Informática na Agricultura, Agroindústria e Meio Ambiente

Informática na Agricultura, Agroindústria e Meio Ambiente


Bem vindo à página WEB dos Grupos de Pesquisa em Informática Aplicada à Agricultura, Agroindústria e Meio Ambiente da Universidade Federal de Viçosa.



A pesquisa na área de informática aplicada na Universidade Federal de Viçosa é caracterizada pela interdisciplinaridade.

Professores dos Departamentos dos Centros de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais atuam em conjunto, elaborando sistemas e soluções capazes de contribuir para o desenvolvimento do agribusiness brasileiro e para a melhoria da gestão ambiental no país.

Este trabalho integrado encontra na UFV condições privilegiadas de execução. Os pesquisadores que atuam nesta área na UFV têm alguns de seus grupos caracterizados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq

Na lista abaixo alguns dos sistemas desenvolvidos na UFV e algumas áreas de atuação destes grupos de pesquisa são apresentados.


Sistemas Desenvolvidos na UFV


SISTSAN

Este sistema foi desenvolvido no Departamento de Tecnologia de Alimentos. Trata-se de um sistema especialista que tem por objetivo recomendar procedimentos de higiene e sanificação para técnicos de empresas laticinistas. O sistema está sendo distribuido para todas as empresas e instituições interessdas, com o apoio do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária.
Os interessados em obter cópia podem enviar e-mail para o Prof. Carlos Arthur B. da Silva

Contato: Tel.: 031-899- 2226 ; Fax: 031-899-2208


SAEG

O SAEG - Sistema para Análises Estatísticas, foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar do Departamento de Zootecnia e da Central de Processamento de Dados da UFV O SAEG oferece um ampla variedade de procedimentos estatísticos, gráficos e de manipulação de arquivos, constituindo-se em uma poderosa ferramenta de auxílio a pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Este sistema emcontra-se instalado em mais de uma centena de instituições de ensino e pesquisa e empresas do setor agrícola do Brasil e do exterior. O sistema é distribuido pela Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE, vinculada á UFV. O autor principal é o Prof. Ricardo Euclydes, do Departamento de Zootecnia.

Contato: Fundação Arthur BernardesTel.: 031-891-3204 ; Fax: 031-891-3911


PROGRESSA

O programa PROGRESSA é uma ferramenta que permite a análise das relações envolvidas entre variáveis climáticas e o desenvolvimento de doenças de plantas, que podem ser analisadas em seu aspecto temporal, utilizando dados de severidade de doença em função do tempo ou taxas de progresso de doença relacionadas às variáveis de clima. O sistema oferece procedimentos de estatística descritiva, análise de correlação, análise de trilha, diagnóstico de multicolinearidade, regressões simples e mútipla. Foi desenvolvido pelos Professores Ramón Silva Acuña, Cosme Damião Cruz, Franciso Xavier R. do Vale e Laércio Zambolim, dos Departamentos de Fitopatologia e Biologia Geral da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2513 ; Fax: 031-899-2579


PROLIN

O PROLIN- Sistema para Programação LInear, foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar dos Departamentos de Informática e Engenharia Florestal da UFV.. o Programa apresenta um novo método para se obter uma solução básica viável inicial, sendo o principal ponto no desenvolvimento de um eficiente código computacional, com base no Simplex Revisado, para a solução de problemas de Programação Linear. O principal objetivo desse desenvolvimento foi a apresentaçãoo dos resultados de uma forma amigável, com uma análise de pós-otimizacao compreensível. Os resultados são apresentados tendo-se em mente a formulação original do modelo feita pelo usuário. Os autores principais são os Professores Heleno do Nascimento Santos, do Departamento de Informática e Carlos Antônio Ribeiro, do Departamento de Engenharia Florestal da UFV

