Material destinado ao ensino e aprendizagem de genética básica

Difusão: laboratórios de biometria e bioinformática da Universidade Federal de Viçosa

Site: www.ufv.br/dbg/biodata.htm

Rede social: https://www.facebook.com/gquant

Email: cdcruz07@gmail.com

Telefone: 0xx31 3899.2905/2906

 

 

 

 

Temas:

 

 

 

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1.CARÁTER QUANTITATIVO (Resumo)

 

2. INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES (Resumo)

 

3. COMPONENTES DE VARIÂNCIA GENOTÍPICA (Resumo)

 

4. COMPONENTES DE VARIÂNCIA (Resumo)

 

5. COVARIÂNCIA ENTRE PARENTES  (Resumo)

 

6. DELINEAMENTOS GENÉTICOS  (Resumo)

 

7.APLICAÇÃO DA GENÉTICA QUANTITATIVA NO MELHORAMENTO (Resumo)

 

8. ENDOGAMIA  (Resumo)

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto:  Genética Quantitativa  – Ensino e Aprendizagem

Executores:  Universidade Federal de Viçosa – Departamento de Biologia Geral – Laboratório de Bioinformática / BIOAGRO  e Laboratório de Biometria /DBG.

 

Responsáveis:

            Francyse Chagas - https://www.facebook.com/francyse.chagas

Cosme D. Cruz - https://www.facebook.com/profile.php?id=100004095905810&fref=ts

 

Colaboradores

Daiana Salles Pontes - https://www.facebook.com/daiana.sallespontes?fref=ts

Gabi Nunes Silva - https://www.facebook.com/gabi.nunessilva?fref=ts

Gislayne Faria - https://www.facebook.com/gislayne.faria.7?fref=ts

Haroldo Silva Rodrigues - https://www.facebook.com/haroldo.s.rodrigues?fref=ts

Isabela de Castro Sant’Ana - https://www.facebook.com/isabela.santanna.9?fref=ts

Luiza da Matta - https://www.facebook.com/luh.damatta?fref=ts

Ricardo Cabral - https://www.facebook.com/ricky.cabral.3?fref=ts

Vinícius Quintão Carneiro - https://www.facebook.com/vinicius.quintao.56?fref=ts

Fábio Rodrigues - https://www.facebook.com/fabinho.rodrigues.5?fref=ts

            Marciane Oliveira - https://www.facebook.com/marcianesilvaoliveira?fref=ts

 

 

Introdução:

 

           

A Genética Quantitativa é a parte da genética que estuda os caracteres quantitativos, enfatizando sua herança e os componentes determinantes de sua variação. Caracteres quantitativos são, em geral, controlados por vários genes e muito influenciados pelo ambiente, exibindo, dessa forma, variações contínuas (às vezes descontínuas), ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica (condicionados por um ou  poucos genes) e têm pouca ou nenhuma influência do ambiente.

 

Um dos grandes objetivos da ciência biológica, com ênfase na área vegetal, é o aumento da produtividade agrícola ou agroindustrial associada a melhoria na qualidade nutricional e sanidade de grãos, frutos ou quaisquer órgãos destinados, principalmente, ao consumo. Tais objetivos podem ser alcançados por meio de melhorias nas condições ambientais ou por melhoria no potencial genético de indivíduos ou populações.Alterando-se as condições ambientais e tecnológicas é possível aumentar a produtividade e promover vários outros benefícios, pois permite-se que o indivíduo, planta ou animal, aproveite de forma mais vantajosa as condições ambientais mais favoráveis. Os mais diversos ramos de conhecimento contribuem para melhoria no ambiente, tais como práticas culturais, controle de pragas e doenças, irrigação, drenagem, adubações dentre outras.

            Melhoria no valor genético de plantas e animais também contribui para atingir as metas desejadas. A maioria das espécies apresenta grande diversidade genética, sendo possível selecionar e recombinar formas genéticas mais adaptadas, de melhor qualidade e mais eficientes.

            Em muitas situações o melhoramento genético é o único meio se conseguir aumentos na produtividade e qualidade e tem, em relação às técnicas de natureza ambiental, a vantagem de promover alterações hereditárias, ou seja de ser passível de transmitir as boas características, obtidas pelo melhoramento, aos descendentes. Assim, em muitos casos as vantagens agronômicas ou zootécnicas podem ser perpetuadas. Por outro lado, o melhoramento ambiental normalmente é de alto custo, algumas vezes não é adotado amplamente por problemas técnicos, pessoal e financeiro e só proporciona bons resultados se o material genético disponível  é melhorado de forma que possa expressar todo seu potencial dentro das condições adequadas do ambiente.

            De maneira geral, o pesquisador deve-se preocupar com o melhoramento ambiental e genético em conjunto. Entretanto, neste site será abordado apenas aspectos relativos à parte genética, dando-se ênfase aos caracteres de maior importância econômica e agrícola, geralmente de natureza quantitativa.

 

Experiência na área de informática:

Os laboratórios de BIOINFORMÁTICA e de BIOMETRIA são pontos de referências entre estudantes e pesquisadores da UFV e outras instituições no que diz respeito à experiência no desenvolvimento de aplicativos computacionais na área de genética. Estes programas têm sido fundamentais por serem de fácil manuseio, objetivos e abrangentes, atendendo prontamente às exigências do usuário. O programa GENES (CRUZ, 1998), inicialmente desenvolvido em 1987, de distribuição gratuita, é hoje utilizado por inúmeros pesquisadores da área de Genética e Melhoramento do País e do exterior. Vários procedimentos têm sido implementados, estando disponível a versão para Windows, totalmente compatível com softwares de planilhas eletrônica e os editores de texto mais utilizados. Com o avanço da Genética molecular, o programa GENES também foi ampliado e serviu de base para o aplicativo GQMOL (CRUZ, 2011).O programa GQMOL destina-se à análise de dados de genética molecular, permitindo associar a estes, variações manifestadas em características qualitativas/quantitativas.

Ainda, foi desenvolvido o programa o GBOL, que tem por finalidade abordar os principais temas de Genética Básica, fornecendo aos usuários conhecimentos fundamentais para o ensino dinâmico e interativo de Genética. No GBOL  ilustrações, fotos, animações e  situações simuladas e aleatorizadas que permitem superar muitos dos entraves para o ensino e aprendizagem de temas de Genética, tornando esta atividade simples, agradável e atraente para o  usuário do GBOL. Acredita-se que seja apresentada neste programa uma nova estratégia do ensino e para a aprendizagem de Ciência, usando recursos de estímulo, desafio e auto-avaliação por meio de multimídia.

Pretende-se neste projeto promover o ensino de genética, incluindo reciclagem de docentes que atuam no Ensino Médio e discentes de graduação e pó-graduação por meio de informações sobre o tema. Isso será possível pela implementação e aprimoramento de novas rotinas neste programa, e ampliando a divulgação da genética no ambiente de internet baseada na rede facebook (atualmente: www.facebook.com/gbolnews ), com fórum de discussão, seguidores e colaboradores, visando minimizar o problema da distância professor-estudante e dos reflexos da pouca interação.