Biofortificação: carotenoides em grãos de genótipos de milho

Sara Rios

 

Estatísticas atuais apontam ascensão do número de desnutridos em diversas regiões do globo, ainda que nas décadas de 80 e 90 tenham sido alcançados progressos positivos na redução da fome no mundo (FAO, 2009). Os principais micronutrientes deficientes nas populações de risco são o ferro, o zinco e a vitamina A e, ainda que existam diferentes programas de combate a essas deficiências, a exemplo da suplementação medicamentosa, a fortificação de alimentos e programas de educação nutricional para a diversificação da dieta, não é raro que os setores envolvidos nesta luta se deparem com problemas severos de carências nutricionais e desnutrição no mundo. Logo, novas estratégias têm sido desenvolvidas a fim de auxiliar os programas de intervenção nutricional existentes para o combate às deficiências em micronutrientes e prevenção de doenças crônico-degenerativas. Dentre estas estratégias está a biofortificação de alimentos, cujo principal objetivo é o de aumentar os teores de nutrientes importantes para a saúde humana, consequentemente, aumentando a qualidade nutricional dos mesmos, tanto por meio do melhoramento convencional quanto pela transgenia (HARVEST PLUS, 2010).

Em milho, ainda que incipientes, principalmente por se tratar de um programa jovem de melhoramento genético, já existem inúmeros resultados de pesquisa apontando existência de variabilidade genética para ferro, zinco e precurores de vitamina A, o que viabiliza a obtenção de cultivares biofortificados, por meio do melhoramento genético (CARDOSO et al., 2009; GUPTA et al., 2009). Porém, ainda são incipientes as pesquisas envolvendo aspectos importantes para os programas de biofortificação, a exemplo do entendimento da relação linear entre os caracteres, dos efeitos do meio ambiente sobre os mesmos e, de estudos de diversidade genética para alguns destes micronutrientes. Sendo assim, este trabalho teve como principais objetivos o estudo da diversidade genética entre cultivares de milho com base no teor e perfil de carotenoides nos grãos e o estudo das relações lineares entre os caracteres e o posterior desdobramento em efeitos diretos e indiretos.

Foram utilizados os dados de dez cultivares de milho avaliados em diferentes ambientes, no ano agrícola de 2004/2005, utilizando-se o delineamento experimental de blocos casualizados com duas repetições. As análises químicas foram conduzidas no Laboratório de Qualidade de Grãos do Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa, localizado em Sete Lagoas, MG. Foram quantificados os teores de carotenoides totais (CT), luteína, zeaxantina, betacriptoxantina, alfacaroteno, betacaroteno, total de carotenoides com atividade pró-vitamínica A (Pro VA), expressos em base seca e fresca (mg g-1) e produtividade de grãos (kg ha-1). Foram obtidas correlações positivas elevadas e significativas entre betacaroteno e as variáveis zeaxantina, betacriptoxantina e CT. Porém, apenas zeaxantina apresentou alta correlação e alto efeito direto sobre o betacaroteno. Os caracteres que mais contribuíram para a diversidade genética entre os cultivares estudados foram luteína e zeaxantina, considerando os dois ambientes de avaliação.

 

REFERÊNCIAS

 

CARDOSO, W.S.; PAES, M. C. D.; GALVÃO, J. C. C.; RIOS, S. A.; GUIMARÃES, P.E.O.; SCHAFFERT, R.E.; BORÉM, A. Variabilidade de genótipos de milho quanto à composição de carotenoides nos grãos. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 44, n.2, p. 164-173, 2009.

 

FAO – Food and Agriculture Organization. The state of food insecurity in the world 2009. Disponível em: <ftp://ftp.fao.org/docrep/fao/012/i0876e/i0876e.pdf>. Acesso: 28 de março de 2010.

 

GUPTA, H. S.; AGRAWAL, P. K.; MAHAJAN, V.; BISHT, G. S.; KUMAR, A.; VERMA,  P.; SRIVASTAVA, A.; SAHA, S.; BADU, R.; PANT, M. C.; MANI, V. P. 2009. Quality protein maize for nutritional security: rapid development of short duration hybrids through molecular marker assisted breeding. Current Science 96/ 2: 230-237.

 

HARVEST PLUS. Disponível em: < http://www.harvestplus.org/content/about-harvestplus>. Acesso: 27 de fevereiro de 2010.

 

 

 

 

 

____________________________

Aluízio Borém

(Orientador)