Contato: Tel.: 031-899-2397 ; Fax: 031-899-2394


SOLAR

O SOLAR é um Sistema Inteligente de Apoio à Decisão aplicado ao planejamento de propriedades agrícolas. Integrando técnicas de banco de dados, pesquisa operacional e inteligência artificial, este sistema é uma ferramenta de fácil uso para o trabalho de extensão rural. Apartir de um cadastro de dados de uma propriedade, o sistema formula um problema de programação linear e produz uma solução ótima de alocação de recursos com o objetivo de maximização da margem bruta. Um sistema especialista permite a interpretação dos resultados da otimização. O SOLAR foi desenvolvido em trabalho de mestrado em Economia Rural pelo Eng. Adilson Jaime de Oliveira, orientado pelo Prof. Carlos Arthur B. da Silva. A empresa ELEKEIROZ apoiou o desenvolvimento, criando um serviço de parceria com o produtor rural no qual o planejamento da propriedade é feita com a assistência de seus técnicos, utilizando o SOLAR.

Contato: Tel.: 031-899- 2226 ; Fax: 031-899-2208


NUTRICALC

O NutriCalc é um sistema desenvolvido no Departamento de Solos da UFV. Com base em análise de solo e, ou, conteúdo de nutrientes do povoamento e produtividade esperada, o prgrama calcula o balanço de nutrientes do ecossistema e recomenda adubação para os plantios de eucalipto. A base de dados que permitiu seu desenvolviemnto é resultante de vários anos de trabalho de pesquisa, conduzidos na UFV e em empresas associadas à SIF (Sociedade de Investigações Florestais). A equipe responsável pelo desenvolvimento é constituida pelos Professores Nairam Félix de Barros, Roberto Ferreira de Novais, Elpídio Inácio Fernandes Filho e pelo Eng. José Luiz Teixeira. O suporte financeiro foi concedido pela ARACRUZ CELULOSE S.A.

Contato: Tel.: 031-899-2630 ; Fax: 031-899-2648


ACQUA_SIST

Este sistema especialista, aplicado ao controle e tratamento de água na indústria de alimentos, foi desenvolvido por uma equipe interdisciplinar dos Departamentos de Tecnologia de Alimentos, Química e Solos da UFV. O sistema permite a consulta e emissão de laudos técnicos para condições de potabilização de mananciais e também para aplicações específicas dentro da indústria de alimentos, tais como a avaliação da qualidade da água para geração de vapor em caldeiras de baixa, média e alta pressões. Abrange também a avaliação da água de resfriamento de latas após a esterilização comercial, de equipamentos, de processos e de sistemas de refrigeração, bem como para a higienização de paredes, pisos, superfícies de alimentos, tubulações e equipamentos. Pode ainda efetuar consultas sobre a legislação vigente no que se refere às condições de potabilização de mananciais e padrões de potabilidade de água. Os principais autores são o Prof. Nélio José de Andrade, do Departamento de Tecnologia de Alimentos e o Químico Jorge A. B. Macêdo, doutorando da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2225 ; Fax: 031-899-2208


SISTEMA ESPECIALISTA / GADO DE LEITE

Na tentativa de oferecer uma ferramenta capaz de fornecer subsídios ao produtor de leite na resolução de problemas rotineiramente defrontados na sua atividade, construiu-se um sistema especialista , que interage com o usuário através de perguntas sobre o manejo do rebanho e apresenta, ao fim de cada sessão, um diagnóstico contendo os problemas encontrados no rebanho em questão, bem como as soluçõeses viáveis. Além disso, objetivou-se com esse trabalho fornecer um roteiro organizado de análise do problema, elaborar um instrumento de auxilio à difusão de tecnologia pela extensão rural, contando com esclarecimentos, sugestões e recomendaçõeses técnicas, e ainda fornecer um material de utilidade acadêmica, na área de aquisiçaoo e estruturação do conhecimento, além dos próprios conhecimentos técnicos ali presentes. Os autores são o Prof.José Luiz Braga, do Departamento de Informática da UFV, a estudante Nádia Pereira e o Médico Veterinário Emerich M. de Souza.

