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Produção: Laboratório de Bioinformática
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Aplicativo suporte: Programa GBOL – Genética Básica on
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Comunidade (facebook): GbolNews
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INTRODUÇÃO
Após verificar o modo de transmissão dos genes que regulavam os vários
caracteres, Mendel passou à investigação de como eram transmitidos os alelos
pertencentes a genes diferentes.
Pelos dos
dados de seus ensaios já se tinha o conhecimento prévio sobre o controle de
cada um dos sete caracteres analisados. Assim, considerando dois deles,
tinham-se as informações:
Caráter cor dos cotilédones
Já havia
sido observado que o padrão amarelo (V_) apresentava dominância sobre o padrão
verde (vv)
Caráter aspecto da casca da semente
Neste caso, já se observa que o padrão de casca lisa (R_) era dominante sobre o tipo casca rugosa ( rr)
EXPERIMENTO
Mendel realizou experimentos envolvendo genitores puros (homozigotos), os quais
foram cruzados e, posteriormente, obtida a descendência F2. Avaliou-se, em cada
geração, o padrão fenotípico em relação aos dois caracteres estudados.
RESULTADOS
Por meio dos dados obtidos pode-se fazer a análise individual de cada caráter,
e, posteriormente, a análise conjunta. Assim, observa-se:
Para o caráter cor dos
cotilédones
Foram observadas as relações:
P
(amarelo) = (315 + 101)/556 =3/4
P (verde)
= (108+32)/556 = 1/4
Para o caráter aspecto da casca da semente
Foram observadas as relações:
P (lisa)
= (315 + 108)/556 = 3/4
P
(rugosa) = (101+32)/556 = 1/4
Para a análise conjunta
Pela análise conjunta, verifica-se que:
P (amarelo, lisa) = 315/556 = 9/16
P (amarelo, rugosa) = 101/556 = 3/16
P (verde, lisa) = 108/556 =3/16
P (verde, rugosa) = 325/556= 1/16
Esse resultado é também obtido utilizando-se a lei probabilística aplicada para
eventos independentes. Por esta lei, quando se dispõe de dois
eventos A e B, independentes, tem-se:
P (A e B) = P(A) P(B)
Assim, verifica-se que:
P (amarelo, lisa) = P(amarelo) P(lisa) = (3/4)(3/4) =
9/16
P (amarelo, rugosa) = P(amarelo) P(rugosa) = (3/4)
(1/4) = 3/16
P (verde, lisa) = P(verde) P(lisa) = (1/4) (3/4) =
3/16
P (verde, rugosa) = P(verde) P(rugosa) = (1/4) (1/4) =
1/16
LEI DA SEGREGAÇÃO E DA
COMBINAÇÃO INDEPENDENTE
Com base nos resultados encontrados, Mendel postulou sua segunda lei: os
genes localizados em cromossomos diferentes segregam independentemente.
RF e RG NA DESCENDÊNCIA
DE UM DIÍBRIDO
Atribuindo os genótipos aos genitores, pode-se esquematizar o experimento
realizado por Mendel, conforme ilustrado na figura:
A descendência F2 é obtida considerando-se:
Gameta
F1
|
VR |
Vr |
vR |
vr |
VR
|
VVRR |
VVRr |
VvRR |
VvRr |
Vr |
VVRr |
VVrr |
VvRr |
Vvrr |
vR |
VvRR |
VvRr |
vvRR |
vvRr |
vr |
VvRr |
Vvvr |
vvRr |
vvrr |
São, portanto, estabelecidas as seguintes relações:
a -
Relação Genotípica
Pode ser
obtida pelo método da contagem, observando-se cada classe e sua ocorrência no
tabuleiro de cruzamento. Outra possibilidade é usar os princípios de
probabilidade. Sabe-se que, para cada caráter, tem-se na F2 as probabilidades:
Cruzamento
na F1: Vv x Vv
Na F2:
P(VV) = ¼
P(Vv) = 2/4
P(vv) = ¼ P(V-) = ¾
Cruzamento
na F1: Rr x Rr
Na F2:
P(RR) = ¼ P(Rr) = 2/4
P(rr) = ¼ P(R-) = ¾
Assim, obtém-se:
Genótipo |
Método da
contagem |
Método da probabilidade |
VVRR |
1 |
P(VV)P(RR)=(1/4)(1/4)=1/16 |
VVRr |
2 |
P(VV)P(Rr)=(1/4)(2/4)=2/16 |
VVrr |
1 |
P(VV)P(rr)=(1/4)(1/4)=1/16 |
VvRR |
2 |
P(Vv)P(RR)=(2/4)(1/4)=2/16 |
VvRr |
4 |
P(Vv)P(Rr)=(2/4)(2/4)=4/16 |
Vvrr |
2 |
P(Vv)P(rr)=(2/4)(1/4)=2/16 |
vvRR |
1 |
P(vv)P(RR)=(1/4)(1/4)=1/16 |
vvRr |
2 |
P(vv)P(Rr)=(1/4)(2/4)=2/16 |
vvrr |
1 |
P(vv)P(rr)=(1/4)(1/4)=1/16 |
O método de contagem é trabalhoso e demorado. O número de células do tabuleiro
de cruzamento é 2n, sendo n o número de
gametas formados. Quando se têm dois genes em heterozigose,
tem-se um tabuleiro 4x4; para três genes, tem-se um tabuleiro 8x8, que
dificulta a contagem dos diferentes tipos de genótipos.
O método
da probabilidade é rápido, pois permite obter a freqüência
de um particular genótipo ou fenótipo sem a necessidade de obtenção de todos os
outros. Esse método é mais fácil de ser aplicado quando se tem genes
independentes.
b - Relação Fenotípica
Pode também ser obtida pelo método da contagem, observando-se cada classe e sua ocorrência no tabuleiro de
cruzamento. Outra possibilidade é usar os princípios de probabilidades.
Fenótipos |
Classes |
Método da contagem |
Método da probabilidade |
Amarelo, Lisa |
V-R- |
9 |
P(V-)P(R-)=(3/4)(3/4)=9/16 |
Amarelo, Rugosa |
V-rr |
3 |
P(V-)P(rr)=(3/4)(1/4)=3/16 |
Verde,Lisa |
vvR- |
3 |
P(vv)P(R-)=(1/4)(3/4)=3/16 |
Verde,Rugosa |
vvrr |
1 |
P(vv)P(rr)=(1/4)(1/4)=1/16 |
Ilustração: