Universidade Federal de Viçosa-UFV

Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento

FIT 798-Seminário em Genética e Melhoramento

Seminário de Tese

 

Seleção e avaliação genética de características produtivas em codornas de corte

                       

  No Brasil, as codornas foram introduzidas com a finalidade de produção de ovos. A atividade tem ganhado um espaço cada vez maior no agronegócio brasileiro. De acordo com os dados da IBGE-PPM, em 2008 o Brasil produziu 157,78 milhões de dúzias de ovos de codornas. As razões que fazem a criação de codornas ser um negócio atrativo estão no custo reduzido das instalações, facilidade de manejo, animais resistentes com excelente produção de ovos, baixo investimento e mercado em expansão. O retorno rápido de capital é outro aspecto importante para o crescimento da atividade, principalmente porque as codornas atingem a maturidade sexual aos 42 dias de vida.

Além desses fatores, podemos considerar também a excelente aceitação do ovo no mercado nacional e da carne, muito apreciada em países da Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Em 1996, uma variedade de corte deu entrada no país, por uma empresa comercial. A codorna de corte (Coturnix coturnix), ou codorna européia abriu uma perspectiva no cenário nacional, principalmente porque permitiu atingir uma faixa diferente do mercador consumidor. As codornas européias são especializadas na produção de carne, atinge a maturidade sexual por volta de 42 dias de vida, possui temperamento linfático e boa produção de ovos (ALBINO & BARRETO, 2003).

O número de ovos produzidos e a massa de ovos são características importantes em melhoramento de aves, principalmente porque influenciam diretamente no lucro. A seleção baseada no número de ovos produzidos no período total aumenta o intervalo de geração, e as aves são multiplicadas quando estão com baixa eficiência reprodutiva. A determinação de períodos parciais de produção que possuam alta correlação com o período total permite que diminua o intervalo de geração por dar a oportunidade de selecionar os animais superiores mais cedo. Com isso é possível aumentar a intensidade de seleção e reduzir os custos do processo.

Em conseqüência das correlações genéticas negativas entre a taxa de postura e peso de ovo, a seleção indireta da massa de ovo é mais eficiente para aumentos do número e peso de ovos que a seleção na própria taxa de postura (BOHREN, 1970).

Objetivo desse trabalho foi estabelecer parâmetros genéticos e fenotípicos para produção de ovos e massa de ovos de codornas de corte, estudar as associações genéticas entre produções parciais e total, e propor uma idade ideal para seleção de codornas de corte através da produção de ovos e massa de ovos. Foi utilizado um banco de dados de Coturnix coturnix, proveniente do programa de melhoramento de aves do Departamento de Zootecnia da UFV. Os dados avaliados foram obtidos de dois grupos genéticos de codornas de corte, sendo 1811 aves UFV1 e 1692 aves UFV-2. A postura das fêmeas foi avaliada por meio do número de ovos colhidos a partir do 42º dia de vida. As características analisadas foram períodos parciais de produção de ovos até 35 dias (NO1), 70 dias (NO2), 105 dias (NO3), 140 dias (NO4) e 365 dias (NTT) e massa de ovos,   avaliada através do produto entre o peso médio e o número de ovos produzidos em cada período.

O período parcial NO1 foi o que apresentou maior variação na produção de ovos, para UFV1 e UFV2, com coeficiente de variação de 48,90% e 47,26%, respectivamente. Essa variação pode ser explicada devido a algumas fêmeas se apresentarem mais precoces, enquanto outras foram mais tardias em iniciar a postura. As herdabilidades para a característica variaram de 0,03 a 0,16 para UFV1 e 0,20 a 0,25 para UFV2 e estão abaixo dos valores encontrados na literatura. A maior correlação genética obtida foi para o segundo período com o total (0,64), para o grupo genético UFV1 e 0,46 entre o terceiro e quarto período com o total, para o grupo genético UFV2. Essas estimativas de correlação indicam que a adoção dessas produções parciais como critério de seleção poderá trazer poucos ganhos comparados à seleção pela produção total.

Para a característica massa de ovos, o primeiro período parcial foi o que apresentou maior coeficiente de variação (48,11% e 47,21%, para o grupo genético UFV1 e UFV2, respectivamente). As herdabilidades para massa de ovos variaram de 0,24 a 0,59 para UFV1 e 0,03 a 0,11, para a UFV2. A maior correlação genética obtida foi de 0,61 para o segundo e terceiro período parcial com o total, obtida para o grupo genético UFV1 e 0,93 para o primeiro período parcial com o total, para a UFV2. Embora os valores de herdabilidade para o grupo genético UFV1 tenha sido alto, a correlação genética estimada não foi tão alta. A seleção pelo período parcial não apresentaria ganhos genéticos superiores comparados à seleção pelo massa de ovo total, evidenciado pela eficiência relativa, que não foi superior a 1. Para o grupo genético UFV2, as correlações genéticas foram baixas, o que indica que a seleção pelo período parcial, também não traria grandes avanços, comparados à seleção pela massa de ovo total.  

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

ALBINO, L.F.T.; BARRETO, S.L.T. Criação de codornas para produção de ovos e carne. Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2003.289p.

BOHREN, B.B., KINNEY, T.B., WILSON, S.P., LOWE, P.C. Genetic gains in annual egg production from selection on part-record percent production in the fowl. Genetics, v.65, p.655-67, 1970.

 

FALCONER, D. S. Introduction to quantitative genetics. 3. ed. Harlow: Longman, 1989. 438 p.

 

IBGE-PPM, 2008 disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/ /noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1499, Acessado em: 20/06/2010

 

SANTOS, A. I.; RESENDE, R. O.; GEORG, P. C.; PAIVA, E.; SAKAGUTI, E. S. MARTINS, E. N. Estimativas de parâmetros genéticos e fenotípicos para produção de ovos em codornas japonesas. In: 40ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 2003, Santa Maria. Anais... Santa Maria: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2003.

 

VENTURINI, G., C.; Modelos de dimensão finita e infinita para avaliação da produção de ovos em aves de postura. Jaboticabal-SP: Dissertação (Mestrado em Genética e Melhoramento Animal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias do Campus de Jaboticabal – UNESP, 2009. 57p

 

 

___________________________________                   __________________________________ 

Jeferson Corrêa Ribeiro

Robledo de Almeida Torres

Mestrando

Orientador