Material destinado ao ensino e aprendizagem de genética básica

Difusão: laboratórios de biometria e bioinformática da Universidade Federal de Viçosa

Site: www.ufv.br/dbg/biodata.htm

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Para resolver os exercícios recomendamos leituras adicionais  nos sites:

http://www.ufv.br/dbg/LabGen/gbol11.htm

http://www.ufv.br/dbg/LabGen/gbol12.htm

 

 

 

 

 GENES INDEPENDENTES

 

1 - Mendel descobriu que nas ervilhas a cor amarela dos cotilédones era dominante sobre a verde e a forma lisa da semente era dominante sobre a forma rugosa. Com base nessas informações, responda:

a) Que razão fenotípica pode-se esperar em F2 do cruzamento (progenitores puros) de semente amarela, lisa x verde, rugosa?

Mendel observou a relação de genótipos com fenótipos para ervilhas. Com isso temos a seguinte relação genotípica que irá gerar os fenótipos:

 

VV ; Vv→ Amarela                            RR ; Rr → Lisa

vv → Verde                                         rr  → Rugosa

Quando cruzamos uma planta amarela lisa (duplo homozigoto dominante) e uma verde rugosa (duplo homozigoto recessivo).

 

            Amarela Lisa (VVRR) x Verde Rugosa (vvrr)

 

F1 - 100% Amarela Lisa VvRr

Fazendo agora o cruzamento de duas Amarelas Lisas heterozigotas (VvRr), podemos fazer o quadro clássico comparativo de Mendel.

 

Figura 1 - Relação fenotípica da F2 para ervilhas.

 

Temos então na F2, as seguintes proporções:

 

F2: V_R_: 3/4 x 3/4 = 9/16 - Amarela Lisa

      V_rr: 3/4 x 1/4 = 3/16 - Amarela Rugosa

      vvRr: 3/4 x 1/4 = 3/16 - Verde Lisa

                  vvrr: 1/4 x 1/4 = 1/16  - Verde Rugosa

 

 

b) Qual é a proporção em F2 de amarela: verde e de lisa: rugosa?

 

·          Proporção de amarela: verde                          Proporção de Lisa:Rugosa

Amarelo: 9/16 + 3/16 = 12/16 = 3/4                Lisa: 9/16 + 3/16 = 12/16 = 3/4

 Verdes: 3/16 + 1/16 = 4/16 = 1/4                   Rugosa: 3/16+ 1/16 = 4/16 = 1/4

 

 2) Apresente a proporção genotípica e fenotípicas resultante do cruzamento VvRr e x Vvrr. (Para fazer a proporção fenotípica tem que saber a interação alélica).

a) Método do tabuleiro ou contagem

Gametas

Vr

vr

VR

VVRr

VvRr

Vr

VVrr

Vvrr

vR

VvRr

vvRr

vr

Vvrr

vvrr

 

 

b) Método da probabilidade

Faremos o cruzamento das duas plantas:        VvRr x Vvrr

b1) Análise do gene V/v

 

V

v

V

VV

Vv

v

Vv

vv

 

            VV = 1/4

            Vv = 2/4

            vv = 1/4

b2) Análise do gene R/r

 

r

R

Rr

r

rr

            Rr = 1/2

            rr = 1/2

b3) Análise conjunta dos genes independentes

VVRr= 1/4 x 1/2 = 1/8

VVrr = 1/4 x 1/2 = 1/8

VvRr = 2/4 x 1/2 = 2/8  

Vvrr = 2/4 x 1/2 = 2/8

vvRr = 1/4 x 1/2 = 1/8

vvrr = 1/4 x 1/2 = 1/8

 

3) O alelo dominante L condiciona o pelo curto nas cobaias e seu alelo recessivo l condiciona o pelo longo. Um par de alelos independentes condiciona a cor dos pelos, tal que C1C1=amarelo, C1C2=creme e C2C2=branco.

 

a) Qual é a proporção fenotípica esperada entre os descendentes de acasalamentos entre duplos-heterozigotos?

Classificamos então como dominância completa e ausência de dominância. Faremos uma classificação dos dois genes e suas combinações:

Gene L: Dominância completa                                   Gene C: Ausência de dominância

LL ; Ll : Pelo curto                                                     C1C1: Amarelo

ll: Pelo longo                                                              C1C2: Creme

                                                                                   C2C2: Branco

Realizaremos agora o cruzamento: Ll ; C1C2 x Ll ; C1C2

 

a1. Análise do gene L/l

 

L

l

L

LL

Ll

l

Ll

ll

 

LL – ¼                        Ll – ½                          ll – ¼

a2 Análise do gene C1/C2

 

C1

C2

C1

C1C1

C1C2

C2

C1C2

C2C2

 

