MENDEL

 

·        Produção: Laboratório de Bioinformática

·        Aplicativo suporte: Programa GBOL – Genética Básica on line

·        Comunidade (facebook): GbolNews


 

 

Gregor Mendel (1822-1884) é chamado, com mérito, o pai da genética. Realizou trabalhos com ervilha (Pisum sativum 2n = 2x =14 ) no mosteiro de Brunn, na Áustria.

Sua primeira monografia foi publicada em 1866, mas, devido ao caráter quantitativo e estatístico de seu trabalho, e das influências do trabalho de Darwin (1859) sobre a origem das espécies, pouca atenção foi dada àqueles relatos.

Em 1900, o trabalho de Mendel foi redescoberto por outros pesquisadores. Cada um deles obteve, a partir de estudos independentes, evidências a favor dos princípios de Mendel, citando-o em suas publicações.

Em 1905, o inglês William Bateson batizou esta ciência que começava a nascer de Genética.

 




O TRABALHO DE MENDEL



Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido a metodologia e ao material escolhido.


Material escolhido

Trata-se de material com muita variabilidade; há genitores contrastantes para vários caracteres; há possibilidade de se obter progênie abundante; a espécie é de fácil cultivo e ocupa pouco espaço; o ciclo é relativamente curto e a planta autógama, atingindo a homozigose e pureza por processo natural de propagação.

 




Metodologia

Mendel destacou-se por ter adotado procedimentos metodológicos científicos e criteriosos. Destacam-se os fatos de ter analisado um caráter por vez; trabalhado com pais puros; e ter quantificado os dados.

Mendel estudou 7 características, cada uma com duas manifestações fenotípicas. Elas são relacionadas na tabela que segue.

Característica

Dominância

Recessividade

Tipo de inflorescência

axilar

terminal

Forma da casca da semente

lisa

rugosa

Cor dos cotilédones

amarelos

verdes

Cor da casca da semente

cinza

branca

Forma da vagem

normal

sulcada

Cor da vagem

verde

amarela

Altura da planta

alta

anã



Descrição: H:\alfa\dnanim1.gifRetorna ao GBOL Descrição: H:\alfa\dnanim1.gif