UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM  GENÉTICA E MELHORAMENTO

FIT 798 – SEMINÁRIO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

SEMINÁRIO DE TESE

 

DETECÇÃO DE LOCOS DE CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS (QTL) COM EFEITO DA ORIGEM PARENTAL DOS ALELOS.

 

Com o advento da genética molecular, muitos estudos têm sido desenvolvidos com o intuito de identificar regiões do genoma responsáveis pela variação de características quantitativas, QTL. Dados gerados por estudos dessa natureza permitem um melhor entendimento da ação gênica. Além disso, tais estudos criam oportunidades para aumentar o ganho genético no melhoramento animal por meio da seleção direta de genes ou regiões que afetam características econômicas usando a seleção assistida por marcadores (MAS) e da introgressão gênica (Deekers e Hospital, 2002).

No entanto, muitos dos métodos de análise de QTL usam um modelo genético simples com ação gênica aditiva ou de dominância. A consequência de adotar um modelo aditivo ou de dominância é que QTL com ação gênica mais complexa podem não ser detectados (Hayes et al. 2005). Um exemplo de expressão não Mendeliana que tem recebido atenção na detecção de QTL é o “imprinting” gamético ou efeito da origem parental dos alelos. O “imprinting” gamético é uma marca epigenética baseada na origem alélica parental que resulta em silenciamento gênico. Esse modo de expressão difere dos princípios clássicos de herança Mendeliana por que os dois alelos parentais são expressos diferentemente, apesar de ambos os pais contribuírem de forma igual com o conteúdo gênico de seus filhos (Murphy e Jirtle, 2000).

Dessa forma, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de detectar QTL com efeito de “imprinting” no cromossomo 1 relacionados a diversas características em uma população F2 de suínos. Para isso, foi utilizada a sequência de testes proposta por Thomsen et al. (2004), que além de detectar os QTL, permite determinar o modo de expressão dos mesmos.

            A primeira etapa dos testes é a detecção de QTL com expressão Mendeliana.  Nessa etapa foram identificados seis QTL no cromossomo um de suínos, dois relacionados a características de carcaça, um relacionado a desempenho e os outros três relacionados a qualidade de carne.

Dos seis QTL identificados nessa primeira etapa, quatro tiveram a expressão Mendeliana confirmada em testes subsequentes.  Para os dois QTL restantes foi verificado que os mesmos apresentam efeito da origem parental dos alelos, sendo um de expressão paterna e outro de expressão materna. Além disso, nas etapas seguintes dos testes foi possível detectar mais três QTL que não foram detectados sob o modelo Mendeliano, dos quais dois tiveram expressão paterna e um, expressão materna.

Os cinco QTL com efeito de “imprinting” foram detectados em uma mesma região do cromossomo 1 de suínos, o que condiz com o fato de que a maior parte dos genes com efeito de “imprinting” estão organizados em “clusters” o que facilita a atuação da maquinaria de regulação desses genes.

As informações dos QTL detectados no presente estudo servem para aumentar o conhecimento sobre os mecanismos genéticos envolvidos no controle das características. No entanto, são necessários outros estudos para determinar a importância desses QTL em populações comerciais e também identificar os genes responsáveis pelos efeitos observados o que gera maiores conhecimentos não apenas sobre o modelo de herança genética, mas também maior nível de conhecimento das características produtivas dos mamíferos domésticos.

 

DEKKERS, J. C. and HOSPITAL, F. The use of molecular genetics in improvement of agricultural populations. Nat. Rev. Genet. 2002. 3:22-32.

 

HAYES, B., MOEN, T. and GODDARD, M. Dissection of genetics of complex traits in aquaculture and livestock species. AgBiotechNet. 2005. Vol. 7, ABN 136, 10pp.

 

MURPHY, S. K. and JIRTLE, R. L. Imprinted gene as a potential genetic and epigenetic toxicologic target. Environmental Health Perspectives. 2000. 108 (Suppl. 1): 5-11.

 

THOMSEN, H., LEE, H. K., ROTHSCHILD, M. F., MALEK, M. and DEKKERS, J. C. M. Characterization of quantitative trait loci for growth and meat quality in a cross between commercial breeds of swine. J. Anim. Sci. 2004. 82:2213–2228.

 

 

 ______________________                         ________________________

 Miguel Inácio da Silva Filho                                     Paulo Sávio Lopes

           (Mestrando)                                                       (Orientador)