Contato: Tel.: 031-899-2140 ; Fax: 031-899-2203


GENES

O programa GENES é um aplicativo computacional destinado à análise e processamento de dados segundo vários modelos de estatística e genética aplicados ao melhoramento genético animal e vegetal. O programa conta com procedimentos que são utilizados em diversos estudos genéticos em animais de grande e pequeno porte ou em culturas de plantas em geral. Foi desenvolvido pelo Prof. Cosme Damião Cruz, do Departamento de Biologia Geral da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2513 ; Fax: 031-899-2579


SISTEMAS DE INFORMAÇOES GEOGRÁFICAS (GIS)

O grupo de pesquisas em GIS da UFV atua nos programas de pós-graduação em Geotecnia Ambiental e Engenharia Florestal, e vem investindo em trabalhos baseados no domínio e aplicação da tecnologia da cartografia digital e no desenvolvimento de programas aplicativos, de utilização simples e de baixo custo. Os trabalhos englobam as áreas de Planejamento do Uso e Ocupação do Solo (Urbano e Rural), Mapeamento Geotécnico, Estudos e Avaliações de Impactos Ambientais, Informática Aplicada, Cartografia Digital e Estudos Hidrológicos e Hifrográficos. Maiores informações podem ser obtidas com a Professora Maria Lúcia Calijuri, do Departamento de Engenharia Civil da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2745 ou 899-2765 ; Fax: 031-899-2830


SIAD-FRANGO

Trata-se de um sistema inteligente de apoio a decisão que gera informaçoees econômicas e zootécnicas a respeito da alimentação de frangos de corte. Desenvolvido em um ambiente de planilha eletronica, o sistema de apoio a decisão promove um acompanhamento da rentabilidade econômica de todas as dietas que compoem os programas alimentares, apresentando tambem um módulo de balanceamento de raçoes de custo mínimo. Os sistemas especialistas integrados promovem melhor interpretaçao dos resultados, levantando aspectos que apresentam relevância econômica e zootécnica. O sistema desenvolvido oferece uma alternativa para as práticas correntes de gerenciamento de dietas na agroindústria avicola. Os autores são os Professores Altair Dias de Moura, do Departamento de Economia Rural da UFV, e Carlos Arthur B. da Silva, do Departamento de Tecnologia de Alimentos.

Contato: Tel.: 031-899-2222 ou 899-2221; Fax: 031-899-2492


SIMULAÇÃO DE SECAGEM

Desenvolvido no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, este programa é uma ferramenta para uso didático na área de secagem e armazenamento de grãos. Os autores são os Professores Francisco Assis Carvalho Pinto, Juarez de Sousa e Silva e o Eng. Frederico Paulo de Sousa.

Contato: Tel.: 031-899-2734; Fax: 031-899-2735


MAXBOMBAS

Este software tem o objetivo de selecionar bombas centrífugas e motores elétricos a partir de bancos de dados, previamente elaborados, destas máquinas. As bombas selecionadas para uma dada condição de projeto, definida pela vazão a ser bombeada e pela altura manométrica, ão mostradas em uma lista ordenada de acordo com os seus rendimentos, para situação de projeto. O programa permite ainda simular numérica e graficamente o ponto de operação de qualquer bomba selecionada bem como apresentar um relatório completo sobre o equipamento selecionado, incluindo suas especificações técnicas e comerciais. Atualmente, os bancos de dados contém 126 bombas de dois fabricantes brasileiros e 555 motores elétricos, também de dois fabricantes nacionais. Foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, pelo Eng. Wellington dos Santos e pelo Prof. Márcio Mota Ramos..

Contato: Tel.: 031-899-2734; Fax: 031-899-2735


UMIGRÃOS

Este sistema permite o cálculo do teor de umidade de equilíbrio para 12 dos principais grãos agrícolas, para distintas condições ou características termodinâmicas do ar de secagem ou do ambiente de armazenagem, utilizando-se de modelos matemáticos diversos. Os autores são os Professores Paulo César Corrêa, Deocleciano Martins e Evandro de Castro Melo, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2734, 891-2270 ou 899-2783; Fax: 031-899-2735


