Resumo
Tendo-se em
vista o complexo contexto sócio-econômiCO e cultural em
que se inserem os países latino-americanos neste final de
século, discute-se o desafio que se considera central para
a escola: mostrar ao aluno que as coisas não são inevitáveis.
Para isso, argumenta-se, há que se construir uma escola
comprometida com a utopia, com a democracia e com a solidariedade,
tanto em seu interior como na sociedade. Para isso, ainda,
há que se contar com professores e professoras que atuem
como intelectuais e se envolvam no processo de crítica cultural
que hoje se faz indispensável.
Palavras-chave:
escola - intelectuais - crítica cultural
|
Abstract
Taking into
account the complex social, economic and cultural contexts
in which Latin American countries are inserted, at the Wm
of the century, the paper discusses what can be considered
the main challenge to school: to show the student that things
can be different. Lt argues that this task demands the construction
of a school committed with utopia, democracy and solidarity,
not only in its interior but also in society. It also argues
that this construction can be helped by teachers who rethink
their roles as intellectuals and are involved in the process
of cultural criticism which is indispensable nowadays.
Keywords: school
- intellectuals - cultural criticism
|