, usando recursos de estímulo, desafio e auto-avaliação por meio de multimídia.
Pretende-se neste projeto
promover o ensino de genética, incluindo reciclagem de docentes que atuam no Ensino Médio e discentes de graduação e pó-graduação
por meio de informações sobre o tema. Isso será possível pela
implementação e aprimoramento de novas rotinas neste programa, e ampliando a
divulgação da genética no ambiente de internet baseada na rede facebook (atualmente: www.facebook.com/gbolnews ), com fórum de discussão, seguidores e colaboradores,
visando minimizar o problema da distância professor-estudante e dos reflexos da
pouca interação.
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