C1C1 – ¼                    C1C2 – ½                    C2C2 – ¼

a3. Análise conjunta

LLC1C1: 1/4 x 1/4 = 1/16 – Pelo curto amarelo

LLC1C2: 1/4 x 2/4 = 2/16 – Pelo curto creme

LLC2C2: 1/4 x 1/4 = 1/16 – Pelo curto branco                     

LlC1C1: 2/4 x 1/4 = 2/16 – Pelo curto amarelo                                 

LlC1C2: 2/4 x 2/4 = 4/16 – Pelo curto creme

LlC2C2: 2/4 x 1/4 = 2/16 – Pelo curto branco

llC1C1: 1/4 x 1/4 = 1/16 – Pelo longo amarelo

llC1C2: 1/4 x 2/4 = 2/16 – Pelo longo creme

llC2C2: 1/4 x 1/4 = 1/16 – Pelo longo branco

 

Agora faremos a proporção fenotípica das cobaias:

Curto, amarelo (L_C1C1): (3/4)(1/4) =  1/16 + 2/16 = 3/16

Curto, creme (L_C1C2): (3/4)(2/4) =  2/16 + 4/16 = 6/16

Curto, Branco (L_C2C2): (3/4)(1/4) =   1/16 + 2/16 = 3/16

Longo, amarelo (llC1C1): (1/4)(1/4) =  1/16

Longo, creme (llC1C2): (1/4)(2/4) =  2/16

Longo, branco (llC2C2): (1/4)(1/4) =  1/16

 

 

b) O cruzamento entre duas cobaias produziu a seguinte descendência: 66 curto, creme; 64 curto, branca; 22 longo, creme; e 21 longo, branca. Quais são os genótipos dos pais?

b1. Análise do gene que controle o tamanho do pelo

Curto: (66+64) / 173 = 130/173 ≈ 3/4

Longo: (22+21) /173 = 43/173 ≈ 1/4             

Conclusão: Resultado 3:1 indica o envolvimento de cruzamento entre heterozigotos: Ll x Ll

 

b2. Análise do gene que controla a cor

Branco: (64+21) /173 = 85/173 ≈ 1/2              

Creme: (66+22) /173 = 88/173 ≈ 1/2             

Conclusão: Resultado 1:1 indica o envolvimento de cruzamento entre heterozigoto e homozigoto C1C2 x C2C2:

Conclusão:

Genitores: LlC1C2 x LlC2C2

 

c) Se o cruzamento LlC1C2xLlC2C2 produzir 173 descendentes, qual é o número esperado em cada classe fenotípica?

Utilizaremos dados do exercício letra a para realizar a proporção dos seguintes cruzamentos:

Ll x Ll → 3/4 LL ; Ll  ,  1/4 ll                         C1C2 x C2C2 → 1/2C1C2, 1/2 C2C2

Agora realizamos a multiplicação das proporções. Após esse resultado, realizaremos outra multiplicação, dessa vez pelo número de indivíduos. Com isso teremos:

 

(L_ x C1C2) Curto e creme: 3/4 x 1/2 = 3/8 x 173 = 64,9

(L_ x C2C2) Curto e branco: 3/4 x 1/2 = 3/8 x 173 = 64,9

(ll   x C1C2) Longo e creme: 1/4 x 1/2 = 1/8 x 173 = 21,63

(ll   x C2C2) Longo e branco: 1/4 x 1/2 = 1/8 x 173 = 21,63

 

6) Apresente a relação gamética produzida por cada um dos seguintes genótipos:

a) AA:

Resolução: Quando um organismo possui dois alelos idênticos (nesse caso, homozigotos dominantes), os gametas serão iguais em relação ao gene.

Resposta: 100% A

b) Aa:

Resolução: Observando apenas um gene, mas ele estando em heterozigose (um alelo dominante e o outro recessivo), teremos metade dos gametas com o alelo dominante, e a outra metade com o alelo recessivo.

 Resposta: 50% A, 50% a

c) AaBb:

Resolução: Para esse exemplo, vamos fazer uma tabela de cruzamentos. Os alelos Aa dividem-se meio a meio (50% A, 50% a). Os genes Bb alelos da mesma forma, metade para cada célula gamética. Faremos a tabela para encontrar o resultado:

 

Resposta: 1/4 AB, 1/4 Ab, 1/4 aB, 1/4 ab.

 

d) AABB:

Resolução: Como os dois genes (A e B) estão em homozigose dominante, os únicos gametas gerados terão constituição dos dois alelos dominantes.

Resposta: 100% AB

 

e) AABBccDDeeffgg:

Resolução: Esse é o mesmo caso da letra d, em que não importa a quantidade de genes. Se eles estiverem em homozigose (tanto dominante quanto recessiva) os gametas terão sempre a mesma constituição gênica.

