.


   CCH - Centro de Ciências Humanas , Letras e Artes
  - Home
  - Voltar
  - UFV



        
Vol. 1, No 1 - Fevereiro/Julho de 2001

   A escola e o desafio da Crítica cultural
      Antônio Flavio Barbosa Moreira - Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro


      

Resumo

Tendo-se em vista o complexo contexto sócio-econômiCO e cultural em que se inserem os países latino-americanos neste final de século, discute-se o desafio que se considera central para a escola: mostrar ao aluno que as coisas não são inevitáveis. Para isso, argumenta-se, há que se construir uma escola comprometida com a utopia, com a democracia e com a solidariedade, tanto em seu interior como na sociedade. Para isso, ainda, há que se contar com professores e professoras que atuem como intelectuais e se envolvam no processo de crítica cultural que hoje se faz indispensável.

Palavras-chave: escola - intelectuais - crítica cultural

Abstract

Taking into account the complex social, economic and cultural contexts in which Latin American countries are inserted, at the Wm of the century, the paper discusses what can be considered the main challenge to school: to show the student that things can be different. Lt argues that this task demands the construction of a school committed with utopia, democracy and solidarity, not only in its interior but also in society. It also argues that this construction can be helped by teachers who rethink their roles as intellectuals and are involved in the process of cultural criticism which is indispensable nowadays.

Keywords: school - intellectuals - cultural criticism