EDU - 660 Metodologia do Ensino Superior 3 (2 - 2) I e II.

Introdução à sociologia do currículo. O currículo e a formação do profissional. Os diferentes paradigmas que orientam a formação do professor. O processo de ensino: articulação entre objetivos, planejamento, métodos e técnicas de ensino e avaliação. Problemas e alternativas para o ensino superior. Referência Bibliográfica.

 

Professores Responsáveis: 

Rita Márcia A. Vaz de Melo (Depto. de Educação)

 

Bibliografia

QUELUZ, A. G. (Org) O Trabalho Docente – Teoria e Prática. São Paulo: Pioneira. 1999.

SILVA, W.C. (Org) Universidade e Sociedade no Brasil: Oposição Propositiva ao Neoliberalismo na Educação Superior. Niterói, RJ: Intertexto/Quartet, 2001.

CARNOY, M. Mundialização e Reforma na Educação: O Que os Planejadores Devem Saber. Trad. De João de Freitas Teixeira – Brasília: UNESCO, 2002.

PEREIRA, W. C. (Org) Educação de Professores na Era da Globalização: Subsídios Para uma Proposta Humanista. Rio de Janeiro: Nau, 2000.

PIMENTA, S. G. e ANASTASIO, L. G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PAQUAY, L., PERRENOUD, P. (Org) Formando Professores e Profissionais: Quais Estratégias? Quais Competências? Porto Alegre: Artmed, 2001.

VEIGA, I. P. A. Didática: O Ensino e Suas Relações. São Paulo: Papirus, 2001.

SEVERINO. A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.

SGUISSARDI, V. (Org) Educação Superior: Velhos e Novos Desafios. São Paulo: Xamã, 2000.

SILVA, L. H. (Org) Século XXI: Qual Conhecimento? Qual Currículo? Petrópolis: Vozes, 2000.