Resposta: 100% ABcDefg

 f) AabbccDdee:

Resolução: Esse caso é bem parecido com a letra e. Observe que há três genes em homozigose (b, c, e), portanto serão passados para os gametas na mesma proporção. Voltemos a atenção para os genes em heterozigose (A e D). Temos que cada um está presente nos gametas pela metade (50% A e 50%a; 50%D e 50%d). Faremos agora a tabela para calcular o resultado:

 

1/4 AbcDe, 1/4 Abcde, 1/4 abcDe, 1/4 abcde

 

7) Apresente o número de gametas diferentes produzidos por indivíduos de cada um dos seguintes genótipos:

O número de gametas é dado por 2n onde n= número de genes em heterozigose.

a) AA: Como o indivíduo é homozigoto dominante, irá gerar apenas um tipo de gameta, o A.

Resp. 20  = 1

b) Aa: Sendo heterozigoto, o indivíduo irá gerar dois tipos de gametas, um dominante (A) e um recessivo (a).

Resp. 21  = 2

 

c) AaBb: Para esse caso poderemos fazer um quadro de cruzamento dos gametas.

 

A

a

B

AB

aB

b

Ab

ab

Resp. 22  = 4

Com isso teremos os gametas formados: AB, aB, Ab, ab.

d) AABB: Como o indivíduo é duplo homozigoto dominante, apenas o gameta AB será formado.

Resp. 20  = 1

 

e) AABBccDDeeffgg: Nesse caso, podemos observar que o indivíduo é dominante para três genes (A, B e D), e recessivo para três genes (c, e, f, g).

Resp. 20  = 1

 

f) AabbccDdee: Nesse caso temos dois genes com heterozigose (A, D). Podemos fazer o quadro para ilustrar os gametas resultantes.

 

A

a

D

AD

aD

d

Ad

ad

 

Resp. 22  = 4

 

Como os outros são homozigotos recessivos, podemos repetir os gametas e adicionar os que foram formados.

Teremos: AbcDe ; Abcde ; abcDe ; abcde

g) AaBbCCDdEeFFGg:

Resp. 25  = 32

São eles:

Gametas do progenitor : Aa  Bb  CC  Dd  Ee  FF  Gg 

Número de gametas :  32

Genes em heterozigose : Aa  Bb  Dd  Ee  Gg 

 

____________________________________________________________________________________________________

                   Tipo                                    Probabilidade

____________________________________________________________________________________________________

Gameta :  1        A  B  C  D  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  2        A  B  C  D  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  3        A  B  C  D  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  4        A  B  C  D  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  5        A  B  C  d  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  6        A  B  C  d  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  7        A  B  C  d  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  8        A  B  C  d  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  9        A  b  C  D  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  10       A  b  C  D  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  11       A  b  C  D  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  12       A  b  C  D  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  13       A  b  C  d  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  14       A  b  C  d  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  15       A  b  C  d  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  16       A  b  C  d  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  17       a  B  C  D  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  18       a  B  C  D  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  19       a  B  C  D  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  20       a  B  C  D  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  21       a  B  C  d  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  22       a  B  C  d  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  23       a  B  C  d  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  24       a  B  C  d  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  25       a  b  C  D  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  26       a  b  C  D  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  27       a  b  C  D  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  28       a  b  C  D  e  F  g                     1/ 32

Gameta :  29       a  b  C  d  E  F  G                     1/ 32

Gameta :  30       a  b  C  d  E  F  g                     1/ 32

Gameta :  31       a  b  C  d  e  F  G                     1/ 32

Gameta :  32       a  b  C  d  e  F  g                     1/ 32

____________________________________________________________________________________________________

 

h) AaBbCcDdEeHhIiJjKkLlMM:

Resp. 210  = 1024

 

 

8) Apresente a RG (relação genotípica) esperada na descendência:

a) do cruzamento AaBbCCDD x AabbCCdd

Análise de cada loco:

Pai 1

Aa

Bb

CC

DD

Pai 2

Aa

bb

CC

dd

 

Descendência

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/2Bb:1/2bb

CC

Dd

 

Análise conjunto da todos os locos

Como já sabemos qual será a constituição dos indivíduos pelo outros genes, realizaremos a multiplicação de probabilidades para obtenção da probabilidade de cada genótipo estabelecido pelas combinações de todos os locos

                    AA Bb CC Dd: (1/4)(1/2)(1)(1) =  1/8

                    AAbbCCDd: (1/4)(1/2)(1)(1) =  1/8

                    AaBbCCDd: (2/4)(1/2)(1)(1) =   2/8

                    AabbCCDd: (2/4)(1/2)(1)(1) =   2/8

                    aaBbCCDd: (1/4)(1/2)(1)(1) =   1/8

                    aabbCCDd: (1/4)(1/2)(1)(1) =   1/8

 

b) da autofecundação de indivíduos de genótipo AaBBCCDD

Análise de cada loco:

Pai

Aa

BB

CC

DD

 

Descendência

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

BB

CC

DD

 

Análise conjunta dos locos

AABBCCDD:  (1/4)(1)(1)(1) = 1/4

AaBBCCDD:  (2/4)(1)(1)(1) = 2/4

aaBBCCDD:  (1/4)(1)(1)(1) = 1/4

 

 9) Qual é o número de genótipos possíveis na descendência:

 

a)      do cruzamento AABbDdeeFf x aaBbddEEFf ;

 

Nesse caso temos que fazer os diferentes genótipos que o cruzamento de cada gene irá resultar, e depois estabelecer as combinações.

Pai 1

AA

Bb

Dd

ee

Ff

Pai 2

aa

Bb

dd

EE

Ff

 

Descendência

Aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/2Dd:1/2dd

Ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

 

Gene A: 1 genótipo do cruzamento (Aa);

Gene B: 3 genótipos do cruzamento (BB, Bb, bb);

Gene D: 2 genótipos do cruzamento (Dd, dd);

Gene E: 1 genótipo do cruzamento (Ee);

Gene F: 3 genótipos do cruzamento (FF, Ff, ff);

 

Total de combinações = 1 (A/a) x 3 (B/b) x 2 (D/d) x 1 (E/e) x 3 (F/f) = 18 genótipos

 

b)     da autofecundação de indivíduos de genótipo AABbCcddEeFf;

 

Seguindo o mesmo raciocínio da letra anterior temos os seguintes genótipos resultantes do cruzamento:

 

Pai

AA

Bb

Cc

dd

Ee

Ff

 

Descendência

AA

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4CC:2/4Cc:1/4cc

dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

 

 

                        Total de combinações = 1 (A/a)  x 3 (B)/b x 3 (C/c) x 1 (D/d) x 3 (E/e) x 3 (F/f) = 81 genótipos

Também seria possível utilizar a expressão:

                        Número de genótipos = 3n      sendo n o número de genes em heterozigose

 

Assim,

 

                        Número de genótipos = 3n       =  34 = 81

 

Sendo

                        n = 4  genes em heterozigose (B/b, C/c, E/e e F/f)

 

10) Qual é a frequência esperada do genótipo aabbccddee na descendência:

 

a)      do cruzamento AabbCcddEe x AaBbCcddEe

 

Inicialmente fazemos a análise de cada loco:

 

Pai 1

Aa

bb

Cc

dd

Ee

Pai 2

Aa

Bb

Cc

dd

Ee

 

Descendência

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/2Bb:1/2bb

1/4CC:2/4Cc:1/4ccc

1 dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

 

 

Agora obtemos a probabilidade desejada:

 

P(aa bb cc dd ee) = P(aa) x P(bb) x P(cc) x P(dd) x P(ee) = ¼ x ½ x ¼ x 1 x ¼ = 1/128

 

 

 

b)     da autofecundação de AaBbCcddEe

 

Pai

Aa

bb

Cc

dd

Ee

 

Descendência

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4CC:2/4Cc:1/4ccc

1 dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

 

 

 

Seguindo o mesmo raciocínio da letra anterior e calculando a proporção final, temos:

 

P(aa bb cc dd ee) = P(aa) x P(bb) x P(cc) x P(dd) x P(ee) = ¼ x ¼ x ¼ x 1 x ¼ = 1/156

 

 

 

c)      da autofecundação de aaBBccddeeff

 

Pai

aa

BB

cc

dd

ee

ff

 

Descendência

aa

BB

cc

dd

ee

ff

 

 

P(aa bb cc dd ee) = P(aa) x P(bb) x P(cc) x P(dd) x P(ee) = 1 x 0 x 1 x 1 x 1 x 1 =0

 

 

 

 

11) Numa determinada espécie vegetal, as plantas podem ser altas (A_) ou anãs (aa), ter sementes lisas (R_) ou rugosas (rr), flores de cor vermelha (B1B1), rosa (B1B2) ou branca (B2B2). Apresente a relação fenotípica esperada na descendência:

 

a)      da autofecundação de plantas de genótipo Aa RR B1B2

 

 

Pai

Aa

RR

B1 B2

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

RR

1/4B1B1:2/4B1B2:1/4B2B2

Descendência

Fenótipos

3/4Alta

¼ Anã

100% Lisa

¼ Vermelha

2/4 Rosa

¼ Branca

 

 

 

Observando os genótipos e fenótipo, e fazendo a combinação de todas as possibilidades, podemos concluir que:

 

Relação fenotípica:

Fenótipos

Probabilidades

Altas

Lisa

Vermelhas

(3/4)(1)(1/4)

= 3/16

Altas

Lisa

Rosas

(3/4)(1)(2/4)

= 616

Altas

Lisa

Brancas

(3/4)(1)(1/4)

= 3/16

 

 

 

 

 

Anãs

Lisa

Vermelhas

(1/4)(1)(1/4)

= 1/16

Anãs

Lisa

Rosas

(1/4)(1)(2/4)

= 2/16

Anãs

Lisa

Brancas

(1/4)(1)(1/4)

= 1/16

 

 

b)     Do cruzamento AaRrB2B2 x aaRRB2B2.

