EDU - 660 Metodologia do Ensino Superior 3 (2 - 2) I
e II.
Introdução à sociologia do currículo. O currículo e a
formação do profissional. Os diferentes paradigmas que orientam a formação do
professor. O processo de ensino: articulação entre objetivos, planejamento,
métodos e técnicas de ensino e avaliação. Problemas e alternativas para o
ensino superior. Referência Bibliográfica.
Professores
Responsáveis:
Rita Márcia A. Vaz de Melo (Depto. de Educação)
Bibliografia
QUELUZ, A. G. (Org) O Trabalho Docente – Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira. 1999.
SILVA, W.C. (Org) Universidade e Sociedade no Brasil:
Oposição Propositiva ao Neoliberalismo na Educação Superior. Niterói, RJ:
Intertexto/Quartet, 2001.
CARNOY, M. Mundialização e Reforma na Educação: O Que
os Planejadores Devem Saber. Trad. De João de Freitas Teixeira – Brasília:
UNESCO, 2002.
PEREIRA, W. C. (Org) Educação de Professores na Era da
Globalização: Subsídios Para uma Proposta Humanista. Rio de Janeiro: Nau,
2000.
PIMENTA, S. G. e
ANASTASIO, L. G. C. Docência no Ensino
Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
PAQUAY, L.,
PERRENOUD, P. (Org) Formando Professores
e Profissionais: Quais Estratégias? Quais Competências? Porto Alegre:
Artmed, 2001.
VEIGA, I. P. A. Didática: O Ensino e Suas Relações. São
Paulo: Papirus, 2001.
SEVERINO. A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São
Paulo: Cortez, 2002.
SGUISSARDI, V. (Org) Educação Superior: Velhos e Novos Desafios.
São Paulo: Xamã, 2000.
SILVA, L. H. (Org) Século XXI: Qual Conhecimento? Qual
Currículo? Petrópolis: Vozes, 2000.