1a. LEI DE MENDEL



INTRODUÇÃO


Mendel realizou seus trabalhos envolvendo genitores de ervilhas contrastantes em relação a cada um dos sete caracteres estudados.
CaracterísticaDominânciaRecessividade
Tipo de inflorescênciaaxilarterminal
Forma da casca da sementelisarugosa
Cor dos cotilédonesamarelosverdes
Cor da casca da sementecinzabranco
Forma da vagemnormalsulcada
Cor da vagemverdeamarela
Altura da plantaaltaanã



EXPERIMENTO ENVOLVENDO PLANTAS ALTAS E ANÃS


Considerando o caráter altura de plantas pode-se detalhar seus resultados da seguinte maneira:
a) Cruzamento inicial : Envolveu genitores contrastantes altos e anões.
b) Geração F1. Na primeira geração (F1), verificou-se que toda descendência era alta. O fenótipo anão havia desaparecido
c) Geração F2 : Quando se autofencundou o F1, verificou-se uma descendência constituída de 787 plantas altas e 277 plantas anãs. Ou seja, das 1064 plantas 1/4 era anã e 3/4 era alta.
d) Teste da F2 anã. Autofecundando-se as plantas anãs observou-se que a progênie sempre era anã e, consequentemente essas plantas anãs F2 eram puras
e) Teste da F2 alta. As plantas altas quando autofecundadas davam descendência só alta ou alta e anãs, na proporção de 3:1.

Do total das plantas altas da geração F2 apenas 1/3 eram puras, ou seja, quando autofecundadas davam só plantas altas.

Os 2/3 restantes eram impuros (ou segregavam), ou seja, quando autofecundadas, davam plantas altas e anãs, na proporção de 3 alta : 1 anã


CONCLUSÕES


Cruzando-se pais puros contrastantes e autofecundando-se a geração F1, observa-se:

  • Relação de Aparência = 3/4 altas : 1/4 anãs
  • Relação de Pureza = 1/4 alta pura: 2/4 alta impura: 1/4 anã pura.



HIPÓTESE


Através dos resultados observados, Mendel formulou a hipótese de que o caráter estaria sendo controlado por 2 determinantes de modo que o indivíduo teria os 2, mas os gametas apenas 1. Por esta hipótese, os resultados poderiam ser explicados satisfatoriamente.
Relação de Pureza (ou Genotípica )= ¼ Alta pura (atribuído a AA) : 2/4 Alta não-pura (atribuído a Aa) : ¼ Anã pura (atribuído a aa)
Relação de Aparência (ou Fenotípica ) = ¾ Alta (atribuído a A_ ou AA + Aa) : ¼ Anã (atribuído a aa)








1a. LEI


O mesmo modelo, pressupondo que cada indivíduo teria dois fatores para o controle da característica, mas passando apenas um para próxima geração foi aplicado para explicar os resultados dos demais experimentos. Em todas as situações avaliadas a hipótese mostrava-se adequada para elucidar o fenômeno biológico estudado. Este fato levou Mendel a enunciar sua primeira lei.


Por esta lei é estabelecido que os fatores genéticos (alelos) ocorrem aos pares nos indivíduos, mas apenas um é passado ao descendente por intermédio dos gametas.


Retorna ao GBOL