 

 

 

 

Pai 1

Aa

Rr

B2 B2

Pai 2

aa

RR

B2 B2

 

Descendência

Genótipos

1/2Aa:1/2aa

1/2RR:1/2Rr

100% B2 B2

Descendência

Fenótipos

½ Alta

½ Anã

100% Lisa (R-)

100% Branca

 

 

 

Observando os genótipos e fenótipo, e fazendo a combinação de todas as possibilidades, podemos concluir que:

 

Relação fenotípica:

Fenótipos

Probabilidades

Altas

Lisa

Brancas

(1/2)(1)(1)

= 1/2

 

 

 

 

 

Anãs

Lisa

Brancas

(1/2)(1)(1)

= 1/2

 

 

 

12) Apresente o número possível de fenótipos diferentes na descendência do cruzamento AaBbCcDd x AaBbCCDD, sabendo-se que nos genes A/a e D/d ocorre dominância completa e, nos genes B/b e C/c, ausência de dominância.

 

 

Pai 1

Aa

Bb

Cc

Dd

Pai 2

Aa

Bb

CC

DD

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/2CC: 1/2Cc

1/2DD: 1/2Dd

Descendência

Fenótipos

¾ A-

¼ aa

¼ “BB”

2/4 “Bb

¼ “bb

½ “CC”

½ “Cc

100% D-

(*)

Dom. Completa

Aus. dominância

Aus. dominância

Dom. Completa

(*) Relação de dominância entre aleslo

 

A combinação de fenótipos proporcionada pelos genes resulta em:

 

Número de fenótipos: 2 x 3 x 2 x 1= 12 diferentes fenótipos.

 

 

 

13) Qual é o número possível de fenótipos diferentes na descendência da autofecundação de plantas de genótipo AaBbDdEeFfGgHhIIjjkk, considerando que ocorre:

 

 

a)      dominância completa em todos os genes

 

Nesse caso poderemos ver quais os genes em heterozigose e elevar na potência de 2  (2n = 27 = 128 sendo n o número de genes em heterozigose). Nesse caso faremos a multiplicação para se entender melhor.

 

 

Pai

Aa

Bb

Dd

Ee

Ff

Gg

Hh

II

jj

kk

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

1/4GG:2/4Gg:1/4gg

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

II

jj

kk

Descendência

Fenótipos

¾ A- : 1/4aa

¾ B- : 1/4bb

¾ D- : 1/4dd

¾ E- : 1/4ee

¾ F- : 1/4ff

¾ G- : 1/4gg

¾ H- : 1/4hh

II

jj

Kk

Relação de dominância

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

 

Resposta:  2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 1 x 1 x 1=  27 =  128 genótipos diferentes.

 

 

b)     ausência de dominância em todos os genes

 

Quando há ausência de dominância em determinado gene que está em heterozigose, os fenótipos podem ser de três tipos: Homozigoto dominante, heterozigoto, homozigoto recessivo. Com isso realizamos a multiplicação dos fenótipos diferentes, considerando 3 (para heterozigotos) e 1 para homozigotos. Ou seja, (3n = 37 = 2187 sendo n o número de genes em heterozigose).

 

Pai

Aa

Bb

Dd

Ee

Ff

Gg

Hh

II

jj

kk

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

1/4GG:2/4Gg:1/4gg

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

II

jj

kk

Descendência

Fenótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

1/4GG:2/4Gg:1/4gg

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

II

jj

Kk

Relação de dominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

 

 

3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 1 x 1 x 1= 2187 genótipos diferentes.

 

c)      codominância nos quatro primeiros genes e dominância completa nos demais

 

Segue o mesmo padrão das duas últimas letras, considerando 3 como codominância, 2 como dominância completa e 1 quando há heterozigotos.

 

3 x 3 x 3 x 3 x 2 x 2 x 2 x 1 x 1 x 1=  648 genótipos diferentes.

