UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

FIT 798 – SEMINÁRIO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

Seminário de Dissertação de Mestrado

 

Mestranda: Isabella Santiago de Abreu                                      Orientador: Prof. Dr. Carlos Roberto de Carvalho

 

Monitoramento da embriogênese somática a partir de embriões zigóticos de Carica papaya L. por técnicas citogenéticas e de citometria de fluxo

Carica papaya é a espécie mais importante economicamente da família Caricaceae. O cultivo em escala comercial do mamoeiro, entretanto, apresenta algumas dificuldades. Em função da alogamia e da propagação seminífera, ocorre uma alta taxa de heterozigose, gerando variação genotípica quanto a rendimento, qualidade dos frutos e suscetibilidade a doenças (Drew 2003). Além disso, há 3 tipos sexuais (masculino, feminino e hermafrodita), segregação diferencial desses sexos e reversão sexual sazonal (Ming et al. 2007). A cultura em regiões tropicais se baseia preferencialmente no hermafrodita, cujo fruto é o mais aceito no mercado. No entanto, a identificação do tipo sexual só é possível tardiamente (dado a semelhança na morfologia da planta dos 3 sexos até a fase reprodutiva), fato que onera os custos da produção (Chaves-Bedoya & Nuñez 2007).

Tendo em vista tais problemas, torna-se desejável a busca por um método que propicie o cultivo clonal de plantas elite dessa espécie. A cultura de tecidos (CT) tem sido uma alternativa de sucesso para a produção em massa do mamoeiro (Schmildt et al. 2007), principalmente pela embriogênese somática (ES). A ES tem sido estabelecida a partir de diferentes explantes de C. papaya, mas a maioria dos trabalhos utiliza embriões zigóticos imaturos, considerando o seu alto potencial embriogênico. Embora o meio semi-sólido seja o mais empregado, o sistema líquido tem se mostrado mais eficiente para a produção de embriões somáticos de forma rápida e em quantidade elevada (Castillo et al. 1998). Apesar dos sucessos descritos, há desafios relacionados à CT em C. papaya que se referem ao estabelecimento de um sistema de ES em cultura líquida a partir de embriões zigóticos, ao risco de variação somaclonal (VS) e, consequentemente, à elaboração de estratégias para monitorar o nível de ploidia das plantas regeneradas.

A CT está freqüentemente associada com a ocorrência de VS, decorrente das próprias condições impostas por este sistema de cultivo. Independente do interesse, seja geração de variabilidade genética ou propagação clonal, é importante selecionar esses variantes. A citometria de fluxo (CF) tem se constituído numa ferramenta confiável de análise e detecção rápida de somaclones (Clarindo et al. 2008); e a citogenética permite a confirmação do estabilidade cromossômica das plantas selecionadas. Nesta perspectiva, este trabalho teve por objetivo induzir ES em sistema líquido a partir de embriões zigóticos de C. papaya, e monitorar a ocorrência de eventual VS pela associação de ferramentas citogenética e citométrica de fluxo.

A metodologia aplicada incluiu (i) a indução de ES em meio semi-sólido utilizando embriões zigóticos como explantes, (ii) a formação de embriões somáticos em sistema líquido, (iii) a maturação e germinação desses embriões, e (iv) a aclimatação das plântulas regeneradas. Em todas estas etapas foram adequados protocolos a partir de trabalhos já publicados. O nível de ploidia dos regenerantes foi determinado pela CF, e o número cromossômico e o cariograma dos diplóides obtidos pela citogenética.

As diferentes condições de cultivo e exposições hormonais adotadas propiciaram a formação de calos friáveis e a subseqüente rediferenciação em embriões somáticos em grande quantidade. Portanto, o uso do sistema líquido corroborou com relatos na literatura, em que a produção embriogênica foi superior ao de resultados em meio semi-sólido (Castillo et al. 1998); além disso, a cultura líquida facilita o isolamento dos embriões que se individualizam na suspensão. Em escala industrial, este procedimento se torna bastante eficaz e apropriado.

Para a averiguação da estabilidade genética após todo o processo de ES, uma amostragem da população de regenerantes foi analisada pela CF. A alta qualidade das suspensões nucleares, caracterizada pela obtenção de núcleos intactos isolados em quantidade satisfatória, foi comprovada pela geração de histogramas com baixos coeficientes de variação (entre 3,31 e 4,68). O screening realizado apresentou 88% de plântulas diplóides normais (2C = 2X), 6% de tetraplóides (2C = 4X) e 6% de aneuplóides (dados não apresentados). A realização da citogenética nas plântulas diplóides (2X = 18) apresentou o correto pareamento dos homólogos e, conseqüentemente, a ausência de alterações estruturais. Os tetraplóides não foram analisados citogeneticamente, visto que, na propagação clonal, tem-se interesse nos indivíduos diplóides.

Os resultados deste trabalho demonstraram que, primeiramente, a técnica de CT foi eficiente na numerosa produção de embriões somáticos e com porcentagem elevada de indivíduos normais, em relação à ploidia. Além disso, a associação entre CF e citogenética garantiu a detecção de somaclones, e principalmente a CF se firmou como uma ferramenta prática, confiável e de análise rápida para o escaneamento de ploidia de DNA. Tal aplicabilidade é particularmente útil para a micropropagação em escala industrial.

 

Referências bibliográficas

Castillo B, Smith MAL, Yadava UL. Liquid system scale up of Carica papaya L. somatic embryogenesis. J Hortic Sci Biotech, 73: 307-311, 1998.

Chaves-Bedoya G, Nuñez V. A SCAR marker for the sex types determination in Colombian genotypes of Carica papaya. Euphytica, 153: 215-220, 2007.

Clarindo WR, Carvalho CR, Araújo FS, Abreu IS, Otoni WC. Recovering polyploid papaya in vitro regenerants as screened by flow cytometry. Plant Cell Tiss Org Cult, 92: 207-214, 2008.

Drew RA. Micropropagation of Carica papaya and related species. In: Micropropagation of Woody Trees and Fruits, SM Jain & K Ishii (eds.), Ed. Kluwer Academic Publishers, pp. 543-564, 2003.

Ming R, Yu Q, Moore PH. Sex determination in papaya. Semin. Cell. Dev. Biol., 18: 401-408, 2007.

Schmildt ER, Amaral JAT, Schmildt O. Sucrose on in vitro rooting phase of papaya tree ‘Tainung 01’. Scientia Agraria, 8: 25-31, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

----------------------------------------------                                               ----------------------------------------------

      Isabella S. de Abreu (estudante)                                                       Carlos R. de Carvalho (Orientador)