GRAPSI

O GRAPSI é um programa para o cálculo das propriedades psicométricas do ar mediante o conhecimento da pressão atmosférica local e duas variáveis ( temperatura de bulbp seco e temperatura de bulbo molhado; temperatura de bulbo seco e umidade relativa; temperatura de bulbo seco e temperatura de ponto de orvalho). Permite os cáculos termodinâmicos de aquecimento e resfriamento, umedecimento e secagem (adiabático) e mistura de vazões de diferentes características. Os autores são os Professores Paulo César Corrêa e Evandro de Castro Melo, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2734, 891-2270 ou 899-2783; Fax: 031-899-2735


DRENAGEM 2.0

O software tem as seguintes aplicações: a) análise de chuva com vistas à altura de chuva de projeto de sistemas de drenagem de terras agrícolas; b) dimensionamento de sistema de drenagem do solo; e c) manejo do lençol freático em áreas providas de sistemas de drenagem. Foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV pelos Professores Paulo Afonso Ferreira e Elias Fernandes de Sousa.

Contato: Tel.: 031-899-2734; Fax: 031-899-2735


ALOCA

O programa ALOCA facilita a estimativa da composição mineralógica da fração argila de Latossolos pelo método de alocação a partir dos teores de argila, de óxidos obtidos pelo ataque sulfúrico ou de análise total, medidas magnéticas e difratogramas de raios X. Os autores são o Eng. Gilson Moura Filho e o Professor Mauro Resende , do Departamento de Solos da UFV e Cosme Damião Cruz, do Departamento de Biologia Geral da UFV.

Contato: Tel.: 031-899- 2513 ; Fax: 031-899-2579


TERRAÇO

A inexistência de equações do tipo i=K*Tra / (t+b)c que caracterizem chuvas intensas em locais de interesse é o principal obstáculo para o dimensionamento eficiente de drenos, barragens e obras de proteção contra cheias e erosão hídrica, causando prejuízos à produção agro-pecuária e poluição das nascentes. Visando solucionar este problema, está foi desenvolvido um software que permita a obtenção destas equações. Utilizando o módulo TOSCA do Sistema de Informações Geográficas Idrisi 4.1, proce-deu-se à digitalização do contorno dos Estados de Minas Gerais e do Paraná e dos parâmetros K, a, b, c de 29 cidades de Minas Gerais e de 20 do Paraná. Com o módulo INTERPOL, fez-se interpolação para cada um dos parâmetros para os dois estados, obtendo-se assim, mapas de parâmetros. Estes mapas são gerenciados pelo software da seguinte forma: fornecendo-se latitude e longitude, o programa faz uma consulta a cada um dos mapas e retorna o valor dos parâmetros. Esta consulta pode ser feita com o mouse, bastando para tanto que o usuário clique na área de interesse. Este software, que utiliza as facilidades do sistema Windows para uma interface mais amigável com os usuários, no que se trata às entradas de dados, consultas a bancos de dados e visualização dos resultados, permite a obtenção da altura de escoamento superficial e a vazão em terraços. O sistema foi desenvolvido pelo Prof. Fernando Pruski, do Departamento de Engenharia Agrícola e pelo estudante José Márcio Alves da Silva.

Contato: Tel.: 031-899-2734 ; Fax: 031-899-2735


BAC-SIST

Este sistema especialista tem por objetivo a diagnose de toxinfecções de origem bacteriana. Destinado principalmente aos administradores de serviços de alimentação, o software é constituido de três módulos. O Primeiro avalia os aspectos epidemiológicos de surtos, definindo se o problema é uma intoxicação ou infecção. Também fornece indícios sobre os prováveis microrganismos envolvidos. O segundo módulo avalia informações de análises laboratoriais dos alimentos envolvidos no surto, enquanto que o terceiro componente do sistema avalia informações de exames laboratoriais de material recolhido da população envolvida no surto. Apartir dessas análises, um laudo final é emitido. O BAC-SIST foi desenvolvido pela Eng.a. de Alimentos Lúcia H. Freitas e pelo Prof. Nélio José de Andrade, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV.

Contato: Tel.: 031-899-2225; Fax: 031-899-2208



Última alteração: 21 de outubro de 1995


Esta página encontra-se em construção e é mantida por:

Carlos Arthur B. da Silva, usercabs@omega.lncc.br

Mais informações ? Sugestões ? Envie-nos uma mensagem