 

 

Pai

Aa

Bb

Dd

Ee

Ff

Gg

Hh

II

jj

kk

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

1/4FF:2/4Ff:1/4ff

1/4GG:2/4Gg:1/4gg

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

II

jj

kk

Descendência

Fenótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/4BB:2/4Bb:1/4bb

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

¾ F- : 1/4ff

¾ G- : 1/4gg

¾ H- : 1/4hh

II

jj

Kk

Relação de dominância

Codominância

Codominância

Codominância

Codominância

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

 

 

14) Considerando o cruzamento AaBbCcDdEe x AaBBccDdEe, qual é a probabilidade de um descendente apresentar:

 

a)      fenótipo dominante para todos os sete caracteres

 

Realizando o cruzamento dos indivíduos e analisando os genes resultantes, temos as seguintes proporções:

Pai 1

Aa

Bb

Cc

Dd

Ee

Pai 2

Aa

BB

cc

Dd

Ee

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/2BB:1/2Bb

1/2Cc: 1/2cc

1/4DD:2/4Dd:1/4dd

1/4EE:2/4Ee:1/4ee

Descendência

Fenótipos

¾ A-

¼ aa

100% “B-“

½ “Cc

½ “cc

¾ D-

¼ dd

¾ E-

¼ ee

(*)

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

Dom. Completa

 

3/4 x 1 x 1/2 x 3/4 x 3/4 = 27/128 fenótipos dominantes

 

b) fenótipo recessivo com relação ao gene A/a

Apenas ¼, pois é a probabilidade de se ter um indivíduo aa.

 

c) fenótipo recessivo para todos os sete caracteres

 

P(aa bb cc dd ee ) = (1/4)(0)(1/2)(1/4)(1/4) =0

 

15) https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTDJlqLGDh7auavMPDsoCMpqF22wk0rqdOLoHnoGSBkcBWxerHhGYe-34QUOs tomateiros altos são produzidos pela ação do alelo dominante A, e as plantas anãs, por seu alelo recessivo a. Os caules peludos são produzidos pelo gene dominante P, e os caules sem pelos, por seu alelo recessivo p. Uma planta duplo-heterozigota, alta e peluda, é submetida ao cruzamento-teste. Foi analisado o F1 e contadas 118 plantas altas, peludas: 121 anãs sem pelos: 112 altas sem pelos: 109 anãs peludas.

 

a) Faça a representação desse cruzamento, mostrando os genótipos associados aos quatro fenótipos;

Nesse caso temos a tabela com os seguintes genótipos:

A_: Alta                      aa: anã

P_: Pubescente            pp: sem pelos

Realizando o cruzamento entre dois indivíduos, temos que aquela proporção só poderá ser alcançada se o cruzamento for com um indivíduo heterozigoto e o outro sendo homozigoto recessivo.

                                                AaPp x aapp

                        F1:

                        118 AaPp (altas, peludas)

                        121 aapp (anãs sem pelos)

                        112 Aapp (altas sem pelos)

                        109 aaPp (anãs, peludas)

Totalà            460

 

 

b) Qual é a proporção de altas para anãs e de peludas para sem pelos?

Encontramos esse dado apenas dividindo uma por outra:

230 altas: 230 anãs .: 1:1

227 peludas: 227 sem pelos .: 1:1

 

 

 c) Esses dois genes estão segregando independentemente um do outro? Justifique.

Sim. A probabilidade de um gameta conter um alelo qualquer do gene “P” não interfere na probabilidade de conter qualquer alelo do gene “A”. Ou seja, a probabilidade de ocorrer um gameta contendo qualquer combinação alélica se da pela multiplicação das probabilidades individuais de cada alelo.

Sabemos que dois eventos, A e B, são independentes quando:

            P(A e B) = P(A) P(B)

Dois eventos, A e B, não são independentes quando:

            P(A e B) = P(A) P(B/A) = P(B) P(A/B)

 

No exemplo considerado é verificado que:

            P(Alta, Peluda ) = P(alta)(Peluda)  = ¼ Assim, a probabilidade conjunta é o produto das probabilidades individuais, próprio de eventos idenpendnetes

P(Alta, sem pelo ) = P(alta) P(sem pelo) 

P(Anã, Peluda ) = P(Anã) P(peluda)

            P(Anã, sem pelo ) = P(Anã) P(sem pelo)

 

 

 16) O tamanho normal das pernas, que caracteriza o tipo de gado Kerry, é produzido pelo genótipo homozigoto DD; o tipo de gado Dexter de perna curta possui o genótipo heterozigoto Dd. O genótipo homozigoto dd é letal e produz indivíduos grosseiramente deformados, natimortos, denominados bezerros "bull-dog". A presença dos chifres no gado é governada pelo alelo recessivo de um outro gene, P/p; a condição mocho (ausência de chifres) é produzida pelo alelo dominante P. Em acasalamentos entre animais Dexter e mochos de genótipo DdPp, que proporção fenotípica pode-se esperar na progênie adulta?

 

Primeiramente faremos a correspondência do genótipo com o seu fenótipo:

 

 

DD: perna normal (Kerry)                   P_: ausência de chifres                       

Dd: perna curta (Dexter)                     pp: presença de chifres                 

Dd: letal

Faremos agora o cruzamento:

                                                DdPp x DdPp                                    

 

Análise do gene D/d

 

D

d

D

DD

Dd

d

Dd

dd - Letal

 

 

Análise do gene P/p

 

 


 

P

p

P

PP

Pp

p

Pp

pp

 

Relação Genotípica

Realizamos agora a multiplicação de probabilidades

DDPP: 1/3 x 1/4 = 1/12

            DDPp: 1/3 x 2/4 = 2/12

            DDpp: 1/3 x 1/4 = 1/12

            DdPP: 2/3 x 1/4 = 2/12

            DdPp: 2/3 x 2/4 = 4/12

            Ddpp: 2/3 x 1/4 = 2/12

Relação fenotípica

Ø  Kerry e mocho: 1/12 +  2/12 = 3/12

Ø  Kerry e com chifres: 1/12

Ø  Dexter e mocho: 2/12 + 4/12 = 6/12

Ø  Dexter e com Chifres: 2/12

 

17) Relacione os diferentes tipos de gametas que podem ser produzidos pelos seguintes indivíduos:

a) AABBCc;

1/2ABC : 1/2Abc

b) aaBbCc

1/4aBC:1/4aBc:1/4abC:1/4abc

c) AABbDdEEffgg

 

1/4ABDEfg : 1/4ABdEfg : 1/4AbDEfg : 1/4AbdEfg

 

 

18) A configuração dos rabanetes pode ser longa (L1L1), redonda (L2L2) ou oval (L1L2). A cor pode ser vermelha (R1R1), branca (R2R2) ou púrpura (R1R2). Suponha que dois progenitores sejam cruzados e produzam uma progênie composta de 16 longos e brancos, 31 ovais e púrpuras, 16 ovais e brancos, 15 longos e vermelhos, 17 ovais e vermelhos e 32 longos e púrpuras. Quais seriam os fenótipos dos genitores?

 

Começaremos colocando a lista de genótipos e a proporção de F1:

L1L1: Longa                                                   R1R1: Vermelha

L2L2: redonda                                               R2R2: Branca 

L1L2: oval                                                      R1R2: púrpura

           

Pai 1  x Pai 2

 F1:     

Fenótipos

Observados

Genótipos

Longos, brancos

16

L1L1  R2R2

Ovais, púrpura

31

L1L2  R1R2

Ovais,  branco

16

L1L2  R2R2

Longos, vermelho

15

L1L1  R1R1

Ovais, vermelho

17

L1L2  R1R1

Longos, púrpura

32

L1L1  R1R2

Total

127

 

 

Análise do caráter forma do fruto

Longo: (16+15+32)/127 = 0,49 ≈ 1/2

Oval: (31+16+17)/127 = 0,50 ≈ ½

Conclusão: Segregação ½ L1L1   : ½ L1L2

Provável cruzamento:   L1L1 x L1L2

 

Análise do caráter cor do fruto

Vermelha: (15+17)/127 ≈ 1/4 

Purpura: (31+32)/127 ≈ 2/4                

Branca: (16+16)/127 ≈ ¼

 

Conclusão: ¼ R1R1  :  2/4 R1R2   :  ¼ R2R2

Provável cruzamento:  R1R2 x R1R2

 

Resposta:

Portanto, vendo os dados de proporções, poderemos dizer que os genitores possuem os seguintes genótipos.

 

 

L1L1R1R2 x L1L2R1R2

 

19)  Idiotia amaurótica infantil (doença de Tay-Sachs) é anomalia hereditária recessiva que causa morte nos primeiros anos de vida somente quando em homozigose (ii). A condição dominante nesse loco produz um fenótipo normal (I_). Admite-se que dedos das mãos anormalmente curtos (braquidactilia) sejam devidos a um genótipo heterozigoto para um gene letal (Bb), sendo o homozigoto BB letal e o outro homozigoto (bb) normal. Qual é a proporção fenotípica esperada na descendência adulta cujos pais são ambos braquidáctilos e heterozigotos para idiotia amaurótica juvenil? E a proporção genotípica?

 

Iniciaremos com as proporções e os genótipos explicados:

BB: letal                                  ii: causa a morte (idiotia amaurótica)

Bb: dedos curtos                     I_: normal

bb: normal

 

Análise da braquidactilia

Bb    x  Bb

     Descendentes: 2/3  dedos curtos

                            1/3 normal~

                            (*) ¼ letal

 

 

Análise da idiotia  amaurótica

Ii   x  Ii

   Descendentes : 100% normal 

                             (*) ¼ letal

 

 

Análise conjunta

                                                IiBb x IiBb

                       

 


 

IB

Ib

iB

Ib

IB

IIBB

IIBb

IiBB

IiBb

Ib

IIBb

IIbb

IiBb

Iibb

iB

IiBB

IiBb

iiBB

iiBb

Ib

IiBb

Iibb

iiBb

iibb

 

Seguintes proporções:

IIBb: 1/3 x 2/3 = 2/9

            IIbb: 1/3 x 1/3 = 1/9

            IiBb: 2/3 x 2/3 = 4/9

            Iibb: 2/3 x 1/3 = 2/9

 

Pela proporção encontrada no cruzamento temos que:

Normal Braquidáctilos (I_Bb) = 2/9 + 4/9 = 6/9

Normal, normal (I_bb) = 1/9 + 2/9 = 3/9

 

 

20) Quantos tipos de gametas diferentes são produzidos por um genitor heterozigoto para:

 

a) nenhum gene em heterozigoto;

Como não há um gene heterozigoto, apenas um tipo de  gameta pode ser formado.

Ex.: AAbbccEEff      o gameta produzido será: .A b c E f

 

b) um gene;

Irá gerar dois gametas diferentes. Ex.: Aa -> Gameta A e gameta a.

 

c) dois genes;

Quatro gametas diferentes serão gerados. Ex.: AaBb -> AB, Ab, aB, ab.

 

d) n genes;

Como sempre segue a mesma proporção em uma escala exponencial, temos que n genes irão gerar 2n gametas diferentes.

 

21) Quantas classes fenotípicas são produzidas por um cruzamento-teste em que um dos genitores seja heterozigoto para:

 

a) dois genes;

AaBb   x  aa bb

Número de classes = (número de gametas de AaBb ) x 1(ab) = 22 x 1 = 4

 

b) três genes;

AaBbCc   x  aa bb cc

Número de classes = (número de gametas de AaBbCc ) x 1(abc) = 23 x 1 = 8

23 = 8 classes fenotípicas

 

c) quatro genes;

AaBbCcDd   x  aa bb cc dd

Número de classes = (número de gametas de AaBbCc Dd ) x 1(abcd) = 24 x 1 = 16

24 = 16 classes fenotípicas

 

d) n genes;

2n = classes fenotípicas

 

22) Que proporção fenotípica na prole resulta do cruzamento AaBbC1C2 x AaBbC1C2 se os indivíduos bb morrem durante o estádio embrionário?

Pai 1

Aa

Bb

C1C2

Pai 2

Aa

Bb

C1C2

 

Descendência

Genótipos

1/4AA:2/4Aa:1/4aa

1/3BB:2/3Bb

(*) bb letal

1/4C1C1:2/4C1C2:1/4C2C2

Descendência

Fenótipos

¾ A-

¼ aa

100% “B-“

½ “C1C1”: 2/4 “C1C2”:1/4 “C2C2”

(*)

Dom. Completa

Dom. Completa/Letal

Aus. Dominância

 

Assim, temos os fenótipos:

 

Fenótipos

Proporções

“A-“    “B-“   “C1C1”

(3/4)(1)(1/4) = 3/16

“A-“    “B-“   “C1C2”

(3/4)(1)(2/4) = 6/16

“A-“    “B-“   “C2C2”

(3/4)(1)(1/4) = 3/16

 

 

“aa“    “B-“   “C1C1”

(1/4)(1)(1/4) = 1/16

“aa“    “B-“   “C1C2”

(1/4)(1)(2/4)  = 2/16

“aa“    “B-“   “C2C2”

(1/4)(1)(1/4) = 1/16

 

A relação fenotípica é:    RF: 3:6:3:1:2:1

 

23) Nos cruzamentos dos genitores AABBCCDDEE x aabbccddee

 

a) quantos gametas diferentes poderão ser formados na F2;

Realizando o cruzamento temos que a F1 é composta pelo genótipo: AaBbCcDdEe

Sendo um indivíduo heterozigoto para todos os genes, ele segue a regra do 2n, em que n é o número de genes em heterozigose. Portanto 25 = 32.

 

b) quantos genótipos diferentes podem ocorrer na geração F2;

Como um indivíduo heterozigoto sempre gera três genótipos (Ex.: Aa x Aa -> AA, Aa, aa), temos que:

Número de genótipos diferentes = 3n onde n é número de locos em heterozigose.: 35 = 243 genótipos diferentes

 

c) quantos quadrados seriam necessários no "tabuleiro-xadrez"  (ou quadrado de Punnet) gamético para acomodar a F2?

 

 

32 Gametas

32 Gametas

Genótipos formados

 25 x 25 = 1024 quadrículas para acomodar os 243 genótipos formados..